Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6342
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação pública escolar em Hipollyte Léon Denizard Rivail (1828 e 1847)
Other Titles: The scholar public education in Hipollyte Léon Denizard Rivail (1928 – 1847)
Autor: Costa, Analides Flávia Caruso 
Primeiro orientador: Galter, Maria Inalva
Primeiro coorientador: Basso, Silvia Eliane de Oliveira
Primeiro membro da banca: Galter, Maria Inalva
Segundo membro da banca: Basso, Silvia Eliane de Oliveira
Terceiro membro da banca: Pulita, Edemir José
Quarto membro da banca: Voloski, Gilson Luís
Resumo: A história da educação no mundo surpreende à medida que se toma conhecimento dos seus teóricos e histórias que são pouco ou muito divulgados. Mesmo entre os pesquisadores há assuntos e temas ainda a serem discutidos e que permitem aprofundar as buscas por respostas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a proposta de educação pública escolar em Hipollyte Léon Denizard Rivail (1804 – 1869), sistematizada em dois documentos publicados respectivamente nos anos de 1828 e 1847. O primeiro, trata-se do Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública; e, o segundo, Projeto de Reforma de Exames e de Educandários para Moças. Esse educador da história da educação francesa, não teve o seu legado educacional escolar muito divulgado no Brasil, onde é reconhecido pelo legado da filosofia, doutrina e religião espírita que ele formulou após ter se aposentado do magistério e assume o nome de Alan Kardec. A produção do legado educacional desse intelectual, insere-se num contexto de amplo debate em torno da educação pública escolar que vinha se desenvolvendo desde o início da modernidade e assumindo novos contornos a partir do Iluminismo e da Revolução francesa com alcance em diversos países europeus quando intensifica a crítica as instituições sociais do Antigo Regime. O presente estudo soma-se aos esforços para trazer luz a formação e atuação profissional de Rivail, principalmente no que se refere a seu pensamento sobre a educação pública escolar. A pesquisa de cunho bibliográfico e documental, além dos escritos do autor acima mencionados, baseia-se em estudos historiográficos que auxiliam na compreensão do contexto em que o autor foi formado e atuou, bem como em alguns autores que Rivail buscou fundamentar o seu pensamento. Dos estudos realizados, concluiu-se que Rivail, num contexto de crítica ao monopólio religioso escolar predominante na França de sua época e abalizado no pensamento moderno, defendeu a necessidade de reformas da educação escolar pública no âmbito de sua organização, formação de professores e do ensino. A proposta formulada pelo autor, sintonizada com debate educacional da modernidade, pautou-se na defesa da ciência laica, da liberdade e da autonomia humana. Partindo dessa perspectiva, o autor defendeu a necessidade do acesso a todos a escola, como também de uma educação que promovesse o desenvolvimento natural da criança, a construção de conhecimentos significativos, as normas morais por entendimento e não por imposição. Ou seja, uma formação para a autonomia no agir, no pensar e no se relacionar socialmente. Destaca-se, ainda, a preocupação do autor em relação a atuação do poder público na educação escolar, tais como a necessidade de produzir uma legislação justa para regular a organização escolar, a formação dos professores e o ensino. Por fim, a educação pública escolar é vista pelo autor como meio fundamental para a promoção do desenvolvimento das faculdades intelectuais, físicas e morais das crianças e da juventude tendo em vista o progresso humano e, por conseguinte da nação francesa.
Abstract: The story of the education around the world amazes as it faces its theorists and stories which are little or no spread. Even among the researches there are issues and themes to be discussed and are allowed to deepen the search for answers. The main of this research was to comprehend the proposal of scholar public education in Hipollyte Léon Denizard Rivail (1804 – 1869), systematic in two files published respectively in the years 1828 and 1847. The first one, it’s about the Proposed Plan to Improve the Public Education; the second one, Project of Improvement of Exams and School for Girls. This Educator of the French History, didn’t have his educational legacy fairly disclosed in Brazil, where it is recognized by the legacy of Philosophy, doctrine and Spiritualist religion that he formulated after being retired from teaching and assumes the name of Alan Kardec. The production of the educational legacy of this intellectual, it is inserted in a context of wide debate around the scholar public education that was being developed since the beginning of the modernity and assuming new shapes from the Iluminism and the French Revolution reaching many European countries when it intensifies the social critics from the Old Regime. The present study adds to the effort to bring light to Rivail’s formation and professional acting, mainly in relation to his thoughts about scholar public education. The bibliographical and documental research, besides the writings by the author mentioned above, it is based in historiographic studies which help in the context comprehension in which the author was graduated and acted, as well as in some authors that Rivail searched to base his thought. From the studies realized, we can conclude that Rivail, in a context of critic to the scholar religious monopoly predominant in France of his time and informed in the modern thought, he defended the need of improvements in the scholar public education within the scope of its organization, teachers’ formation and teaching. The proposal formulated by the author, tuned with the modern educational debate, he was marked by the defense of the secular science, freedom and human autonomy. On an addictive basis, the author defended the need of access of all to attend school, as well as an education that would promote the natural development of the child, the building of meaningful knowledge, moral standards by understanding and not by imposition. In other words, a formation to autonomy in the acting, thinking, and to relate socially. It is distinguished, still, the author’s concern related to the acting of the public power in the scholar education, such as the need to promote a fair legislation to rule the scholar organization, the teachers’ formation and the teaching. Lastly, the scholar public education is seen by the author as vital to the promotion of the children and youth’s intellectual, physical and moral development bearing in mind the human progress and, consequently the French nation.
Keywords: Educação pública escolar
Hipollyte Léon Denizard Rivail
História da Educação
França do século XIX
Scholar Public Education
Hipollyte Léon Denizard Rivail
History of Education
France in the XIX century
CNPq areas: Educação e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: COSTA, Analides Flávia Caruso. A educação pública escolar em Hipollyte Léon Denizard Rivail (1828 e 1847). 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6342
Issue Date: 20-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analides_Costa2022.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons