Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6102
Tipo do documento: Dissertação
Title: O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica
Other Titles: Pedagogical work in the early years of elementary school from the historical-critical pedagogy
Autor: Oliveira, Andiara Drielli de 
Primeiro orientador: Malanchen, Julia
Primeiro membro da banca: Duarte, Newton
Segundo membro da banca: Assumpção, Mariana de Cássia
Terceiro membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Resumo: A pesquisa dedica-se a refletir como a relação entre a teoria pedagógica histórico-crítica e a prática educativa pode se expressar no trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de sistematizações de planejamentos. Baseada na defesa de que a pedagogia histórico-crítica é uma concepção contra hegemônica, que norteia a prática educativa escolar voltada para as necessidades da classe trabalhadora e possibilita o acesso aos bens culturais historicamente produzidos pelo gênero humano, busca pensar a relação dialética entre a teoria e a prática com o objetivo de elencar os elementos teóricos essenciais de acordo com a pedagogia histórico-crítica e relacioná-los ao trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, pretende-se percorrer a seguinte linha: a) apresentar os pressupostos fundamentais da pedagogia histórico-crítica e destacar os elementos que orientam o trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) conceituar historicamente as concepções sobre a prática educativa expressas na didática e evidenciar a busca pela superação das pedagogias reprodutivistas a partir dos estudos da pedagogia histórico-crítica; c) apresentar sistematizações de planejamentos com práticas de ensino que expressem as relações estabelecidas na pesquisa. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos fundamentos filosóficos, psicológicos e didático-pedagógicos da pedagogia históricocrítica, revisão histórica dos conceitos atribuídos à prática educativa no campo da didática e elaboração de planejamentos de aula com intuito de demonstrar a materialidade da teoria nas exemplificações de prática. Assim, concluímos que a pedagogia histórico-crítica, pela sua concepção dialética, não prescreve ações e procedimentos a serem adotados de forma universal independente do contexto, no entanto, orienta o trabalho pedagógico a partir do método pedagógico histórico-crítico e de uma compreensão da teoria e prática que a relaciona às condições concretas de cada contexto escolar, da disciplina e do conteúdo a ser tratado com a concepção de mundo materialista e dialética. Essa relação pode se expressar no planejamento por meio de diferentes procedimentos a serem adotados pelo professor, mas, sobretudo, se destaca nos objetivos com os quais se planejam as aulas.
Abstract: The research is dedicated to reflecting on how the relationship between historical-critical pedagogical theory and educational practice can be expressed in pedagogical work in the early years of Elementary School through planning systematization. Based on the defense that historical-critical pedagogy is a counter-hegemonic conception, which guides school educational practice focused on the needs of the working class and enables access to cultural goods historically produced by the human race, it seeks to think about the dialectical relationship between the theory and the practice with the objective of listing the essential theoretical elements according to the historical-critical pedagogy and relating them to the pedagogical work in the early years of Elementary School. Therefore, we intend to follow the following line: a) present the fundamental assumptions of historical-critical pedagogy and highlight the elements that guide the pedagogical work in the early years of Elementary School; b) historically conceptualize the conceptions about educational practice expressed in didactics and highlight the search for overcoming reproductive pedagogies from the studies of historical-critical pedagogy; c) present planning systematizations with teaching practices that express the relationships established in the research. This study was carried out through bibliographic research, from the philosophical, psychological and didactic-pedagogical foundations of historicalcritical pedagogy, historical review of the concepts attributed to educational practice in the field of didactics and preparation of lesson plans in order to demonstrate the materiality of theory in examples of practice. Thus, we conclude that historical-critical pedagogy, due to its dialectical conception, does not prescribe actions and procedures to be adopted universally, regardless of the context, however, it guides the pedagogical work from the historical-critical pedagogical method and an understanding of the theory and practice that relates it to the concrete conditions of each school context, discipline and content to be treated with the materialist and dialectical world conception. This relationship can be expressed in planning through different procedures to be adopted by the teacher, but, above all, it stands out in the objectives with which classes are planned.
Keywords: trabalho pedagógico
pedagogia histórico-crítica
didática
ensino
Ppedagogical work
historical-critical pedagogy
didactics
teaching
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Oliveira, Andiara Drielli de. O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2022. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6102
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andiara_Drielli_de_Oliveira_2022.pdfDocumento principal2.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons