Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGodim, Fernanda de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2182528237178356por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Bondezan, Andreia Nakamura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279por
dc.contributor.referee2Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9567141312757077por
dc.contributor.referee3Lavoura, Tiago Nicola-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9118615791519344por
dc.date.accessioned2022-03-16T12:07:44Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationGodim, Fernanda de Souza. Análise do programa de residência pedagógica a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5886-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar o Programa de Residência Pedagógica (PRP), destinado à formação inicial docente dos cursos de licenciatura, partindo da identificação dos seus fundamentos e das teorias pedagógicas que orientam sua formação. Entendendo a necessidade de pensar o processo formativo da classe trabalhadora por meio de uma teoria pedagógica que emancipa, a Pedagogia Histórico-Crítica é adotada como fundamentação para a análise a ser realizada, contribuindo com uma abordagem crítica e investigativa. Trata-se de uma teoria contra-hegemônica, que proporciona uma compreensão ampla do mundo e da formação humana e que, diante dos interesses que cercam o âmbito educacional, vai para além das aparências. Sendo assim, esta pesquisa orienta-se a partir das seguintes questões que direcionam a investigação: quais teorias pedagógicas influenciam os fundamentos do PRP? Em que essas teorias diferem dos pressupostos da formação docente defendida pela Pedagogia Histórico-Crítica? Quais os interesses políticos e ideológicos que perpassam a formação de professores via PRP? Deste modo, a metodologia adotada se fundamenta nas técnicas de estudo bibliográfico e análise documental. Posto isso, foi possível constatar que as teorias que fundamentam o PRP foram influenciadas pela corrente ideológica do neoliberalismo e pelo Movimento Global de Reforma da Educação, presentes no Brasil de forma mais intensa a partir da década de 1990, movidos pela ânsia de formar um sujeito adaptável ao mercado. Cumpre assinalar que o PRP é fundamentado na Pedagogia das Competências e na Teoria do Professor Reflexivo, haja vista que ambas priorizam a prática pela prática. Diante disto, observa-se que há a tentativa de substituição da formação com fundamentação teórica por um programa de formação de professores que prima em treinar o docente para a aplicação de um currículo padronizado e fundamentado na Pedagogia das Competências, valorizando, em grande medida, a prática cotidiana. Nessa perspectiva, a teoria acaba sendo esvaziada, com isso a formação inicial e o trabalho do futuro professor passam a ser despolitizados e precarizados. Logo, faz-se necessário compreendermos a realidade de modo que estejamos atentos a toda racionalidade neoliberal no contexto atual.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the Pedagogical Residency Program (PRP), intended for the initial teacher training of licensure courses, starting from the identification of its foundations and the pedagogical theories that guide its formation. Understanding the need to think about the formative process of the working class through a pedagogical theory that emancipates, Historical-Critical Pedagogy is adopted as a basis for the analysis to be carried out, contributing with a critical and investigative approach. It is a counter-hegemonic theory, which provides a broad understanding of the world and human formation and that, given the interests that surround the educational scope, goes beyond appearances. Therefore, this research is guided by the following questions that guide the investigation: which pedagogical theories influence the foundations of PRP? How do these theories differ from the presuppositions of teacher training defended by Historical-Critical Pedagogy? What are the political and ideological interests that permeate teacher training via PRP? Thus, the methodology adopted is based on the techniques of bibliographic study and document analysis. That said, it was possible to verify that the theories that underlie the PRP were influenced by the ideological current of neoliberalism and by the Global Movement for Education Reform, present in Brazil more intensely from the 1990s onwards, driven by the eagerness to form a subject adaptable to the market. It should be noted that the PRP is based on the Pedagogy of Competencies and on the Theory of the Reflective Teacher, given that both prioritize practice for the sake of practice. In view of this, it is observed that there is an attempt to replace theoretical training with a teacher training program that focuses on training teachers to apply a standardized curriculum based on Pedagogy of Competencies, valuing, to a large extent, everyday practice. From this perspective, the theory ends up being emptied, with this the initial training and the work of the future teacher become depoliticized and precarious. Therefore, it is necessary to understand the reality so that we are aware of all neoliberal rationality in the current context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-03-16T12:07:44Z No. of bitstreams: 2 Fernanda_de_Souza_Godim_2021.pdf: 1456296 bytes, checksum: cf21cb1af4afc32a09e764a8ed83a77a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-16T12:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fernanda_de_Souza_Godim_2021.pdf: 1456296 bytes, checksum: cf21cb1af4afc32a09e764a8ed83a77a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPrograma de residência pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.titleAnálise do programa de residência pedagógica a partir da pedagogia histórico-críticapor
dc.title.alternativeAnalysis of the pedagogical residence program based on historical-critical pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda_de_Souza_Godim_2021.pdfDocumento principal1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons