Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5237
Tipo do documento: Dissertação
Title: As políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paraná
Other Titles: Compensatory policies and their impacts on education: the case of Três Barras do Paraná
Autor: Bortolanza, Inédia Adriani 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
Terceiro membro da banca: Derisso, José Luis
Resumo: A presente dissertação é o resultado da pesquisa e da análise realizada sobre a função social da escola e do papel da educação, considerando a inserção de políticas compensatórias, assim como o trabalho intersetorial nas instituições de ensino na cidade de Três Barras do Paraná, com ênfase no Programa Saúde na Escola. O objetivo foi identificar as interferências que essas políticas e a proposta de atendimento setorial partilhada causam na qualidade do ensino, oferecendo alguns subsídios para a discussão acerca das implicações que acarretam à educação. Para tanto, fez-se necessário um percurso pela história da educação, verificando as mudanças pelas quais ela foi passando em função das transformações ocorridas nas forças produtivas materiais da sociedade, retratando as políticas sociais e as políticas públicas, a partir de uma análise entre aquilo que a Pedagogia HistóricoCrítica preconiza e a sua contraposição à Educação Compensatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na Pedagogia HistóricoCrítica, que adota como método o Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se um levantamento e uma análise de documentos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, de modo a apurar o histórico, descrever e analisar a implementação do Programa Saúde na Escola. Com base na investigação e na análise do estudo realizado, constata-se que as políticas compensatórias, e de modo específico o Programa Saúde na Escola, causam um forte impacto na educação, interferindo decisivamente no processo educativo, por vezes, comprometendo os resultados esperados na educação.
Abstract: This dissertation is the result of the research and analysis carried out on the social function of the school and the role of education, considering the insertion of compensatory policies, as well as intersectoral work in educational institutions in the city of Três Barras do Paraná, with emphasis on the Health at School Program. The objective was to identify the interferences that these policies and the proposal of shared sectoral care cause in the quality of education, offering some subsidies for the discussion on the implications that they bring to education. For that, it was necessary to go through the history of education, verifying the changes it went through due to the transformations occurred in the material productive forces of society, portraying social policies and public policies, based on an analysis between what Historical-Critical Pedagogy advocates and its contraposition to Compensatory Education. It is a bibliographic and documentary research based on the CriticalHistorical Pedagogy, which adopts Historical-Dialetic Materialism as its method. A survey and analysis of documents were carried out at the Municipal Department of Education of that municipality, in order to ascertain the history, describe and analyze the implementation of the Health at School Program. Based on the research and analysis of the study carried out, it was found that compensatory policies, and specifically the Health at School Program, cause strong impact on education, interfering decisively in the educational process, sometimes jeopardizing the expected results in education.
Keywords: Pedagogia Histórico-Crítica
Programa Saúde na Escola
Educação Compensatória
Intersetorialidade
Historical-Critical Pedagogy
Health at School Program
Compensatory Education
Intersectoriality
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BORTOLANZA, Inédia Adriani. As políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paraná. 2020. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5237
Issue Date: 17-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inédia_Bortolanza2020.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons