Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5649
Tipo do documento: Dissertação
Title: Multiletramentos no ensino fundamental I: processos de criação e práticas pedagógicas de uma formação continuada para professores de Toledo/PR
Other Titles: Multiliteracies in elementary education I: creation processes and pedagogical practices of continuous training for teachers of Toledo/PR
Autor: Bedin, Michelle 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Martins, Maridelma Laperuta
Segundo membro da banca: Castela, Greice da Silva
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rosemary dos Santos de
Resumo: As tecnologias digitais criam possibilidades de comunicação e oportunizam novas relações com as informações. A pluralidade de recursos semióticos presentes nos textos exige conhecimentos diversos e requer um trabalho com práticas e procedimentos específicos para seu uso em sala de aula. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que endossa essa importância, é necessário criar contextos de formação continuada de professores que possibilitem a análise e a reflexão das práticas pedagógicas. A pergunta que norteia esta pesquisa: Como uma formação continuada para professores do Ensino Fundamental I pode incentivar práticas pedagógicas que incorporem as tecnologias digitais na perspectiva dos Multiletramentos? A pesquisa tem objetivo de propor e avaliar um programa de formação sobre Multiletramentos Digitais para professores do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino de Toledo/Paraná. Delimitamos, também, como objetivos específicos: compreender como o conceito de Multiletramentos Digitais está sendo abordado na Proposta Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, no Referencial Curricular do Paraná e na BNCC; e formular o Programa de Formação a partir das concepções dos professores acerca dos Multiletramentos Digitais, dentro de uma abordagem qualitativa, do tipo interpretativista, que se insere no campo da Linguística Aplicada. Os dados foram gerados a partir dos seguintes instrumentos: questionários, gravações dos encontros em vídeos, mensagens de texto, atividades realizadas e análise documental. A principal contribuição desta pesquisa é o desenvolvimento das potencialidades que emergem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, proporcionando aos professores experiências conscientes e reflexivas de Multiletramentos. Além disso, com a formação ofertada. esperamos ter contribuído à prática docente e, por conseguinte, com o processo de ensino e aprendizado do aluna.
Abstract: Digital technologies create communication possibilities and provide new relationships with information. The plurality of semiotic resources present in the texts requires diverse knowledge and requires work with specific practices and procedures for their use in the classroom. With the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), which endorses this importance, it is necessary to create contexts of continuing teacher education that enable the analysis and reflection of pedagogical practices. The question that guides this research is: Can continuing education for elementary school teachers encourage pedagogical practices that incorporate digital technologies in the perspective of multiliteracies? The research aims to propose and evaluate a training program on Digital Multi-tools for elementary school teachers in public schools in Toledo/Paraná. We also delimited the following specific objectives: to understand how the concept of Digital multiliteracies has being addressed in the Curricular Proposal of the Association of Municipalities in the West of Paraná, in the Paraná Curriculum Reference and in the BNCC, and to formulate the Training Program based on the concepts of the teachers about Digital Multiliteracies, within a qualitative approach, of the interpretative type, which is inserted in the field of Applied Linguistics. The data were generated from the following instruments: questionnaires, video recordings of the meetings, text messages, activities carried out and documentary analysis. The main contribution of this research is the development of the potentials that emerge from the Digital Technologies of Information and Communication, providing teachers with conscious and reflective experiences of multiliteracies. In addition, with the training offered, we hope to have contributed to the teaching practice and, therefore, to the teaching and learning process of the students.
Keywords: Formação continuada do professor
Multiletramentos
Tecnologias digitais
Continuing teacher education
Multileteracies
Digital technologies
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Bedin, Michelle. Multiletramentos no ensino fundamental I: processos de criação e práticas pedagógicas de uma formação continuada para professores de Toledo/PR. 2020. 112 f. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5649
Issue Date: 21-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle_Bedin_2020.pdfDocumento principal2.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons