Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZank, Debora Cristine Trindade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594711642346666por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee2Silva, Monica Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079110450785932por
dc.contributor.referee3Sandri, Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.date.accessioned2020-09-25T20:50:43Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationZANK, Debora Cristine Trindade. Base nacional comum curricular e o "novo" ensino médio: análise a partir dos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4960-
dc.description.resumoEste trabalho preocupa-se em discutir o “Novo” Ensino Médio (BRASIL, 2017) e a formulação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). Trata-se, portanto, de refletir sobre os fundamentos utilizados para a articulação dessas propostas, bem como os principais objetivos e as possíveis consequências à juventude, especialmente aos que frequentam a escola pública, ou seja, aos filhos e filhas da classe trabalhadora. Tomamos como fundamentação a perspectiva dialética e materialista da Pedagogia Histórico-Crítica delineando as concepções de homem, educação, trabalho educativo, saber objetivo, currículo e politecnia como bases teóricas para as análises ao longo da pesquisa. Investigamos algumas mudanças ocorridas ao longo da história no Ensino Médio e a relação com a formação do trabalhador, como premissa para entender e relacionar as mudanças proferidas na atualidade, especialmente com relação à retomada da pedagogia das competências, já utilizada ao final dos anos de 1990. Para compreender essa articulação foram analisados os documentos oficiais divulgados pelo governo federal, bem como, a produção científica referente ao tema da reforma e BNCC apresentada em livros, artigos e bancos de teses das universidades. Essas análises levaram a hipótese, comprovada ao final da pesquisa, de que a formação proferida à juventude a partir da atual reforma se mostra mais como adestramento de habilidades e esvaziamento de conteúdos, distante, portanto, de objetivar a formação integral dos indivíduos. Em contrapartida, partindo das bases teóricas apresentadas para a fundamentação das análises, discutimos a definição da Pedagogia Histórico-Crítica sobre a formação em nível médio, refletindo sobre a necessidade de uma organização curricular que caminhe em rumos completamente opostos ao adestramento de habilidades e do esvaziamento de conteúdos e adequada, portanto, à formação da juventude enquanto formação contra hegemônica, oportunizando educação com acesso a todos os conteúdos historicamente desenvolvidos pela humanidade com objetivos de formar os indivíduos com condições de, para além de compreender a organização social, transformá-la.por
dc.description.abstractThis work discusses the implementation of the National Common Curricular Base - BNCC (Brazil, 2018) and the “New” High School, effective from 2016. Therefore, we reflect on the foundations used to articulate this curriculum, and the main objectives and the possible consequences for youth, especially those who attend public school, who are sons and daughters of the working class. We take as a basis the dialectical and materialistic perspective of Historical-Critical Pedagogy describing the concepts of man, education, educational work, objective knowledge, curriculum and polytechnic as theoretical bases for the analyzes in this research. We investigated some changes that occurred in the history of high school and the relationship with the training of workers, as a basis to understand and relate the changes made today, especially with regard to the vote on the pedagogy of skills, already used in the late 1990s. To understand this articulation, the official documents released by the federal government were analyzed, as well as the scientific production related to the theme of reform and BNCC presented in books, articles and thesis banks of universities. With these analyzes we have the hypothesis that the training given to youth from the current reform is a training of skills and emptying of contents and is far from the intention of a emancipatory training of individuals. Starting from the theoretical bases presented to support the analyzes, we discuss the definition of Historical-Critical Pedagogy on secondary education, reflecting on the need for a curricular organization that goes in the opposite direction to the training of skills and the emptying of content and adequate therefore, to the formation of youth as a formation against hegemony, providing education with access to all the contents historically developed by humanity with the objective of training young people with conditions to understand the social organization and transform it.por
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-09-25T20:50:43Z No. of bitstreams: 2 Debora_Cristine_Trindade_Zank_2020.pdf: 1248956 bytes, checksum: 9f467be472fa14d6b2ce813ce23e4cfc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-25T20:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Debora_Cristine_Trindade_Zank_2020.pdf: 1248956 bytes, checksum: 9f467be472fa14d6b2ce813ce23e4cfc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReforma do ensino médiopor
dc.subjectBase nacional comum curricularpor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectNational common curricular baseeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleBase nacional comum curricular e o "novo" ensino médio: análise a partir dos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-críticapor
dc.title.alternativeNational curriculum and the "new" high school: analysis from the theoretical assumptions of historical-critical pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora_Cristine_Trindade_Zank_2020.pdfDocumento principal1.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons