Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Arcielli Royer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6026978592852225por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee2Leite, Tiago Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2289146211476049por
dc.contributor.referee3Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2022-03-28T14:09:49Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Arcielli Royer. Turnover de professores na região oeste do Paraná e suas influências nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil/ SAEB) – 2015-2021. 2021. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5936-
dc.description.resumoA rotatividade é um problema que afeta as instituições gerando grande fluxo de entradas e saídas de profissionais. Na presente pesquisa buscamos compreender de que forma o turnover de professores ocorre na região oeste do Paraná (nos municípios pertencentes a AMOP), e de que forma pode influenciar nos resultados da Prova Brasil, considerando que é uma realidade cada vez mais presente nas escolas públicas brasileiras, nos diversos níveis de ensino. A intenção é compreender a situação problema: de que forma o turnover de professores influencia e impacta nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil). Assim, o objetivo é pesquisar e analisar os dados do turnover de professores na região oeste do Paraná, a fim de compreender se há influência nos resultados do IDEB dos anos finais do ensino fundamental I (5º ano), com a rotatividade de professores. A metodologia adotada neste trabalho é de caráter quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os resultados nos mostram que a maioria dos municípios do oeste do Paraná possuem professores com contrato temporário, que acarreta altos níveis de rotatividade, refletindo nos resultados da Prova Brasil.por
dc.description.abstractTurnover is a problem that affects institutions, generating a large inflow and outflow of professionals. In this research, we seek to understand how teacher turnover occurs in the western region of Paraná (in municipalities belonging to AMOP) and how it can influence the results of the Prova Brasil, considering that it is an increasingly present reality in public schools at different levels of education. The intention is to understand the problem situation how teacher turnover influences and impacts the results of the large-scale assessment (Prova Brasil). Thus, the objective is to research and analyze teacher turnover data in the western region of Paraná, to understand whether there is an influence on IDEB results in the final years of elementary school I (5th year), with teacher turnover. By focusing, this article is qualitative and quantitative, with bibliographical, documental, and content analysis research. The results show that most municipalities in western Paraná have teachers on a temporary contract. This leads to high levels of turnover, which reflect in the results of Prova Brasil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-28T14:09:49Z No. of bitstreams: 2 Arcielli_Nogueira2021.pdf: 10209435 bytes, checksum: 670ae4d3d27f6acf2dcdbd4aa37389f8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T14:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arcielli_Nogueira2021.pdf: 10209435 bytes, checksum: 670ae4d3d27f6acf2dcdbd4aa37389f8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTurnover de professores/ Rotatividadepor
dc.subjectProfessores Temporáriospor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectTeacher Turnovereng
dc.subjectTemporary Teacherseng
dc.subjectLarge-Scale Assessmentseng
dc.subjectElementary School Ieng
dc.subject.cnpqSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.titleTurnover de professores na região oeste do Paraná e suas influências nos resultados da avaliação em larga escala (Prova Brasil/ SAEB) – 2015-2021por
dc.title.alternativeTurnover of teachers in the west region of Paraná and its influences on large scale evaluation results (Brazil/SAEB Test) – 2015-2021eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arcielli_Nogueira2021.pdf9.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons