Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Gabriela Daiani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450399093083993por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Kelly Roberta Mazzutti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0566437269280224por
dc.contributor.referee1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee2Andrade, Susimeire Vivien Rosotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645006700133174por
dc.contributor.referee3Pasquini, Regina Célia Guapo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031070483917704por
dc.date.accessioned2022-10-11T12:24:26Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationFreitas, Gabriela Daiani. Um estudo sobre a geometria apresentada nos projetos pedagógicos curriculares das universidades estaduais paranaenses à luz das atuais regulamentações. 2022. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6230-
dc.description.resumoA Geometria é um importante ramo da Matemática, estando presente nos currículos da Educação Básica, e muitos são os argumentos a favor do seu ensino efetivo em todos os níveis educacionais, pois ela pode desenvolver, dentre outros aspectos, o raciocínio e a percepção visual, favorecendo os processos de abstração e generalização. Além disso, é formativa e disponibiliza ferramentas para o ser humano compreender e interpretar o seu mundo. Tal conteúdo deve sofrer modificações em suas propostas curriculares, com as alterações promovidas pelas vigentes normas que orientam os sistemas de ensinos, aliadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), que também logrou afetar os cursos de formação de docentes, através da Resolução CNE/CP nº 2, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2019). Assim, nessa investigação, em particular, objetiva-se analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática, das sete universidades públicas estaduais do Paraná, a fim de identificar como estão organizados os conteúdos de Geometria na formação do licenciando à luz dos objetivos propostos pelas atuais regulamentações. A pesquisa possui um caráter exploratório e utilizou-se de um levantamento bibliográfico, no qual buscamos, por meio das diferentes normativas que regem os níveis de ensino fundamental, médio e superior, compreender e apresentar como estão elencados os objetivos de aprendizagem relacionados aos conteúdos de Geometria para, na sequência, avaliar se as demandas solicitadas por estes documentos estão sendo atendidas pelos cursos de formação inicial, com base em seus PPC. Para a metodologia de análise de dados, emprega-se uma abordagem qualitativa apoiada na Análise de Conteúdo. Como resultado, aponta-se que, ao emparelhar os objetos de conhecimento e as habilidades relacionados na BNCC e no Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018; 2021), verificou-se que os tópicos abordados nas disciplinas estão em consonância com os conteúdos de Geometria presentes nas ementas dos currículos.por
dc.description.abstractGeometry is an important branch of Mathematics, it is present in the curriculum of Basic Education, and there are many in favor of its effective teaching at all educational levels, as it can develop, among other aspects, reasoning and visual perception, favoring the processes of abstraction and generalization. In addition, it is formative and provides tools for human beings to understand and interpret their world, as well as favoring the processes of abstraction and generalization. Such content must undergo changes in its curricular proposals, with the changes promoted in the norms that guide the education systems, combined with the Common National Curriculum Base (BNCC) (BRASIL, 2018), which also managed to affect teacher training courses, with Resolution CNE/CP nº 2, which establishes the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers – BNCC Training (BRAZIL, 2019). Thus, in this investigation the objective is to analyze the Pedagogical Projects of the Courses - PPC - of Licentiate in Mathematics, of the seven public universities of Paraná, to identify how the contents of Geometry are organized in the formation of the licentiate in the light of the objectives proposed by the current regulations. The research has an exploratory character and uses a bibliographic survey, in which we seek, through the different regulations that govern the levels of elementary, secondary, and higher education, to understand and present how the learning objectives related to the contents of Geometry to then assess whether the demands requested by these documents are being met by the initial training courses, based on their PPC. For the data analysis methodology, a qualitative approach is used, supported by Content Analysis. As a result, it is pointed out that, when pairing the objects of knowledge and related skills in the BNCC and in the Paraná Curricular Reference – RCP (PARANÁ, 2018;2021), it was found that the topics covered in the disciplines are in line with the Geometry content present in the curriculum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-10-11T12:24:26Z No. of bitstreams: 2 Gabriela_Daiani_de_Freitas_2022.pdf: 1152878 bytes, checksum: ac0cdd7a522286b6900315f4a7be1046 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T12:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gabriela_Daiani_de_Freitas_2022.pdf: 1152878 bytes, checksum: ac0cdd7a522286b6900315f4a7be1046 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectProjetos pedagógicos curricularespor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectCurricular pedagogical projectseng
dc.subjectDegree in mathematicseng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleUm estudo sobre a geometria apresentada nos projetos pedagógicos curriculares das universidades estaduais paranaenses à luz das atuais regulamentaçõespor
dc.title.alternativeA study on the geometry prsented in the curricular pedagogical projects of the state universities of Paraná in the light of the current regulationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela_Daiani_de_Freitas_2022.pdfDocumento principal1.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons