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https://tede.unioeste.br/handle/tede/5939
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Negação da laicidade, conservadorismo e Pedagogia Histórico-Crítica na escola pública brasileira |
Other Titles: | Denial of secularism, conservatism and HistoricalCritical Pedagogy in the Brazilian public school |
Autor: | Ferreira, Vanessa Scherer ![]() |
Primeiro orientador: | Derisso, José Luis |
Primeiro membro da banca: | Derisso, José Luis |
Segundo membro da banca: | Silva, Luzia Batista de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Orso, Paulino José |
Quarto membro da banca: | Pulita, Edemir José |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a interferência religiosa na educação pública brasileira após a implementação do Estado Laico em 1890 até os dias atuais, partindo das raízes do fundamentalismo religioso no país e da própria conceituação da laicidade, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Busca-se analisar e compreender as relações de poder que influenciam historicamente a educação formal, bem como compreender o cenário atual brasileiro, o qual evidencia a crescente negação à laicidade, pautada no conservadorismo moral e religioso. Para isso, analisa-se as pressões da religião sobre a escola materializadas em movimentos e projetos de lei, como o Movimento Escola Sem Partido, Homeschooling, Movimento contra “ideologia de gênero”, e o próprio Ensino Religioso. Fundamentada na perspectiva da Pedagogia HistóricoCritica (PHC), evidencia-se a importância da laicidade e da liberdade de ensino para uma formação crítica e humana. |
Abstract: | This research addresses the religious interference in Brazilian public education after the implementation of the Secular State in 1890 to the present day, starting from the roots of religious fundamentalism in the country and from the very conceptualization of secularism, through documentary and bibliographical research. It seeks to analyze and understand the power relations that historically influence formal education, as well as to understand the current Brazilian scenario, which highlights the growing denial of secularism, based on moral and religious conservatism. For this, the pressures of religion on the school are analyzed, materialized in movements and bills, such as the Movement School Without Party, Homeschooling, Movement against “gender ideology”, and Religious Education itself. Based on the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC), the importance of secularism and freedom of teaching is highlighted for a critical and human formation. |
Keywords: | Laicidade Pedagogia Histórico-Crítica Conservadorismo Escola pública Secularity Historical-Critical Pedagogy Conservatism Public school |
CNPq areas: | Sociedade e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | FERREIRA, Vanessa Scherer. Negação da laicidade, conservadorismo e Pedagogia Histórico-Crítica na escola pública brasileira. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5939 |
Issue Date: | 25-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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