Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6152
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de conceitos sobre área e perímetro por meio da produção de histórias em quadrinhos
Other Titles: Teaching concepts about area and perimeter through the production of comics
Autor: Moraes, Ketlin Nunes de 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Lübeck, Kelly Roberta Mazzutti
Segundo membro da banca: Zanatta, Shalimar Calegari
Resumo: As Histórias em Quadrinhos (HQ) vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Devido a uma linguagem própria e universal, pode ser utilizada para influenciar a formação cultural de várias gerações. Dado esse potencial, o presente trabalho explora a produção de HQ como instrumento de ensino da Matemática. Com essa perspectiva, é apresentada uma proposta de utilização das HQ para abordar o conteúdo estruturante de Geometria, de modo a tornar possível a discussão, em diversos contextos, de seus conceitos. Em particular, aborda-se o conteúdo sobre perímetro e área de figuras geométricas planas de modo a relacionar o conteúdo matemático e as HQ com a situação problema sobre as figuras geométricas e suas relações cotidianas, tomando como elemento de investigação a praça municipal de Planalto- PR. O trabalho foi desenvolvido na forma de uma Oficina didática para uma turma multisseriada do Ensino Fundamental II, que frequenta a Oficina Socioeducativa ofertada pelo Centro de Referência e Assistência Social do Município em contra turno escolar. Detalhamos a proposta da Oficina, relatamos seu desenvolvimento e descrevemos os dados coletados e os resultados obtidos com a aplicação desta estratégia de ensino. No processo de análise dos dados, percebemos que as contribuições da unidade didática podem ser enquadradas em quatro grupos, propostos a partir de indicadores qualitativos emergentes das observações sobre o comportamento dos alunos durante as atividades programadas e do desempenho dos alunos para a execução das tarefas propostas em cada atividade: 1) a motivação para participar das atividades; 2) as ideias prévias dos estudantes sobre o tema abordado, 3) Conceitos matemáticos que envolvem a atividades e 4) Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Nesse sentido os resultados indicam que a unidade didática proposta, cujo ponto culminante é a produção de HQ, possui elementos que contribuem para a motivação individual e do grupo em realizar as atividades e, ao trabalhar de forma que os conceitos sejam significativos para os alunos sob o ponto de vista prático, explora adequadamente os conhecimentos prévios, permitindo que esses conhecimentos sejam estendidos e aprofundados.
Abstract: Comics have been entertaining, informing and educating their readers for over a century. Due to its own universal language, it can be used to influence the cultural formation of several generations. Given this potential, the present work foresees the use of Comics in Teaching Mathematics. With this perspective, this research presents a proposal for the use of HQ to address the curricular content of Geometry, in order to make possible the discussion of the main concepts, in different contexts. In particular, the content on perimeter and area of flat geometric figures is approached in order to relate the mathematical content and the comic strips to the problem situation about the geometric figures and their daily relations, taking as an element of investigation the municipal square of Planalto - PR. The work was developed in the form of a didactic Workshop for a multiseriate class of Elementary School II, which attends the Socioeducational Workshop offered by the Reference and Social Assistance Center of the Municipality against school shift. We detail the Workshop's proposal, report its development and describe the data collected and the results obtained with the application of this teaching strategy. In the data analysis process, we realized that the contributions of the didactic unit can be classified into four groups, proposed from qualitative indicators emerging from the observations on the students 'behavior during the scheduled activities and on the students' performance for the execution of the proposed tasks in each activity: 1) the motivation to participate in the activities; 2) the students' previous ideas on the topic addressed, 3) Mathematical concepts that involve activities and 4) Practical application of the acquired knowledge. In this sense, the results indicate that the proposed didactic unit, whose culminating point is the production of HQ, has elements that contribute to the individual and group motivation to carry out the activities and, when working in a way that the concepts are meaningful to the students under from a practical point of view, it adequately explores previous knowledge, allowing that knowledge to be extended and deepened.
Keywords: HQ
Geometria
Ensino de matemática
Comics
Geometry
Mathematics Teaching
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Moraes, Ketlin Nunes de. Ensino de conceitos sobre área e perímetro por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6152
Issue Date: 30-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ketlin_Nunes_de_Moraes_2020.pdfDocumento principal1.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons