Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Débora Gonçalves Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529642295509819por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee2Santos, Raquel Amorim dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387666784015912por
dc.contributor.referee3Ristow, Marcia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9957525992305879por
dc.date.accessioned2022-03-22T18:33:33Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.citationXAVIER, Débora Gonçalves Dias. Um estudo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: espelho do perfil dos acadêmicos dos cursos da Modalidade a Distância. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5914-
dc.description.resumoA pesquisa realizada tem como tema o perfil do acadêmico do curso de graduação, Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura, na modalidade de educação à distância NEaDUNI/ Unioeste e tem como finalidade conhecer quem é esse estudante, que é protagonista do seu aprendizado, desvelando os fatores que influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes. O problema que impulsionou a pesquisa discorreu em responder à seguinte pergunta: quais características são predominantes no perfil do estudante do curso de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura – EaD? Como objetivo geral buscou-se levantar e classificar o perfil dos estudantes EaD do Curso caracterizando aspectos pessoais, pedagógicos e infra estruturais que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem visando contribuir com subsídios para o trabalho de professores e tutores. Como objetivos específicos, buscou-se: a) verificar os motivos que estudantes do curso de Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura apresentam para sua escolha; b) coletar informações sobre o que eles consideram importante em relação às aulas síncronas, em ao material disponibilizado para estudo, e, em relação ao desempenho dos professores e tutores do curso alvo da presente pesquisa; c) identificar quais as principais dificuldades em relação a modalidade a distância. A perspectiva-teórica foi alicerçada na Linguística Aplicada – LA, como perspectiva teórica, visto que seu objeto de investigação é a linguagem como prática social, e teve o trabalho fundamentado essencialmente nos pressupostos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, Hugo Assmann entre outros. Com relação a metodologia teórica optou-se pela coleta dos dados, realizados por meio da aplicação dos questionários, sendo posteriormente analisados através da análise de conteúdo. A pesquisa de natureza aplicada teve como resultado o descritivo do perfil dos acadêmicos através das perguntas que contemplaram aspectos: emocionais, profissionais, tecnológicos que podiam interferir no processo de ensino-aprendizagem desse estudante e sobre a escolha pela modalidade se deve a quais fatores e ainda, por que a escolha pelo curso na Unioeste. Esse material aborda, dividido em 5 blocos de perguntas: informações demográficas, informações sobre ensino médio e estudos anteriores, informações econômicas, estudos atuais e acesso aos recursos tecnológicos.por
dc.description.abstractLa encuesta realizada tiene como tema el perfil del académico del curso de graduación, Letras - Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura, en la modalidad de educación a la distancia NEaDUNI/Unioeste y tiene como finalidad conocer quién es ese estudiante, que es protagonista de su aprendizaje, desvelando los factores que influencian en el proceso de aprendizaje de los estudiantes. El problema que impulsionó la encuesta discurrió en contestar a la siguiente pregunta: cuáles características son predominantes en el perfil del estudiante del curso de Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura – EaD? Como objetivo general se buscó levantar y clasificar el perfil de los estudiantes EaD del Curso caracterizando aspectos personales, pedagógicos e infraestructurales que pueden interferir en el proceso de enseñanza e aprendizaje visando contribuir con subsidios para el trabajo de profesores y tutores. Como objetivos específicos, se buscó: a) verificar los motivos que estudiantes del curso de Graduación en Letras - Lengua Portuguesa y Lengua Brasileña de Señales - Libras y Literaturas Brasileña y Sorda - Licenciatura presentan para su escoja; b) colectar informaciones sobre lo que ellos consideran importante en relación a las síncronas, al material disponible para estudio, y, en relación al desempeño de los profesores y tutores del curso de la presente encuesta; c) identificar cuáles las principales dificultades en relación a modalidad a distancia. La perspectiva-teórica fue de la Lingüística Aplicada – LA, como perspectiva teórica, visto que su objeto de investigación es la lenguaje como práctica social, y tuve el trabajo fundamentado esencialmente en los presupuestos de los filósofos Gilles Deleuze y Félix Guattari, Hugo Assmann entre otros. Con relación a metodología teórica se optó por la coleta de los dados, realizados por medio de la aplicación de los cuestionarios, siendo posteriormente analizados a través del análisis del contenido. La encuesta de naturaleza aplicada tuvo como resultado el descriptivo del perfil de los académicos a través de las preguntas que contemplaran aspectos: emocionales, profesionales, tecnológicos que podían interferir en el proceso de enseño-aprendizaje de ese estudiante y sobre la escoja por la modalidad se debe a cuáles factores y aún, porqué la escoja por el curso en Unioeste. Ese material aborda, dividido en 5 bloques de preguntas: informaciones demográficas, informaciones sobre enseñanza media y estudios anteriores, informaciones económicas, estudios actuales y acceso a los recursos tecnológicos.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-22T18:33:33Z No. of bitstreams: 2 Débora_Xavier2022.pdf: 3386071 bytes, checksum: 551a7145b285f733a334fa0f8cc66821 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-22T18:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Débora_Xavier2022.pdf: 3386071 bytes, checksum: 551a7145b285f733a334fa0f8cc66821 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPerfil do Estudante a Distânciapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectPerfil del Estudiante a Distanciaspa
dc.subjectEducación a Distanciaspa
dc.subjectAprendizajespa
dc.subjectTecnologías Digitalesspa
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleUm estudo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: espelho do perfil dos acadêmicos dos cursos da Modalidade a Distânciapor
dc.title.alternativeUn estudio en Universidad Estadual de Oeste de Paraná: espejo del perfil de los academicos de los cursos de la modalidad a Distanciaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Débora_Xavier2022.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons