Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6427
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os indígenas Avá-Guarani e a Itaipu: a construção do "vazio demográfico'' no Oeste do Paraná e sua reprodução na imprensa como meio educativo informal |
Other Titles: | The Avá-Guarani Indian and Itaipu: the construction of the "demographic void" in Western Paraná and its reproduction in the press as an informal educational medium |
Autor: | Viega, Andreia Lysik |
Primeiro orientador: | Fiuza, Alexandre Felipe |
Primeiro membro da banca: | Fiuza, Alexandre Felipe |
Segundo membro da banca: | Borges, Paulo Humberto Porto Borges |
Terceiro membro da banca: | Silva, Giovani José da |
Resumo: | Os indígenas Avá-Guarani ocupam tradicionalmente a Tríplice Fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, contradizendo o imaginário reproduzido e ressignificado de "vazio demográfico". Com a instauração de um grande projeto estatal no Oeste do Paraná para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu (1975-1982), durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985), ocorre mais um processo de desconstrução do território indígena, por meio de sua proposital invisibilização, escamoteada pelo discurso de progresso econômico e pelo hipotético caráter neutro dessas ações. Tendo isso em vista, partindo de pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se refletir como os indígenas foram apresentados, construídos e reiterados; ou não, na imprensa regional. Sobre tal representação presente na fonte periódica, em âmbito teórico-conceitual, parte-se do pressuposto de que estes documentos derivam de interesses contraditórios e situados historicamente. Para tanto, tomou-se como objeto de análise os jornais Diário da Tarde, O Paraná, Nosso Tempo e o boletim Luta Indígena. Tal produção, por sua vez, foi tomada nesta dissertação como um meio formativo da população, principalmente por manejar elementos constituintes da educação informal. Estes documentos nos permitiram visualizar características distintas empregadas na imprensa, de acordo com sua incumbência, que produz representações dos Avá-Guarani. Percebeu-se, também, a educação informal como espaço de luta ideológica na contemporaneidade, onde é atribuído, dialeticamente, ameaças de dominação/reprodução e anseios de transformação da realidade social. |
Abstract: | The Avá-Guarani indigenous people traditionally occupy the Triple Frontier between Brazil, Paraguay and Argentina, contradicting the imagery and resignifying the "demographic void" – a low population density area. With the establishment of a large state project in western Paraná for the construction of the Itaipu Hydroelectric Power Plant (1975-1982), during the period of the civil-military dictatorship (1964-1985), another process of deconstruction of the indigenous territory took place, through its deliberate invisibilization, concealed by the speech of economic progress and the hypothetical neutral character of these actions. Taking into consideration that, based on bibliographical and documentary research, we seek to reflect on how the indigenous people were presented, constructed and reiterated; or not, in the regional press. Regarding such representation present in the periodic journals, in a theoretical conceptual scope, it is assumed that these papers derive from contradictory and historically situated interests. For that, we took as object of analysis the newspapers Diário da Tarde, O Paraná, Nosso Tempo and the Luta Indígena. Such production, in the order hand, was taken in this dissertation as an informative means of the population, mainly by handling constituent elements of informal education. These documents allowed us to visualize distinct characteristics employed in the press, according to its task, which produces representations of the Avá-Guarani. Also, we perceived that the Informal education acts like a space for ideological struggle in contemporary times, in which it is attributed, dialectically, threats of domination/reproduction and yearnings for the transformation of social reality. |
Keywords: | Avá-Guarani Oeste Paranaense Vazio Demográfico Itaipu Binacional Educação Informal Avá-Guarani Western Paraná Demographic Void Itaipu Binacional Informal Education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Viega, Andreia Lysik. Os indígenas Avá-Guarani e a Itaipu: a construção do "vazio demográfico'' no Oeste do Paraná e sua reprodução na imprensa como meio educativo informal. 2022. 130 f Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6427 |
Issue Date: | 25-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDREIA_VIEGA.2022.pdf | Arquivo completo | 21.21 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License