Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBortolanza, Inédia Adriani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133272079879785por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Coutinho, Luciana Cristina Salvatti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.contributor.referee3Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.date.accessioned2021-02-24T13:40:17Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationBORTOLANZA, Inédia Adriani. As políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paraná. 2020. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5237-
dc.description.resumoA presente dissertação é o resultado da pesquisa e da análise realizada sobre a função social da escola e do papel da educação, considerando a inserção de políticas compensatórias, assim como o trabalho intersetorial nas instituições de ensino na cidade de Três Barras do Paraná, com ênfase no Programa Saúde na Escola. O objetivo foi identificar as interferências que essas políticas e a proposta de atendimento setorial partilhada causam na qualidade do ensino, oferecendo alguns subsídios para a discussão acerca das implicações que acarretam à educação. Para tanto, fez-se necessário um percurso pela história da educação, verificando as mudanças pelas quais ela foi passando em função das transformações ocorridas nas forças produtivas materiais da sociedade, retratando as políticas sociais e as políticas públicas, a partir de uma análise entre aquilo que a Pedagogia HistóricoCrítica preconiza e a sua contraposição à Educação Compensatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na Pedagogia HistóricoCrítica, que adota como método o Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se um levantamento e uma análise de documentos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, de modo a apurar o histórico, descrever e analisar a implementação do Programa Saúde na Escola. Com base na investigação e na análise do estudo realizado, constata-se que as políticas compensatórias, e de modo específico o Programa Saúde na Escola, causam um forte impacto na educação, interferindo decisivamente no processo educativo, por vezes, comprometendo os resultados esperados na educação.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the research and analysis carried out on the social function of the school and the role of education, considering the insertion of compensatory policies, as well as intersectoral work in educational institutions in the city of Três Barras do Paraná, with emphasis on the Health at School Program. The objective was to identify the interferences that these policies and the proposal of shared sectoral care cause in the quality of education, offering some subsidies for the discussion on the implications that they bring to education. For that, it was necessary to go through the history of education, verifying the changes it went through due to the transformations occurred in the material productive forces of society, portraying social policies and public policies, based on an analysis between what Historical-Critical Pedagogy advocates and its contraposition to Compensatory Education. It is a bibliographic and documentary research based on the CriticalHistorical Pedagogy, which adopts Historical-Dialetic Materialism as its method. A survey and analysis of documents were carried out at the Municipal Department of Education of that municipality, in order to ascertain the history, describe and analyze the implementation of the Health at School Program. Based on the research and analysis of the study carried out, it was found that compensatory policies, and specifically the Health at School Program, cause strong impact on education, interfering decisively in the educational process, sometimes jeopardizing the expected results in education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-24T13:40:16Z No. of bitstreams: 2 Inédia_Bortolanza2020.pdf: 1073190 bytes, checksum: b90446dfdaace199f76a0de69170e61b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-24T13:40:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Inédia_Bortolanza2020.pdf: 1073190 bytes, checksum: b90446dfdaace199f76a0de69170e61b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapor
dc.subjectEducação Compensatóriapor
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectHealth at School Programeng
dc.subjectCompensatory Educationeng
dc.subjectIntersectorialityeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleAs políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paranápor
dc.title.alternativeCompensatory policies and their impacts on education: the case of Três Barras do Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inédia_Bortolanza2020.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons