Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Andiara Drielli de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035489158948175por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Duarte, Newton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161593951236436por
dc.contributor.referee2Assumpção, Mariana de Cássia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418513679571400por
dc.contributor.referee3Lunardelli, Mariangela Garcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885114354058788por
dc.date.accessioned2022-07-04T17:48:04Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationOliveira, Andiara Drielli de. O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2022. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6102-
dc.description.resumoA pesquisa dedica-se a refletir como a relação entre a teoria pedagógica histórico-crítica e a prática educativa pode se expressar no trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de sistematizações de planejamentos. Baseada na defesa de que a pedagogia histórico-crítica é uma concepção contra hegemônica, que norteia a prática educativa escolar voltada para as necessidades da classe trabalhadora e possibilita o acesso aos bens culturais historicamente produzidos pelo gênero humano, busca pensar a relação dialética entre a teoria e a prática com o objetivo de elencar os elementos teóricos essenciais de acordo com a pedagogia histórico-crítica e relacioná-los ao trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, pretende-se percorrer a seguinte linha: a) apresentar os pressupostos fundamentais da pedagogia histórico-crítica e destacar os elementos que orientam o trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) conceituar historicamente as concepções sobre a prática educativa expressas na didática e evidenciar a busca pela superação das pedagogias reprodutivistas a partir dos estudos da pedagogia histórico-crítica; c) apresentar sistematizações de planejamentos com práticas de ensino que expressem as relações estabelecidas na pesquisa. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos fundamentos filosóficos, psicológicos e didático-pedagógicos da pedagogia históricocrítica, revisão histórica dos conceitos atribuídos à prática educativa no campo da didática e elaboração de planejamentos de aula com intuito de demonstrar a materialidade da teoria nas exemplificações de prática. Assim, concluímos que a pedagogia histórico-crítica, pela sua concepção dialética, não prescreve ações e procedimentos a serem adotados de forma universal independente do contexto, no entanto, orienta o trabalho pedagógico a partir do método pedagógico histórico-crítico e de uma compreensão da teoria e prática que a relaciona às condições concretas de cada contexto escolar, da disciplina e do conteúdo a ser tratado com a concepção de mundo materialista e dialética. Essa relação pode se expressar no planejamento por meio de diferentes procedimentos a serem adotados pelo professor, mas, sobretudo, se destaca nos objetivos com os quais se planejam as aulas.por
dc.description.abstractThe research is dedicated to reflecting on how the relationship between historical-critical pedagogical theory and educational practice can be expressed in pedagogical work in the early years of Elementary School through planning systematization. Based on the defense that historical-critical pedagogy is a counter-hegemonic conception, which guides school educational practice focused on the needs of the working class and enables access to cultural goods historically produced by the human race, it seeks to think about the dialectical relationship between the theory and the practice with the objective of listing the essential theoretical elements according to the historical-critical pedagogy and relating them to the pedagogical work in the early years of Elementary School. Therefore, we intend to follow the following line: a) present the fundamental assumptions of historical-critical pedagogy and highlight the elements that guide the pedagogical work in the early years of Elementary School; b) historically conceptualize the conceptions about educational practice expressed in didactics and highlight the search for overcoming reproductive pedagogies from the studies of historical-critical pedagogy; c) present planning systematizations with teaching practices that express the relationships established in the research. This study was carried out through bibliographic research, from the philosophical, psychological and didactic-pedagogical foundations of historicalcritical pedagogy, historical review of the concepts attributed to educational practice in the field of didactics and preparation of lesson plans in order to demonstrate the materiality of theory in examples of practice. Thus, we conclude that historical-critical pedagogy, due to its dialectical conception, does not prescribe actions and procedures to be adopted universally, regardless of the context, however, it guides the pedagogical work from the historical-critical pedagogical method and an understanding of the theory and practice that relates it to the concrete conditions of each school context, discipline and content to be treated with the materialist and dialectical world conception. This relationship can be expressed in planning through different procedures to be adopted by the teacher, but, above all, it stands out in the objectives with which classes are planned.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-07-04T17:48:04Z No. of bitstreams: 2 Andiara_Drielli_de_Oliveira_2022.pdf: 2323919 bytes, checksum: cacfe685983eceaa5f4e5436f4dc5cb4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T17:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Andiara_Drielli_de_Oliveira_2022.pdf: 2323919 bytes, checksum: cacfe685983eceaa5f4e5436f4dc5cb4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecttrabalho pedagógicopor
dc.subjectpedagogia histórico-críticapor
dc.subjectdidáticapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectPpedagogical workspa
dc.subjecthistorical-critical pedagogyspa
dc.subjectdidacticsspa
dc.subjectteachingspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-críticapor
dc.title.alternativePedagogical work in the early years of elementary school from the historical-critical pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andiara_Drielli_de_Oliveira_2022.pdfDocumento principal2.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons