Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5701
Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas educativas de enriquecimento escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação
Other Titles: Educational enrichment practices for students with high skills/giftedness
Autor: Lippert, Vânia de Fatima Tluszcz 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Boscarioli, Clodis
Segundo membro da banca: Rodrigues, Thiago Donda
Resumo: A presente pesquisa está centrada em práticas educativas de enriquecimento escolar, sobretudo de Matemática, voltadas aos estudantes da Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Município de Céu Azul/Paraná. Na pesquisa, procuramos compreender o fenômeno Altas Habilidades/Superdotação, desenvolver práticas educativas, com enriquecimento escolar, e elaborar uma síntese descritiva dessas práticas. Esta pesquisa possui característica qualitativa e seguiu os preceitos da observação participante. Os dados foram coletados por meio de diários de campo e pela aplicação e análise de práticas educativas desenvolvidas com a estratégia da monitoria. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunos identificados com Altas Habilidades/Superdotação que atuaram como monitores. Considerando que este tipo de metodologia propõe o desenvolvimento para todos envolvidos, o quadro teórico está fundamentado nos pressupostos de Renzulli para o Enriquecimento Escolar, e na sua Teoria dos Três Anéis, e em Gardner, por meio de concepções sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. Os resultados evidenciaram algumas habilidades escolares dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, revelando que o projeto se mostrou apropriado para esses alunos, corroborando assim com a necessidade de investimento no que se refere a adequação de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do potencial acadêmico de estudantes com esta característica, bem como para a Educação Inclusiva. Apontam à importância da criação de espaços colaborativos e mostram que o ensino da Matemática deve melhorar, colaborando e interagindo com outras áreas do conhecimento, e contribuir com a formação dos estudantes, considerando que uma Educação Matemática e Inclusiva almeja a formação de estudantes críticos, autônomos, participantes e inseridos social e culturalmente. Com esse olhar, destacamos que os programas de monitoria com enriquecimento escolar atendem a perspectiva de ensino e aprendizagem inclusiva e oportuniza o desenvolvimento do potencial e das habilidades dos estudantes.
Abstract: The current research is centered on educational practices of school enrichment, especially in Mathematics, directed to students of the Multifunctional Resource Room for High Skills / Giftedness of the Public State School Monteiro Lobato, in Céu Azul city/Paraná. In this research, we seek to understand the phenomenon High Skills/Giftedness, to develop educational practices, with school enrichment, and elaborate an explanatory synthesis of these practices. This research has a qualitative characteristic and it has followed the precepts of participant observation. The research data were collected through field notes and through the application and the analysis of the educational practices developed with a monitor ship strategy. The research subjects were four students identified with High Skills/Giftedness who acted as monitors. Considering that this kind of methodology proposes the development for all the involved subjects, the theoretical framework is based on Renzulli’s assumptions for School Enrichment, and on his Three Ring Conception of Giftedness, and on Gardner, through the conceptions about the Theory of Multiple Intelligences. The results revealed some school abilities from students with High Skills/Giftedness, indicating that the project proved to be appropriate for these students, thus corroborating with the need for investment regarding the adequacy of pedagogical strategies for the development of the academic potential of students with this gifts, as well as for Inclusive Education. They highlight the importance of creating collaborative spaces and they show that the teaching of Mathematics must improve, cooperating and interacting with other areas of knowledge, and contribute with the education of the students, considering that an Mathematical Education and Inclusive aims the formation of critical, autonomous, participative and socially and culturally inserted students. Taking all of this into consideration, we emphasize that the monitor ship programs with school enrichment serve the perspective of inclusive teaching and learning and provide opportunities for the development of students' potential and skills.
La presente investigación se centra en las prácticas de enriquecimiento educativo, especialmente en Matemáticas, dirigidas a estudiantes del Salón de Recursos Multifuncionales para Altas Habilidades/Superdotación del Colegio Estadual Monteiro Lobato, en la ciudad de Céu Azul / Paraná. En la investigación se intentaron comprender los fenómenos: Altas Habilidades/Superdotación, desarrollar prácticas educativas, con enriquecimiento escolar. Y elaborar una síntesis descriptiva de estas prácticas. Esta investigación tiene una característica cualitativa también siguió los preceptos de la observación participante. Los datos fueron recolectados a través de diarios de campo así como mediante la aplicación y análisis de las prácticas educativas desarrolladas con la estrategia de monitoreo. Los sujetos de investigación fueron cuatro estudiantes identificados con Altas Habilidades/Superdotación, que actuaron como monitores. Considerando que este tipo de metodología propone el desarrollo para todos los involucrados, el marco teórico se basa en los supuestos de Renzulli para el Enriquecimiento Escolar, y en su Modelo de los Tres Anillos, y en Gardner, a través de concepciones sobre la Teoría de las Inteligencias Múltiples. Los resultados arrojaron algunas competencias escolares de alumnos con Altas Habilidades/Superdotación, revelando que el proyecto resultó adecuado para estos alumnos, corroborando así la necesidad de inversión en cuanto a la adecuación de las estrategias pedagógicas para el desarrollo del potencial académico de los alumnos que cuentan con esta característica, así como para la educación Integrada. Señalan la importancia de crear espacios colaborativos y muestran que la enseñanza de las Matemáticas debe mejorar, colaborar e interactuar con otras áreas del conocimiento, y contribuir a la formación de los estudiantes, considerando que una Educación Matemática y Inclusiva tiene como objetivo la formación de personas críticas y autónomas, estudiantes, participantes e insertados social y culturalmente. Con esto en mente, destacamos que los programas de seguimiento con enriquecimiento escolar atienden la perspectiva de enseñanza y aprendizaje inclusivos y brindan oportunidades para el desarrollo del potencial y habilidades de los estudiantes.
Keywords: Altas habilidades/superdotação
Educação inclusiva
Ensino de matemática
Enriquecimento escolar
High skills/giftedness
Inclusive education
Mathematics teaching
School enrichment
Altas habilidades/superdotación
Educación inclusiva
Enseñanza de las matemáticas
Enriquecimiento escolar
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Lippert, Vânia de Fatima Tluszcz. Práticas educativas de enriquecimento escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação. 2021. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5701
Issue Date: 20-May-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vania_de_Fatima_Tluszcz_Lippert_2021.pdfDocumento principal2.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons