Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5880
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os currículos escolares Paranaenses e o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental (2003 a 2020) |
Other Titles: | School curricula from Paraná and the teaching of geography in the final years of the elementary school (2003 to 2020) |
Autor: | Vieira, Igor Gabriel Borges ![]() |
Primeiro orientador: | Mormul, Najla Mehanna |
Primeiro membro da banca: | Mormul, Najla Mehanna |
Segundo membro da banca: | Antonio, Clesio Acilino |
Terceiro membro da banca: | Stefenon, Daniel Luiz |
Resumo: | A presente pesquisa abordou os currículos paranaenses adotados entre os anos de 2003 a 2020 e o ensino de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos). Para isso, buscamos compreender o contexto histórico, político e educacional das Diretrizes Curriculares Estaduais, do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações e do Currículo da Rede Estadual Paranaense. Isso porque entendemos que os currículos escolares são construções sociais e frutos das políticas educacionais hegemônicas. Compreender o currículo a partir desses elementos nos permitiu lançar luz sobre o nosso objetivo: apreender as relações entre os contextos em que são produzidos os currículos e a concepção de Geografia presentes neles. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreensão dos bastidores dos processos de elaboração dos currículos, visto que esses estão conectados a projetos políticos que influenciam diretamente a educação. Nesse sentido, para cumprir o nosso objetivo utilizamos obras dos seguintes autores e documentos: Apple (1989), Brasil (2017), Callai (2018), Dourado e Oliveira (2018), Frigotto (2001, 2004), Gilioli, Oliveira e Pinheiro (2011), Goodson (2013), Libâneo (1984, 2000), Lopes e Macedo (2011), Macedo (2017, 2018), Mainardes (2006), Mello, (2014), Mirandola e Orso (2013), Oliveira (2003), Pacheco (2005), Paraná (2008, 2018, 2020), Sacristán (2000, 2011, 2013, 2017), Saviani (1984, 1998, 2008, 2013, 2019), Shiroma, Moraes e Evangelista (2002), Silva (2000, 2005), entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou entender os currículos paranaenses, as concepções educacionais que lhes fundamentaram e seus desdobramentos para o ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Desse modo, constatamos a influência do contexto histórico-político-econômico no processo de construção dos currículos e, consequentemente, no ensino de Geografia. |
Abstract: | The present research approached the curricula from Paraná, adopted between 2003 and 2020, and the teaching of Geography for the final years of the elementary school (6º and 9º grades). For this, we seek to understand the historical, political and educational context of the “Diretrizes Curriculares Estaduais”, “Referencial Curricular do Paraná”: principles, rights and orientations from the “Currículo da Rede Estadual Paranaense”. We consider that the scholar curricula are social constructions and result of the hegemonic public policies. To understand the curriculum from these elements allowed us to cast the light over our goal: to apprehend the relationships between the contexts in which the curricula are produced and the conception of Geography presents in them. This research is justified by the needing of comprehension about the backstage of the curricula elaboration process since they are connected to political projects that influences directly the education. In this regard, to fulfill our goal, we use the work of the following authors and documents: Apple (1986), Brasil (2017), Callai (2018), Dourado & Oliveira (2018), Frigotto (2001, 2004), Gilioli, Oliveira & Pinheiro (2011), Goodson (2013), Libâneo (1984, 2000), Lopes & Macedo (2011), Macedo (2017, 2018), Mainardes (2006), Mello, (2014), Mirandola & Orso (2013), Oliveira (2003), Pacheco (2005), Paraná (2008, 2018, 2020), Sacristán (2000, 2011, 2013, 2017), Saviani (1984, 1998, 2008, 2013, 2019), Shiroma, Moraes & Evangelista (2002), Silva (2000, 2005), among others. Therefore, this is a bibliographic and documentary research that sought to understand the curricula from Paraná, the educational conceptions that underpinned them and their consequences for the Geography teaching in the final years of the elementary school. Thus, we verified the influence of the historical-political-economic context in the process of elaboration of the curricula and, consequently, in Geography teaching. |
Keywords: | Currículo Ensino de Geografia Política educacional Educação Curriculum Geography teaching Educational politics Education |
CNPq areas: | GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | VIEIRA, Igor Gabriel Borges. Os currículos escolares Paranaenses e o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental (2003 a 2020). 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5880 |
Issue Date: | 16-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Igor_G_B_Vieira_2021.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License