Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueira, Nayara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084381143558522por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee2Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee3Sapelli, Marlene Lucia Siebert-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9942926527889082por
dc.date.accessioned2021-11-18T18:01:01Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Nayara. PNLD Campo: uma análise do Programa à luz das políticas educacionais para o campo (2011-2020). 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5677-
dc.description.resumoA conjectura sobre a Educação do Campo e seus sujeitos têm se transformado ao longo dos anos, e, diante da forte atuação dos Movimentos Sociais do Campo, tem ganhado espaço nas pautas governamentais e na elaboração de políticas públicas. Nessa direção, esta pesquisa se relaciona com as políticas públicas de educação da população campesina, tendo como objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Para além da análise de livros didáticos, tem-se como objetivo principal analisar o PNLD Campo como política pública, nas condições de sua emergência ao seu encerramento. Para tanto, esta pesquisa, de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e documental, utiliza algumas produções científicas oriundas dos portais da CAPES e do BDTD, além de teóricos consagrados, para balizar as discussões sobre a Educação do Campo, tais como as contribuições de Arroyo (2005), Caldart (2008, 2012), Frigotto (2010) e Molina (2011). Compondo as referências documentais, utilizam-se para análise os Informes/FNDE. Assim, esta pesquisa se organiza em três capítulos, iniciando pela conjuntura política do Brasil entre os anos de 2011 a 2020; posteriormente, caracteriza-se a Educação do Campo, dialogando sobre o confronto entre Educação Rural e Educação do Campo; por fim, são discutidas as políticas públicas de Educação do Campo até se chegar à análise do objeto central, que é o PNLD Campo. Nas considerações, é possível verificar os impactos das ações governamentais e seus reflexos na Educação do Campo, que, apesar de estar nas pautas governamentais, não aparece com a mesma urgência dos Movimentos, e mesmo tendo direitos adquiridos, não são garantidos, como indica a publicação do Decreto 10.252, de 20 de fevereiro de 2020, demonstrando que as conquistas no âmbito da política pública são canceladas deliberadamente, como muitas outras políticas sociais educacionais.por
dc.description.abstractThe conjecture about Field Education and its subjects have been transformed over the years, and, due to the strong action of the Rural Social Movements, it has gained space in governmental agendas and in the elaboration of public policies. In this sense, this research is related to public policies on education for the peasant population, having as object of study the National Rural Textbook Program (PNLD Campo). Beyond the analysis of textbooks, the main objective is to analyze the PNLD Campo as a public policy, in the conditions from its emergence to its closure. To this end, this qualitative, bibliographical and documental research uses some scientific productions from CAPES and BDTD portals, as well as renowned theoreticians, to guide the discussions about Rural Education, such as the contributions of Arroyo (2005), Caldart (2008, 2012), Frigotto (2010) and Molina (2011). Composing the documental references, the Informes/FNDE are used for analysis. Thus, this research is organized into three chapters, starting with the political situation in Brazil between 2011 and 2020; then, we characterize rural education, discussing the confrontation between rural and rural education; finally, we discuss the public policies for rural education until we reach the analysis of the central object, which is the PNLD Campo. In the considerations, it is possible to verify the impacts of governmental actions and their reflexes on Field Education, which, despite being on governmental agendas, does not appear with the same urgency as the Movements, and even having acquired rights, they are not guaranteed, as indicated by the publication of Decree 10.252, of February 20, 2020, demonstrating that the achievements in the scope of public policy are deliberately cancelled, like many other social educational policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-11-18T18:01:00Z No. of bitstreams: 2 Nayara_Figueira2021.pdf: 2110925 bytes, checksum: a4af9ce8ce1154ef61061bcb386e15c7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T18:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nayara_Figueira2021.pdf: 2110925 bytes, checksum: a4af9ce8ce1154ef61061bcb386e15c7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectPNLD Campopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectMSTeng
dc.subjectPNLD Fieldeng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subject.cnpqEducação e Sociedadepor
dc.titlePNLD Campo: uma análise do Programa à luz das políticas educacionais para o campo (2011-2020)por
dc.title.alternativePNLD Field: an analysis of the program in the light of educational policies for the field (2011- 2020)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayara_Figueira2021.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons