Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5661
Tipo do documento: | Tese |
Title: | O romance histórico no contexto da nova narrativa latinoamericana (1940): dos experimentalismos do boom à mediação do pós-boom – histórias da outra margem |
Other Titles: | La novela histórica en el contexto de la nueva narrativa latinoamericana (1940): de los experimentalismos del boom a la mediación del post-boom – histórias desde otra orilla The historical novel in the context of the new LatinAmerican narrative (1940): from the experimentalism of the boom to the mediation of the post-boom – stories from the other side |
Autor: | Klock, Ana Maria ![]() |
Primeiro orientador: | Fleck, Gilmei Francisco |
Primeiro membro da banca: | Fleck, Gilmei Francisco |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Marcio da Silva |
Terceiro membro da banca: | Cerdeira, Phelipe de Lima |
Quarto membro da banca: | Almeida, Carlos Henrique Lopes de |
Quinto membro da banca: | Cândido, Weslei Roberto |
Resumo: | Este estudo, inserido no contexto do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, busca confirmar que a literatura latino-americana, após o boom, seguiu trilhando veredas à descolonização. Para isso, vale-se do processo de adaptações efetuado na nova narrativa latino americana após os engendramentos do boom. Desse modo, a escrita híbrida de história e ficção continua, até a atualidade, expressando o seu enfrentamento com as versões eurocêntricas registradas pelos colonizadores, embora o faça com obras menos experimentalistas que as produções críticas/desconstrucionistas do auge do boom. Assim, temos como escopo o estudo comparado de produções integrantes da “Poética do ‘descborimento’”, romances críticos/desconstrucionistas da segunda fase da trajetória do romance histórico: El arpa y la sombra (1979), de Alejo Carpentier e Perros del paraíso (1983), de Abel Posse – como representantes do novo romance histórico latino-americano –, e Vigilia del Almirante (1992), de Augusto Roa Bastos – como exemplar de metaficção historiográfica –; frente aos romances Crónica del descubrimiento (1980), de Alejandro Paternain, e El conquistador (2006), de Federico Andahazi, da terceira fase da trajetória das escritas hibridas de história e ficção: a mediadora (FLECK 2017). Cotejamos este corpus da fase crítica/mediadora com propostas estéticas anteriores do mesmo universo literário, consideradas obras exemplares da segunda fase, a crítica/desconstrucionista, a fim de confirmar que, embora o pós-boom tenha reivindicado uma escrita menos experimentalista – em termos linguísticos e formais – do que aquela consagrada no boom, as intenções críticas frente ao discurso eurocêntrico colonizador continuam em pauta nas produções latino-americanas mais recentes. As obras da fase mediadora estabelecem um discurso paródico com o Diário de bordo (1492-1493), de Colombo, ao apresentar, na ficção, uma perspectiva do “descobrimento” ao revés, cujos resultados seguem as intenções críticas descolonizadoras das obras anteriores. Para isso, estamos ancorados em pressupostos teóricos como os expressados por Aínsa (1988; 1991), Hutcheon (1991), Menton (1993), Weinhardt (1994, 2002, 2019), Shaw (1995, 2003), De La Fuente (1996), Mignolo (2001), Swanson (2004), Trouche (2005), Fleck (2005; 2007; 2008; 2017), Hart (2007), Esteves (2010; 2013), Soldatic (2012), entre outros. Nosso intuito é alcançar a proposta da tese ao utilizarmos resultados de estudos acadêmicos como os de Milton (1992a), Caser (1996), Fleck (2005; 2008), Gasparotto (2011) e Machado (2014), que evidenciam o potencial desconstrucionista e experimentalista das obras da segunda fase do romance histórico que são comparadas com as propostas estéticas dos romances históricos contemporâneos de mediação da terceira fase. Isso evidencia a manutenção da criticidade no romance histórico também após o boom literário latino-americano. |
Abstract: | Este estudio, insertado en el contexto del Grupo de Investigación “Ressignificações
do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos
de historia e ficção – vias para a descolonização”, busca confirmar que la literatura
latinoamericana, después del boom, siguió en el camino hacia la descolonización.
Para eso, se vale del proceso de adaptaciones efectuado en la nueva narrativa
latinoamericana después de los engendramientos del boom. De este modo, la
escrita híbrida de historia y ficción continua, hasta la actualidad, expresando su
enfrentamiento con las versiones eurocéntricas registradas por los colonizadores,
aunque lo haga con obras menos experimentalistas que las producciones
críticas/deconstruccionistas del auge del boom. Así, tenemos como ámbito el estudio
comparativo de las producciones que integran de la “Poética del ‘descubrimiento’”,
novelas críticas/deconstruccionistas de la segunda fase de la trayectoria de la novela
histórica: El arpa y la sombra (1979), de Alejo Carpentier y Perros del paraíso
(1983), de Abel Posse – como representantes de la nueva novela histórica
latinoamericana – y Vigilia del Almirante (1992), de Augusto Roa Bastos – como
ejemplar de la metaficción historiográfica –, frente a las novelas Crónica del
descubrimiento (1980), de Alejandro Paternain, y El conquistador (2006), de
Federico Andahazi, de la tercera fase de las escritas hibridas de historia y ficción: la
mediadora (FLECK, 2017). Comparamos este corpus de la fase mediadora con
propuestas estéticas anteriores del mismo universo literario, consideradas obras
ejemplares de la segunda fase, la crítica/deconstruccionista, para confirmar que,
aunque el post-boom haya reclamado una escritura menos experimentalista – en
términos lingüísticos y formales – que la consagrada en el boom, las intenciones
críticas frente al discurso eurocéntrico colonizador siguen la agenda de las
producciones latinoamericanas más recientes. Las obras de la fase mediadora
establecen un discurso paródico con el Diario de a bordo (1492-1493), de Colón, al
presentar, en la ficción, una perspectiva del “descubrimiento” al revés, cuyos
resultados siguen las intenciones críticas decolonizadoras de las obras anteriores.
Con este fin, estamos anclados en presupuestos teóricos como los expresado por
Aínsa (1988; 1991), Hutcheon (1991), Menton (1993), Weinhardt (1994, 2002, 2019),
Shaw (1995, 2003), De La Fuente (1996), Mignolo (2001), Swanson (2004), Trouche
(2005), Fleck (2005; 2007; 2008; 2017), Hart (2007), Esteves (2010; 2013), Soldatic
(2012), entre otros. Nuestro objetivo es alcanzar la propuesta de la tesis al utilizar los
resultados de estudios académicos como los de Milton (1992a), Caser (1996), Fleck
(2005; 2008); Gasparotto (2011) y Machado (2014), que evidencian el potencial
deconstruccionista y experimentalista de las obras de la segunda fase de la novela
histórica que son comparadas con las propuestas estéticas de las novelas históricas
contemporáneas de mediación de la tercera fase. Esto evidencia la manutención de
la criticidad en la novela histórica también después el boom literario latinoamericano. This study, inserted in the context of the Research Group “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, aims to confirm that the Latin American literature continued, after the boom, to make its way towards decolonization. In this regard, it uses the adaptations of the new Latin-American narrative after the engenderment of the boom. In this way, the hybrid writing of history and fiction continues, until today, expressing its confrontation with the Eurocentric versions registered by the colonizers, although it does so with less experimentalist works than the critical/deconstructionist productions of the height period of the boom. Thus, we have as scope the comparative study of the critical/deconstructionist novels of the second phase of the trajectory of the historical novel: El arpa y la sombra (1979), by Alejo Carpentier and Perros del paraíso (1983), by Abel Posse – as representatives of the new Latin American historical novel – and Vigilia del Almirante (1992), by Augusto Roa Bastos – as an example of historiographical metafiction – in contrast to the novels Crónica del descubrimiento (1980), by Alejandro Paternain, and El conquistador (2006), by Federico Andahazi, of the third phase of the trajectory of hybrid writing of history and fiction: the mediation (FLECK, 2017). We compared this corpus of the mediating phase with previous aesthetic proposals from the same literary universe, considered exemplary works of the second phase, the critic/deconstructionist, in order to confirm that, although the post-boom has claimed a less experimentalist writing – in linguistic and formal terms – than that enshrined in the boom, critical intentions in the face of the colonizing Eurocentric discourse remain on the agenda in more recent Latin American hybrid fictions. The productions in the mediating phase establish a parodic discourse with Colombus's Journal (1492-1493), by presenting, in fiction, a perspective of “discovery” upside down, whose results follow the critical decolonizing intentions of previous works. For this, we are anchored in theoretical assumptions as expressed by Aínsa (1988; 1991), Hutcheon (1991), Menton (1993), Weinhardt (1994, 2002, 2019), Shaw (1995, 2003), De La Fuente (1996), Mignolo (2001), Swanson (2004), Trouche (2005), Fleck (2005; 2007; 2008; 2017), Hart (2007), Esteves (2010; 2013), Soldatic (2012), among others. Our aim is to achieve the thesis proposal by using results from academic studies such as Milton’s (1992a), Caser’s (1996), Fleck’s (2005; 2008), Gasparotto’s (2011) and Machado’s (2014), who demonstrate the deconstructionist and experimentalist potential of the works of the second phase of the historical novel that are compared with the aesthetic proposals of the contemporary historical mediation novels of the third phase. This shows the maintenance of criticality in the historical novel also after the Latin American literary boom. |
Keywords: | Nova narrativa latino-americana Novo romance histórico latino-americano Metaficção historiográfica Romance histórico contemporâneo de mediação Alejo Carpentier Abel Posse Augusto Roa Bastos Alejandro Paternain Federico Andahazi Nueva novela latinoamericana Nueva novela histórica latinoamericana Metaficción historiográfica Novela histórica contemporánea de mediación Alejo Carpentier Abel Posse Augusto Roa Bastos Alejandro Paternain Federico Andahazi New Latin American narrative New Latin-American historical novel Historiographical metafiction Contemporary historical novel of mediation Alejo Carpentier Abel Posse Augusto Roa Bastos Alejandro Paternain Federico Andahazi |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | KLOCK, Ana Maria. O romance histórico no contexto da nova narrativa latinoamericana (1940): dos experimentalismos do boom à mediação do pós-boom – histórias da outra margem. 2021. 331 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5661 |
Issue Date: | 11-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana_Klock2021.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License