Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5209
Tipo do documento: Dissertação
Title: As ocupações das escolas públicas do Paraná em 2016 e as teorias críticas da educação
Other Titles: The occupancies in the state schools in Paraná 2016 and critical theories of education
Autor: Luz, Simão Diego Zanchetti da 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Gonçalves, Sebastião Rodrigues
Terceiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Quarto membro da banca: Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo as ocupações nas escolas estaduais no ano de 2016. Iniciadas como reação às medidas impostas pelo governo federal, pautaram as discussões políticas nos mais diferentes espaços sociais. As ocupações foram um fenômeno de grande impacto nas lutas pela escola pública, não só pelo alcance que teve esse movimento, mas, também por ser uma tática de luta diferente das tradicionais manifestações dos movimentos sociais. Pesquisamos as ocupações e sua conjuntura histórica, as táticas utilizadas, a dinâmica interna, os discursos favoráveis e oposicionistas e os resultados da ação dos estudantes. Apresentamos, no primeiro capítulo, um estudo sobre as principais teorias críticas da educação para compreender a relação entre educação e sociedade, identificar possíveis limites nas teorias e justificar o nosso posicionamento teórico. E assim, a discussão e análise no restante do trabalho orienta-se pela concepção de sociedade do materialismo histórico dialético, e a compreensão de educação contida na “Pedagogia histórico-crítica”.
Abstract: The present study aims to investigate the occupancies in the state schools in 2016. Initiated as a reaction to the acts imposed by the federal government, they guided the political discussions in the most different social spaces. Occupancies were a phenomenon of great impact in the struggles for the public school, not only because of the reach that this movement had, but also because it was a tactic of struggle different from the traditional manifestations of social movements. We researched the occupancies and their historical situation, the tactics used, the internal dynamics, the favorable and oppositional speeches and the results of the students' action. In the first chapter, we present a study on the main critical theories of education to understand the relationship between education and society, identify possible limits in theories and justify our theoretical positioning. And so, the discussion and analysis in the sequence of the work is guided by the concept of society of dialectical historical materialism, and the understanding of education contained in the “historical-critical pedagogy”.
Keywords: Ocupações nas escolas
Sociedade e educação
Pedagogia Histórico-Crítica
School occupations
Society and education
Historical-critical pedagogy
CNPq areas: Sociedade e educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: LUZ, Simão Diego Zanchetti da. As ocupações das escolas públicas do Paraná em 2016 e as teorias críticas da educação. 2020. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5209
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimãoDZ_da Luz2020.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons