Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5936
Tipo do documento: Dissertação
Title: Turnover de professores na região oeste do Paraná e suas influências nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil/ SAEB) – 2015-2021
Other Titles: Turnover of teachers in the west region of Paraná and its influences on large scale evaluation results (Brazil/SAEB Test) – 2015-2021
Autor: Nogueira, Arcielli Royer 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Leite, Tiago Pereira
Terceiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Resumo: A rotatividade é um problema que afeta as instituições gerando grande fluxo de entradas e saídas de profissionais. Na presente pesquisa buscamos compreender de que forma o turnover de professores ocorre na região oeste do Paraná (nos municípios pertencentes a AMOP), e de que forma pode influenciar nos resultados da Prova Brasil, considerando que é uma realidade cada vez mais presente nas escolas públicas brasileiras, nos diversos níveis de ensino. A intenção é compreender a situação problema: de que forma o turnover de professores influencia e impacta nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil). Assim, o objetivo é pesquisar e analisar os dados do turnover de professores na região oeste do Paraná, a fim de compreender se há influência nos resultados do IDEB dos anos finais do ensino fundamental I (5º ano), com a rotatividade de professores. A metodologia adotada neste trabalho é de caráter quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os resultados nos mostram que a maioria dos municípios do oeste do Paraná possuem professores com contrato temporário, que acarreta altos níveis de rotatividade, refletindo nos resultados da Prova Brasil.
Abstract: Turnover is a problem that affects institutions, generating a large inflow and outflow of professionals. In this research, we seek to understand how teacher turnover occurs in the western region of Paraná (in municipalities belonging to AMOP) and how it can influence the results of the Prova Brasil, considering that it is an increasingly present reality in public schools at different levels of education. The intention is to understand the problem situation how teacher turnover influences and impacts the results of the large-scale assessment (Prova Brasil). Thus, the objective is to research and analyze teacher turnover data in the western region of Paraná, to understand whether there is an influence on IDEB results in the final years of elementary school I (5th year), with teacher turnover. By focusing, this article is qualitative and quantitative, with bibliographical, documental, and content analysis research. The results show that most municipalities in western Paraná have teachers on a temporary contract. This leads to high levels of turnover, which reflect in the results of Prova Brasil.
Keywords: Turnover de professores/ Rotatividade
Professores Temporários
Avaliação em larga escala
Ensino fundamental I
Teacher Turnover
Temporary Teachers
Large-Scale Assessments
Elementary School I
CNPq areas: Sociedade, Estado e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: NOGUEIRA, Arcielli Royer. Turnover de professores na região oeste do Paraná e suas influências nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil/ SAEB) – 2015-2021. 2021. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5936
Issue Date: 22-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arcielli_Nogueira2021.pdf9.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons