Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5700
Tipo do documento: Dissertação
Title: Variedades linguísticas e relações entre oralidade e escrita: análise crítica dos livros didáticos de alfabetização de Foz do Iguaçu
Other Titles: Linguistic varieties and relations between orality and writing: critical analysis of literacy textbooks in Foz do Iguaçu
Autor: Ferrari, Camila Delatore 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Rita de Cássia
Segundo membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Resumo: Analisa criticamente os pressupostos teóricos que embasam os livros didáticos de alfabetização do município de Foz do Iguaçu nos anos de 2019 e 2020. Pontua os conceitos de alfabetização e esclarece se contemplam as variedades linguísticas neste processo, em relação com a oralidade e a escrita. Discute as políticas públicas de alfabetização subjacentes aos métodos do processo alfabetizador. Questiona: as perspectivas atuais (Ano Base 2021) de alfabetização contemplam a relação entre oralidade e escrita, num contexto de variedades linguísticas, segundo os pressupostos teóricos que fundamentam os livros didáticos de alfabetização no município de Foz do Iguaçu? Adota pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica, fundamentada em Cagliari (1989; 1998; 2002) e Faraco (2000; 2015; 2017; 2018), para compreensão das relações entre oralidade e escrita, em consonância com as variedades linguísticas. Analisa os livros didáticos do professor e do aluno, intitulado "Ápis", de Língua Portuguesa do 1º e 2º ano do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, também, apostila entregue aos professores alfabetizadores pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), nos anos de 2019 e 2020. Propõe reflexão crítica acerca do encaminhamento metodológico proposto no material do docente e discente. Conclui que os métodos de alfabetização adotados nos livros e materiais didáticos não contemplam as relações entre oralidade e escrita. Estas estão postas como pretexto para o trabalho ortográfico e gramatical. As variedades linguísticas não são valorizadas, de modo que os objetivos dos exemplares didáticos direcionam para a reprodução descontextualizada dos aspectos normativos da língua oral e escrita.
Abstract: It critically analyzes the theoretical assumptions that support literacy textbooks in the municipality of Foz do Iguaçu in the years 2019 and 2020.It points out the concepts of literacy and clarifies ifit includes linguistic varieties in this process, in relation to orality and writing. It discusses the public literacy policies underlying the methods of the literacy process. It asks: do the current literacy perspectives (Base Year 2021) contemplate the relationship between orality and writing, in a context of linguistic varieties, according to the theoretical assumptions that underlie literacy textbooks in the municipality of Foz do Iguaçu? It adopts basic bibliographic and documentary research, based on Cagliari (1989; 1998; 2002) and Faraco (2000; 2015; 2017; 2018) to understand the relationship between orality and writing, in line with the linguistic varieties.It analyzes the textbooks of the teacher and the student, entitled "Apis", of Portuguese Language of the 1st and 2nd year of elementary school,distributed by the National Textbook Program (in Portuguese PNLD) and also a handout delivered to literacy teachers by the Municipal Education Departmentof Foz do Iguaçu Education (in Portuguese SMED), in the years 2019 and 2020.It proposes a critical reflection on the methodological approach proposed in the teacher and student material. It concludes that the literacy methods adopted in textbooks and teaching materials do not contemplate the relationship between orality and writing.These are presented as a pretext for spelling and grammar work. The linguistic varieties are not valued, so that the objectives of the didactic examples lead to the decontextualized reproduction of the normative aspects of the written oral language.
Analiza críticamente los supuestos teóricos que basan los libros didácticos de alfabetización en el municipio de Foz do Iguaçu en los años 2019 y 2020. Señala los conceptos de alfabetización y aclara si incluyen variedades lingüísticas en este proceso, en relación con la oralidad y la escritura. Analiza las políticas públicas de alfabetización subyacentes a los métodos del proceso de alfabetización. Cuestiona: ¿las perspectivas de alfabetización actuales (Año Base 2021) contemplan la relación entre oralidad y escritura, en un contexto de variedades lingüísticas, según los supuestos teóricos que subyacen a los libros didácticos de alfabetización en el municipio de Foz do Iguaçu? Adopta una investigación bibliográfica y documental básica, basada en Cagliari (1989; 1998; 2002) y Faraco (2000; 2015; 2017; 2018), para comprender la relación entre oralidad y escritura, de conformidad con las variedades lingüísticas. Se analizan los libros didácticos del docente y del alumno, titulados "Apis", de Lengua Portuguesa de 1 ° y 2 ° año de la escuela primaria, distribuidos por el Programa Nacional de Libros Didácticos (PNLD) y también una apostilla entregada a los alfabetizadores por la Secretaría Municipal de Educación de Foz do Iguaçu (SMED), en los años 2019 y 2020. Propone una reflexión crítica sobre el enfoque metodológico propuesto en el material para docentes y estudiantes. Concluye que los métodos de alfabetización adoptados en libros y materiales didácticos no contemplan la relación entre oralidad y escritura. Estos se presentan como pretexto para el trabajo de ortografía y gramática. No se valoran las variedades lingüísticas, por lo que los objetivos de los ejemplos didácticos conducen a la reproducción descontextualizada de los aspectos normativos del lenguaje oral escrito.
Keywords: Alfabetização
Variedades linguísticas
Oralidade e escrita
Foz do Iguaçu
Literacy
Linguistic varieties
Orality and writing
Foz do Iguaçu
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ferrari, Camila Delatore. Variedades linguísticas e relações entre oralidade e escrita: análise crítica dos livros didáticos de alfabetização de Foz do Iguaçu. 2021. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5700
Issue Date: 30-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila_Delatore_Ferrari_2021.pdfDocumento principal2.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons