Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5914
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Um estudo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: espelho do perfil dos acadêmicos dos cursos da Modalidade a Distância |
Other Titles: | Un estudio en Universidad Estadual de Oeste de Paraná: espejo del perfil de los academicos de los cursos de la modalidad a Distancia |
Autor: | Xavier, Débora Gonçalves Dias |
Primeiro orientador: | Dal Molin, Beatriz Helena |
Primeiro membro da banca: | Dal Molin, Beatriz Helena |
Segundo membro da banca: | Santos, Raquel Amorim dos |
Terceiro membro da banca: | Ristow, Marcia Regina |
Resumo: | A pesquisa realizada tem como tema o perfil do acadêmico do curso de graduação, Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura, na modalidade de educação à distância NEaDUNI/ Unioeste e tem como finalidade conhecer quem é esse estudante, que é protagonista do seu aprendizado, desvelando os fatores que influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes. O problema que impulsionou a pesquisa discorreu em responder à seguinte pergunta: quais características são predominantes no perfil do estudante do curso de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura – EaD? Como objetivo geral buscou-se levantar e classificar o perfil dos estudantes EaD do Curso caracterizando aspectos pessoais, pedagógicos e infra estruturais que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem visando contribuir com subsídios para o trabalho de professores e tutores. Como objetivos específicos, buscou-se: a) verificar os motivos que estudantes do curso de Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura apresentam para sua escolha; b) coletar informações sobre o que eles consideram importante em relação às aulas síncronas, em ao material disponibilizado para estudo, e, em relação ao desempenho dos professores e tutores do curso alvo da presente pesquisa; c) identificar quais as principais dificuldades em relação a modalidade a distância. A perspectiva-teórica foi alicerçada na Linguística Aplicada – LA, como perspectiva teórica, visto que seu objeto de investigação é a linguagem como prática social, e teve o trabalho fundamentado essencialmente nos pressupostos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, Hugo Assmann entre outros. Com relação a metodologia teórica optou-se pela coleta dos dados, realizados por meio da aplicação dos questionários, sendo posteriormente analisados através da análise de conteúdo. A pesquisa de natureza aplicada teve como resultado o descritivo do perfil dos acadêmicos através das perguntas que contemplaram aspectos: emocionais, profissionais, tecnológicos que podiam interferir no processo de ensino-aprendizagem desse estudante e sobre a escolha pela modalidade se deve a quais fatores e ainda, por que a escolha pelo curso na Unioeste. Esse material aborda, dividido em 5 blocos de perguntas: informações demográficas, informações sobre ensino médio e estudos anteriores, informações econômicas, estudos atuais e acesso aos recursos tecnológicos. |
Abstract: | La encuesta realizada tiene como tema el perfil del académico del curso de graduación, Letras - Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura, en la modalidad de educación a la distancia NEaDUNI/Unioeste y tiene como finalidad conocer quién es ese estudiante, que es protagonista de su aprendizaje, desvelando los factores que influencian en el proceso de aprendizaje de los estudiantes. El problema que impulsionó la encuesta discurrió en contestar a la siguiente pregunta: cuáles características son predominantes en el perfil del estudiante del curso de Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura – EaD? Como objetivo general se buscó levantar y clasificar el perfil de los estudiantes EaD del Curso caracterizando aspectos personales, pedagógicos e infraestructurales que pueden interferir en el proceso de enseñanza e aprendizaje visando contribuir con subsidios para el trabajo de profesores y tutores. Como objetivos específicos, se buscó: a) verificar los motivos que estudiantes del curso de Graduación en Letras - Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura presentan para su escoja; b) colectar informaciones sobre lo que ellos consideran importante en relación a las síncronas, al material disponible para estudio, y, en relación al desempeño de los profesores y tutores del curso de la presente encuesta; c) identificar cuáles las principales dificultades en relación a modalidad a distancia. La perspectiva-teórica fue de la Lingüística Aplicada – LA, como perspectiva teórica, visto que su objeto de investigación es la lenguaje como práctica social, y tuve el trabajo fundamentado esencialmente en los presupuestos de los filósofos Gilles Deleuze y Félix Guattari, Hugo Assmann entre otros. Con relación a metodología teórica se optó por la coleta de los dados, realizados por medio de la aplicación de los cuestionarios, siendo posteriormente analizados a través del análisis del contenido. La encuesta de naturaleza aplicada tuvo como resultado el descriptivo del perfil de los académicos a través de las preguntas que contemplaran aspectos: emocionales, profesionales, tecnológicos que podían interferir en el proceso de enseño-aprendizaje de ese estudiante y sobre la escoja por la modalidad se debe a cuáles factores y aún, porqué la escoja por el curso en Unioeste. Ese material aborda, dividido en 5 bloques de preguntas: informaciones demográficas, informaciones sobre enseñanza media y estudios anteriores, informaciones económicas, estudios actuales y acceso a los recursos tecnológicos. |
Keywords: | Perfil do Estudante a Distância Educação a Distância Aprendizagem Tecnologias Digitais Perfil del Estudiante a Distancia Educación a Distancia Aprendizaje Tecnologías Digitales |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | XAVIER, Débora Gonçalves Dias. Um estudo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: espelho do perfil dos acadêmicos dos cursos da Modalidade a Distância. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5914 |
Issue Date: | 2-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Débora_Xavier2022.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License