Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5677
Tipo do documento: Dissertação
Title: PNLD Campo: uma análise do Programa à luz das políticas educacionais para o campo (2011-2020)
Other Titles: PNLD Field: an analysis of the program in the light of educational policies for the field (2011- 2020)
Autor: Figueira, Nayara 
Primeiro orientador: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Primeiro membro da banca: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Segundo membro da banca: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Terceiro membro da banca: Sapelli, Marlene Lucia Siebert
Resumo: A conjectura sobre a Educação do Campo e seus sujeitos têm se transformado ao longo dos anos, e, diante da forte atuação dos Movimentos Sociais do Campo, tem ganhado espaço nas pautas governamentais e na elaboração de políticas públicas. Nessa direção, esta pesquisa se relaciona com as políticas públicas de educação da população campesina, tendo como objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Para além da análise de livros didáticos, tem-se como objetivo principal analisar o PNLD Campo como política pública, nas condições de sua emergência ao seu encerramento. Para tanto, esta pesquisa, de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e documental, utiliza algumas produções científicas oriundas dos portais da CAPES e do BDTD, além de teóricos consagrados, para balizar as discussões sobre a Educação do Campo, tais como as contribuições de Arroyo (2005), Caldart (2008, 2012), Frigotto (2010) e Molina (2011). Compondo as referências documentais, utilizam-se para análise os Informes/FNDE. Assim, esta pesquisa se organiza em três capítulos, iniciando pela conjuntura política do Brasil entre os anos de 2011 a 2020; posteriormente, caracteriza-se a Educação do Campo, dialogando sobre o confronto entre Educação Rural e Educação do Campo; por fim, são discutidas as políticas públicas de Educação do Campo até se chegar à análise do objeto central, que é o PNLD Campo. Nas considerações, é possível verificar os impactos das ações governamentais e seus reflexos na Educação do Campo, que, apesar de estar nas pautas governamentais, não aparece com a mesma urgência dos Movimentos, e mesmo tendo direitos adquiridos, não são garantidos, como indica a publicação do Decreto 10.252, de 20 de fevereiro de 2020, demonstrando que as conquistas no âmbito da política pública são canceladas deliberadamente, como muitas outras políticas sociais educacionais.
Abstract: The conjecture about Field Education and its subjects have been transformed over the years, and, due to the strong action of the Rural Social Movements, it has gained space in governmental agendas and in the elaboration of public policies. In this sense, this research is related to public policies on education for the peasant population, having as object of study the National Rural Textbook Program (PNLD Campo). Beyond the analysis of textbooks, the main objective is to analyze the PNLD Campo as a public policy, in the conditions from its emergence to its closure. To this end, this qualitative, bibliographical and documental research uses some scientific productions from CAPES and BDTD portals, as well as renowned theoreticians, to guide the discussions about Rural Education, such as the contributions of Arroyo (2005), Caldart (2008, 2012), Frigotto (2010) and Molina (2011). Composing the documental references, the Informes/FNDE are used for analysis. Thus, this research is organized into three chapters, starting with the political situation in Brazil between 2011 and 2020; then, we characterize rural education, discussing the confrontation between rural and rural education; finally, we discuss the public policies for rural education until we reach the analysis of the central object, which is the PNLD Campo. In the considerations, it is possible to verify the impacts of governmental actions and their reflexes on Field Education, which, despite being on governmental agendas, does not appear with the same urgency as the Movements, and even having acquired rights, they are not guaranteed, as indicated by the publication of Decree 10.252, of February 20, 2020, demonstrating that the achievements in the scope of public policy are deliberately cancelled, like many other social educational policies.
Keywords: Educação do Campo
MST
PNLD Campo
Políticas Educacionais
Field Education
MST
PNLD Field
Educational Policies
CNPq areas: Educação e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: FIGUEIRA, Nayara. PNLD Campo: uma análise do Programa à luz das políticas educacionais para o campo (2011-2020). 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5677
Issue Date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayara_Figueira2021.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons