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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4962
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ensino de ortografia da língua portuguesa para uma aluna falante de português e espanhol: estudo de caso |
Other Titles: | Teaching portuguese orthography to a portuguese-spanish speaking student: case study |
Autor: | Schroder, Maristela Krause ![]() |
Primeiro orientador: | André, Tamara Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Fortes, Laura |
Segundo membro da banca: | Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
Terceiro membro da banca: | Martins, Maridelma Laperuta |
Resumo: | Apresenta intervenção pedagógica visando o ensino da escrita ortográfica para uma aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental I, falante de Português e Espanhol. O contexto é uma escola municipal em Foz do Iguaçu, na fronteira com Paraguai e Argentina, países que têm como língua oficial o Espanhol. Objetiva entender o ensino de ortografia para alunos bilíngues, falantes das línguas Português e Espanhol. Pressupõe que a distinção entre fala e escrita e as diferentes pronúncias podem afetar a aprendizagem da ortografia. A língua escrita é mais rígida e estática devido à necessidade de conservação e padronização dos modelos escritos. Disso decorre a importância do ensino da ortografia, para possibilitar que diferentes pessoas, de diferentes tempos e lugares, possam utilizá-la e compreendê-la. Adota metodologia qualitativa, com fundamentação na Teoria Histórico-cultural e na linguística aplicada à alfabetização. Utiliza como instrumento metodológico intervenções pedagógicas individualizadas e observações. Conclui que atividades lúdicas, elaboradas com base no reconhecimento das variedades linguísticas e de suas particularidades, auxiliaram a aluna na compreensão das contradições entre fala e escrita. |
Abstract: | This paper presents a pedagogical intervention aimed at teaching orthography to a third year elementary school student, who speaks Portuguese and Spanish, in the context of a municipal school in Foz do Iguaçu, on the border with Paraguay and Argentina, countries where Spanish is the official language. The work aims to better understand the teaching of orthography to bilingual students, speaking both Portuguese and Spanish. It assumes that the distinction between speech and writing, and the different pronunciations can affect the learning of orthography. The written language is more rigid and static due to the need to preserve the standards of the written models, hence the importance of teaching orthography to enable different people, from different times and places, to be able to use and understand it. The qualitative methodology was adopted, based on historical-cultural theory and linguistics applied to literacy. Individualized pedagogical interventions and observations as methodological tools were used. It is concluded that ludic activities, based on the recognition of linguistic varieties and their particularities, helped the student to understand the contradictions between speech and writing. |
Keywords: | Alfabetização Bilinguismo português-espanhol Ensino de ortografia Literacy Portuguese-spanish bilingualism Teaching orthography |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | SCHRODER, Maristela Krause. Ensino de ortografia da língua portuguesa para uma aluna falante de português e espanhol: estudo de caso. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4962 |
Issue Date: | 14-Apr-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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Maristela_Krause_Schoreder_2020.pdf | Documento principal | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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