Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuz, Simão Diego Zanchetti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865780353361119por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612977176449064por
dc.contributor.referee3Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee4Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165906873840248por
dc.date.accessioned2021-02-03T11:29:29Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationLUZ, Simão Diego Zanchetti da. As ocupações das escolas públicas do Paraná em 2016 e as teorias críticas da educação. 2020. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5209-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo as ocupações nas escolas estaduais no ano de 2016. Iniciadas como reação às medidas impostas pelo governo federal, pautaram as discussões políticas nos mais diferentes espaços sociais. As ocupações foram um fenômeno de grande impacto nas lutas pela escola pública, não só pelo alcance que teve esse movimento, mas, também por ser uma tática de luta diferente das tradicionais manifestações dos movimentos sociais. Pesquisamos as ocupações e sua conjuntura histórica, as táticas utilizadas, a dinâmica interna, os discursos favoráveis e oposicionistas e os resultados da ação dos estudantes. Apresentamos, no primeiro capítulo, um estudo sobre as principais teorias críticas da educação para compreender a relação entre educação e sociedade, identificar possíveis limites nas teorias e justificar o nosso posicionamento teórico. E assim, a discussão e análise no restante do trabalho orienta-se pela concepção de sociedade do materialismo histórico dialético, e a compreensão de educação contida na “Pedagogia histórico-crítica”.por
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the occupancies in the state schools in 2016. Initiated as a reaction to the acts imposed by the federal government, they guided the political discussions in the most different social spaces. Occupancies were a phenomenon of great impact in the struggles for the public school, not only because of the reach that this movement had, but also because it was a tactic of struggle different from the traditional manifestations of social movements. We researched the occupancies and their historical situation, the tactics used, the internal dynamics, the favorable and oppositional speeches and the results of the students' action. In the first chapter, we present a study on the main critical theories of education to understand the relationship between education and society, identify possible limits in theories and justify our theoretical positioning. And so, the discussion and analysis in the sequence of the work is guided by the concept of society of dialectical historical materialism, and the understanding of education contained in the “historical-critical pedagogy”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-03T11:29:29Z No. of bitstreams: 2 SimãoDZ_da Luz2020.pdf: 1369180 bytes, checksum: 9e59feea91776b609accc6a7dd95628b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-03T11:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SimãoDZ_da Luz2020.pdf: 1369180 bytes, checksum: 9e59feea91776b609accc6a7dd95628b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOcupações nas escolaspor
dc.subjectSociedade e educaçãopor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectSchool occupationseng
dc.subjectSociety and educationeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqSociedade e educaçãopor
dc.titleAs ocupações das escolas públicas do Paraná em 2016 e as teorias críticas da educaçãopor
dc.title.alternativeThe occupancies in the state schools in Paraná 2016 and critical theories of educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimãoDZ_da Luz2020.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons