Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5880
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Igor Gabriel Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697361505826891por
dc.contributor.advisor1Mormul, Najla Mehanna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee1Mormul, Najla Mehanna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee2Antonio, Clesio Acilino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471605366267648por
dc.contributor.referee3Stefenon, Daniel Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540335520767por
dc.date.accessioned2022-03-11T13:07:25Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.citationVIEIRA, Igor Gabriel Borges. Os currículos escolares Paranaenses e o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental (2003 a 2020). 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5880-
dc.description.resumoA presente pesquisa abordou os currículos paranaenses adotados entre os anos de 2003 a 2020 e o ensino de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos). Para isso, buscamos compreender o contexto histórico, político e educacional das Diretrizes Curriculares Estaduais, do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações e do Currículo da Rede Estadual Paranaense. Isso porque entendemos que os currículos escolares são construções sociais e frutos das políticas educacionais hegemônicas. Compreender o currículo a partir desses elementos nos permitiu lançar luz sobre o nosso objetivo: apreender as relações entre os contextos em que são produzidos os currículos e a concepção de Geografia presentes neles. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreensão dos bastidores dos processos de elaboração dos currículos, visto que esses estão conectados a projetos políticos que influenciam diretamente a educação. Nesse sentido, para cumprir o nosso objetivo utilizamos obras dos seguintes autores e documentos: Apple (1989), Brasil (2017), Callai (2018), Dourado e Oliveira (2018), Frigotto (2001, 2004), Gilioli, Oliveira e Pinheiro (2011), Goodson (2013), Libâneo (1984, 2000), Lopes e Macedo (2011), Macedo (2017, 2018), Mainardes (2006), Mello, (2014), Mirandola e Orso (2013), Oliveira (2003), Pacheco (2005), Paraná (2008, 2018, 2020), Sacristán (2000, 2011, 2013, 2017), Saviani (1984, 1998, 2008, 2013, 2019), Shiroma, Moraes e Evangelista (2002), Silva (2000, 2005), entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou entender os currículos paranaenses, as concepções educacionais que lhes fundamentaram e seus desdobramentos para o ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Desse modo, constatamos a influência do contexto histórico-político-econômico no processo de construção dos currículos e, consequentemente, no ensino de Geografia.por
dc.description.abstractThe present research approached the curricula from Paraná, adopted between 2003 and 2020, and the teaching of Geography for the final years of the elementary school (6º and 9º grades). For this, we seek to understand the historical, political and educational context of the “Diretrizes Curriculares Estaduais”, “Referencial Curricular do Paraná”: principles, rights and orientations from the “Currículo da Rede Estadual Paranaense”. We consider that the scholar curricula are social constructions and result of the hegemonic public policies. To understand the curriculum from these elements allowed us to cast the light over our goal: to apprehend the relationships between the contexts in which the curricula are produced and the conception of Geography presents in them. This research is justified by the needing of comprehension about the backstage of the curricula elaboration process since they are connected to political projects that influences directly the education. In this regard, to fulfill our goal, we use the work of the following authors and documents: Apple (1986), Brasil (2017), Callai (2018), Dourado & Oliveira (2018), Frigotto (2001, 2004), Gilioli, Oliveira & Pinheiro (2011), Goodson (2013), Libâneo (1984, 2000), Lopes & Macedo (2011), Macedo (2017, 2018), Mainardes (2006), Mello, (2014), Mirandola & Orso (2013), Oliveira (2003), Pacheco (2005), Paraná (2008, 2018, 2020), Sacristán (2000, 2011, 2013, 2017), Saviani (1984, 1998, 2008, 2013, 2019), Shiroma, Moraes & Evangelista (2002), Silva (2000, 2005), among others. Therefore, this is a bibliographic and documentary research that sought to understand the curricula from Paraná, the educational conceptions that underpinned them and their consequences for the Geography teaching in the final years of the elementary school. Thus, we verified the influence of the historical-political-economic context in the process of elaboration of the curricula and, consequently, in Geography teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Mendonça (sandra.mendonca@unioeste.br) on 2022-03-11T13:07:25Z No. of bitstreams: 2 Igor_G_B_Vieira_2021.pdf: 1180748 bytes, checksum: 8e40a8e8bafa04704bb352a6f7f57528 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T13:07:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Igor_G_B_Vieira_2021.pdf: 1180748 bytes, checksum: 8e40a8e8bafa04704bb352a6f7f57528 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.titleOs currículos escolares Paranaenses e o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental (2003 a 2020)por
dc.title.alternativeSchool curricula from Paraná and the teaching of geography in the final years of the elementary school (2003 to 2020)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Igor_G_B_Vieira_2021.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons