Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6237
Tipo do documento: Dissertação
Title: A constituição da subjetividade do estudante com altas habilidades/superdotação no contexto da sala de recursos multifuncional: contribuições psicanalíticas Freud-Lacanianas
Other Titles: The constitution of the subjectivity of the high abilities/gifted student in the context of the Multifunctional Resource Room: Freud-Lacanian psychoanalytic contributions
Autor: Espanhol, Fernanda Celestino dos Santos 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Gagliotto, Giseli Monteiro
Segundo membro da banca: Jacondino, Eduardo Nunes
Terceiro membro da banca: Kemmelmeier, Verônica Suzuki
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo central investigar o alcance da psicanálise Freud-Lacaniana para a construção da subjetividade de estudantes com ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O conhecimento psicológico tem sido chamado a caminhar junto ao campo educacional. Quando se trata de pesquisar acerca da subjetividade humana, lá está a Psicanálise desde a sua constituição como ciência. Daí nosso interesse por teorias psicológicas que permeiam o conceito e a “práxis” do AEE de indivíduos com AH/SD, e por ser algo inovador no campo de pesquisa, já que os referenciais encontrados apresentam certa carência de estudos relativos a essa temática. Subdividimos esta dissertação em quatro capítulos que seguem. No primeiro capítulo, procuramos responder o que são ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO? E para isso abordamos a origem do conceito de superdotados, desde os primórdios dos estudos científicos. No segundo capítulo, fizemos a apresentação da metodologia, o percurso da pesquisa bibliográfica, com os gráficos condizentes à pesquisa levantada na BDTD e adentramos à constituição da subjetividade do sujeito com AH/SD identificando as contribuições da psicanálise, na educação, com as conceituações Freud-Lacanianas. No terceiro capítulo, discutimos sobre as Políticas Públicas para Educação Inclusiva dos Superdotados, no Ensino Regular do Brasil, as concepções teóricas e hegemônicas no campo educacional e como se dá a educação desses estudantes. No quarto e último capítulo, abordamos as contribuições da psicanálise Freud- Lacaniana para a Inclusão escolar dos estudantes com AH/SD e as atividades grupais junto a estudantes com AH/SD na SRM. A pesquisa foi de revisão bibliográfica, documental e de abordagem qualitativa, em teses e dissertações, nas bases científicas de dados nacionais da BDTD, em livros, em revistas e em documentos de domínio público, diário de bordo, fotografias e imagens sobre o tema de pesquisa. Utilizamos, como referencial teórico-metodológico, o materialismo histórico-dialético, no sentido de identificar e analisar as contradições, as possibilidades e os limites da psicanálise de Freud e Lacan para a constituição da subjetividade de estudantes com AH/SD. Os resultados apontam que, dentro da nossa proposta investigativa desta dissertação, foi possível encontrar contribuições contundentes da psicanálise Freud-Lacaniana na constituição da subjetividade dos estudantes com AH/SD no contexto da SEM, abrindo hipóteses de estudos relacionados ao AEE e à Psicanálise, que possibilitem um maior entendimento quanto à estruturação do sujeito no processo de inclusão. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para o melhor entendimento e atendimento dos estudantes com AH/SD e fomentem o debate contemporâneo no que tange às políticas públicas de inclusão.
Abstract: The main objective of this research was to investigate the scope of Freud-Lacanian psychoanalysis for the construction of the subjectivity of High Abilities or Gifted (HA or G) students who receive Specialized Educational Service (SES), in Multifunctional Resource Rooms (MRR). Psychological knowledge has been asked to walk side by side with the educational field. When it comes to researching about human subjectivity, there it is Psychoanalysis, since its constitution as a science. Hence our interest in psychological theories that permeate the concept and “praxis” of SES of HA or G individuals, and because it is innovative in the research field, since the references found have a certain lack of studies about this theme. We subdivided this dissertation, into the four following chapters. In the first chapter, we tried to answer what are High Abilities or Gifted. And for that we addressed the original concept of gifted, since the beginning of scientific studies. In the second chapter, we made the presentation of the methodology, the course for the bibliographic research, with graphics that match the TDDB research and we entered the constitution of the subjectivity of the HA or G subject identifying psychoanalysis contributions in education with Freud-Lacanian concepts. In the third chapter, we discussed the Public Policies for Inclusive Education of the Gifted Students, during Regular Education in Brazil, the theoretical and hegemonic conceptions in the educational area and how the education of these students takes place. In the fourth and last chapter, we addressed the Contributions of Freud-Lacanian psychoanalysis to the school Inclusion of HA or G students and group activities with HA or G students in the MRR. The research was a literature and documentary review and qualitative approach, in theses ad dissertations, in the scientific databases of the national data of TDDB, in books, magazines and public documents, logbooks, photographs and images about the research theme. We used dialectical historical materialism as a theoretical-methodological framework, in order to identify and analyze contradictions, possibilities and limits of Freud and Lacan’s psychoanalysis for the constitution of the subjectivity of HA or G students. The results indicate that within our investigative proposal of this dissertation, it was possible to find blunt contributions of Freud-Lacanian psychoanalysis in the constitution of the subjectivity of HA or G students in the MRR context. Thus opening hypotheses of studies related to SES and Psychoanalysis, which would bring a greater understanding of the structuring of the subject in the inclusion process. We hope that this research results contribute to a better understanding and care of HA or G students and foster contemporary debates regarding public inclusion policies.
Keywords: Altas Habilidades/Superdotação
Psicanálise
Subjetividade
Sala de recursos multifuncionais
Atendimento Educacional Especializado
High Abilities/Gifted
Psychoanalysis
Subjectivity
Multifunctional resources room
Specialized Educational Services
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ESPANHOL, Fernanda Celestino dos Santos. A constituição da subjetividade do estudante com altas habilidades/superdotação no contexto da sala de recursos multifuncional: contribuições psicanalíticas Freud-Lacanianas. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6237
Issue Date: 23-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda_C_S_Espanhol_2022.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons