Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrari, Camila Delatore-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388997806703253por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee2Lunardelli, Mariangela Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885114354058788por
dc.date.accessioned2021-12-06T17:53:58Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationFerrari, Camila Delatore. Variedades linguísticas e relações entre oralidade e escrita: análise crítica dos livros didáticos de alfabetização de Foz do Iguaçu. 2021. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5700-
dc.description.resumoAnalisa criticamente os pressupostos teóricos que embasam os livros didáticos de alfabetização do município de Foz do Iguaçu nos anos de 2019 e 2020. Pontua os conceitos de alfabetização e esclarece se contemplam as variedades linguísticas neste processo, em relação com a oralidade e a escrita. Discute as políticas públicas de alfabetização subjacentes aos métodos do processo alfabetizador. Questiona: as perspectivas atuais (Ano Base 2021) de alfabetização contemplam a relação entre oralidade e escrita, num contexto de variedades linguísticas, segundo os pressupostos teóricos que fundamentam os livros didáticos de alfabetização no município de Foz do Iguaçu? Adota pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica, fundamentada em Cagliari (1989; 1998; 2002) e Faraco (2000; 2015; 2017; 2018), para compreensão das relações entre oralidade e escrita, em consonância com as variedades linguísticas. Analisa os livros didáticos do professor e do aluno, intitulado "Ápis", de Língua Portuguesa do 1º e 2º ano do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, também, apostila entregue aos professores alfabetizadores pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), nos anos de 2019 e 2020. Propõe reflexão crítica acerca do encaminhamento metodológico proposto no material do docente e discente. Conclui que os métodos de alfabetização adotados nos livros e materiais didáticos não contemplam as relações entre oralidade e escrita. Estas estão postas como pretexto para o trabalho ortográfico e gramatical. As variedades linguísticas não são valorizadas, de modo que os objetivos dos exemplares didáticos direcionam para a reprodução descontextualizada dos aspectos normativos da língua oral e escrita.por
dc.description.abstractIt critically analyzes the theoretical assumptions that support literacy textbooks in the municipality of Foz do Iguaçu in the years 2019 and 2020.It points out the concepts of literacy and clarifies ifit includes linguistic varieties in this process, in relation to orality and writing. It discusses the public literacy policies underlying the methods of the literacy process. It asks: do the current literacy perspectives (Base Year 2021) contemplate the relationship between orality and writing, in a context of linguistic varieties, according to the theoretical assumptions that underlie literacy textbooks in the municipality of Foz do Iguaçu? It adopts basic bibliographic and documentary research, based on Cagliari (1989; 1998; 2002) and Faraco (2000; 2015; 2017; 2018) to understand the relationship between orality and writing, in line with the linguistic varieties.It analyzes the textbooks of the teacher and the student, entitled "Apis", of Portuguese Language of the 1st and 2nd year of elementary school,distributed by the National Textbook Program (in Portuguese PNLD) and also a handout delivered to literacy teachers by the Municipal Education Departmentof Foz do Iguaçu Education (in Portuguese SMED), in the years 2019 and 2020.It proposes a critical reflection on the methodological approach proposed in the teacher and student material. It concludes that the literacy methods adopted in textbooks and teaching materials do not contemplate the relationship between orality and writing.These are presented as a pretext for spelling and grammar work. The linguistic varieties are not valued, so that the objectives of the didactic examples lead to the decontextualized reproduction of the normative aspects of the written oral language.eng
dc.description.abstractAnaliza críticamente los supuestos teóricos que basan los libros didácticos de alfabetización en el municipio de Foz do Iguaçu en los años 2019 y 2020. Señala los conceptos de alfabetización y aclara si incluyen variedades lingüísticas en este proceso, en relación con la oralidad y la escritura. Analiza las políticas públicas de alfabetización subyacentes a los métodos del proceso de alfabetización. Cuestiona: ¿las perspectivas de alfabetización actuales (Año Base 2021) contemplan la relación entre oralidad y escritura, en un contexto de variedades lingüísticas, según los supuestos teóricos que subyacen a los libros didácticos de alfabetización en el municipio de Foz do Iguaçu? Adopta una investigación bibliográfica y documental básica, basada en Cagliari (1989; 1998; 2002) y Faraco (2000; 2015; 2017; 2018), para comprender la relación entre oralidad y escritura, de conformidad con las variedades lingüísticas. Se analizan los libros didácticos del docente y del alumno, titulados "Apis", de Lengua Portuguesa de 1 ° y 2 ° año de la escuela primaria, distribuidos por el Programa Nacional de Libros Didácticos (PNLD) y también una apostilla entregada a los alfabetizadores por la Secretaría Municipal de Educación de Foz do Iguaçu (SMED), en los años 2019 y 2020. Propone una reflexión crítica sobre el enfoque metodológico propuesto en el material para docentes y estudiantes. Concluye que los métodos de alfabetización adoptados en libros y materiales didácticos no contemplan la relación entre oralidad y escritura. Estos se presentan como pretexto para el trabajo de ortografía y gramática. No se valoran las variedades lingüísticas, por lo que los objetivos de los ejemplos didácticos conducen a la reproducción descontextualizada de los aspectos normativos del lenguaje oral escrito.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-12-06T17:53:58Z No. of bitstreams: 2 Camila_Delatore_Ferrari_2021.pdf: 2305852 bytes, checksum: 3120eaeb09b54076f12135f33d34ac9a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-06T17:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Camila_Delatore_Ferrari_2021.pdf: 2305852 bytes, checksum: 3120eaeb09b54076f12135f33d34ac9a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectVariedades linguísticaspor
dc.subjectOralidade e escritapor
dc.subjectFoz do Iguaçupor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLinguistic varietieseng
dc.subjectOrality and writingeng
dc.subjectFoz do Iguaçueng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleVariedades linguísticas e relações entre oralidade e escrita: análise crítica dos livros didáticos de alfabetização de Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeLinguistic varieties and relations between orality and writing: critical analysis of literacy textbooks in Foz do Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila_Delatore_Ferrari_2021.pdfDocumento principal2.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons