Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBastos, Thais Basem Mendes Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9336682949734199por
dc.contributor.advisor1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee1Kluber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee2Behar, Patricia Alejandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661737809414762por
dc.contributor.referee3Pereira, Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607596289960868por
dc.date.accessioned2021-04-16T13:42:24Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationBastos, Thais Basem Mendes Correa. Um framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionais. 2020. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5301-
dc.description.resumoO cenário educacional atual, no que tange o uso de tecnologias digitais, exige dos professores conhecimentos e habilidades específicos no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário repensar estratégias pedagógicas e de formação de professores. Este projeto de pesquisa apresenta uma reflexão sobre competências digitais para professores a partir de políticas internacionais, mais especificamente, de países integrantes da Organization for Economic Co-operation and Development, em português Organização para a Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), contextualizando-as com a realidade brasileira. Inicialmente foi desenvolvida uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o conceito de competência, no intuito de reforçar sua complexidade quando aplicada a professores. Em seguida, por meio de uma análise reconstrutiva de documentos da Alemanha, Austrália e África do Sul, foi elaborada uma matriz de competências digitais para professores, alinhada ao Plano Nacional de Educação Brasileiro, à Base Nacional Comum Curricular e às Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e, baseando-se nesta matriz, foi desenvolvido um framework das competências digitais para professores com linguagem direcionada.por
dc.description.abstractThe current educational scenario, regarding the use of digital technologies, requires teachers to have specific knowledge and skills in the teaching and learning process, and it is necessary to rethink pedagogical and teacher training strategies. This research project presents a reflection on digital competences for teachers from international policies, more specifically, from countries that are members of the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), contextualizing it those with the Brazilian reality. Initially, a systematic literature review was developed on the concept of competence, in order to reinforce its complexity when applied to teachers. Then, through a reconstructive analysis of documents from Germany, Australia and South Africa, a matrix of digital skills for teachers was drawn up, in line with the Brazilian National Educational Plan, the Common National Curricular Base and the National Curriculum Guidelines and Base National Program for Initial and Continuing Education of Basic Education Teachers and, based on this matrix, a digital skills framework for teachers with targeted language was developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-04-16T13:42:24Z No. of bitstreams: 2 Thais_Basem_Mendes_Correa_Bastos_2020.pdf: 4802303 bytes, checksum: 6e368509a8517e586cabff3a466fb860 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-16T13:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Thais_Basem_Mendes_Correa_Bastos_2020.pdf: 4802303 bytes, checksum: 6e368509a8517e586cabff3a466fb860 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCompetência docentepor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectMatriz de competênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeaching competenceeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectCompetency matrixeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.titleUm framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais_Basem_Mendes_Correa_Bastos_2020.pdfDocumento principal4.69 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons