Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Vanessa Scherer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875204382408018por
dc.contributor.advisor1Derisso, José Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.contributor.referee1Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.contributor.referee2Silva, Luzia Batista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030940137585680por
dc.contributor.referee3Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee4Pulita, Edemir José-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6532746532910238por
dc.date.accessioned2022-03-29T11:56:09Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vanessa Scherer. Negação da laicidade, conservadorismo e Pedagogia Histórico-Crítica na escola pública brasileira. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5939-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a interferência religiosa na educação pública brasileira após a implementação do Estado Laico em 1890 até os dias atuais, partindo das raízes do fundamentalismo religioso no país e da própria conceituação da laicidade, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Busca-se analisar e compreender as relações de poder que influenciam historicamente a educação formal, bem como compreender o cenário atual brasileiro, o qual evidencia a crescente negação à laicidade, pautada no conservadorismo moral e religioso. Para isso, analisa-se as pressões da religião sobre a escola materializadas em movimentos e projetos de lei, como o Movimento Escola Sem Partido, Homeschooling, Movimento contra “ideologia de gênero”, e o próprio Ensino Religioso. Fundamentada na perspectiva da Pedagogia HistóricoCritica (PHC), evidencia-se a importância da laicidade e da liberdade de ensino para uma formação crítica e humana.por
dc.description.abstractThis research addresses the religious interference in Brazilian public education after the implementation of the Secular State in 1890 to the present day, starting from the roots of religious fundamentalism in the country and from the very conceptualization of secularism, through documentary and bibliographical research. It seeks to analyze and understand the power relations that historically influence formal education, as well as to understand the current Brazilian scenario, which highlights the growing denial of secularism, based on moral and religious conservatism. For this, the pressures of religion on the school are analyzed, materialized in movements and bills, such as the Movement School Without Party, Homeschooling, Movement against “gender ideology”, and Religious Education itself. Based on the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC), the importance of secularism and freedom of teaching is highlighted for a critical and human formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-29T11:56:08Z No. of bitstreams: 2 Vanessa_Ferreira2021.pdf: 1010413 bytes, checksum: 61e960feb615bf9dc5f115195de57008 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T11:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vanessa_Ferreira2021.pdf: 1010413 bytes, checksum: 61e960feb615bf9dc5f115195de57008 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLaicidadepor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectConservadorismopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectSecularityeng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectConservatismeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleNegação da laicidade, conservadorismo e Pedagogia Histórico-Crítica na escola pública brasileirapor
dc.title.alternativeDenial of secularism, conservatism and HistoricalCritical Pedagogy in the Brazilian public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Ferreira2021.pdf986.73 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons