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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4957
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle |
Other Titles: | The literacy in the curriculum proposal of the Educacional Department from Foz do Iguaçu and its similarities with La Salle Pedagogy |
Autor: | Paula, Bruna Zorzan de ![]() |
Primeiro orientador: | André, Tamara Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Martins, Maridelma Laperuta |
Segundo membro da banca: | Klauck, Samuel |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Ana Paula Araújo |
Resumo: | Analisa criticamente o planejamento anual produzido de modo centralizado pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), para as turmas de alfabetização, estabelecendo relações com a Pedagogia de La Salle, tendo como base a Alfabetização em suas relações com a linguística, segundo Cagliari e Faraco. Objetiva analisar as semelhanças entre o planejamento da SMED e a pedagogia de La Salle, tendo, como objetivos específicos: 1) pesquisar, na história da educação brasileira, quais os principais métodos de alfabetização que embasaram as políticas educacionais; 2) distinguir os métodos e concepções de alfabetização subjacentes ao plano de ensino do município de Foz do Iguaçu; 3) compreender como a cultura escolar se apropria de elementos de pedagogias do passado. A metodologia adotada é a pesquisa crítico-social, de cunho qualitativo, pautada na análise documental do planejamento organizado pela SMED de Foz do Iguaçu para o ano de 2019. Evidencia a utilização do método fônico no planejamento anual da SMED, método que parte da relação entre letras e sons considerando a escrita como uma transcrição da língua falada. O método fônico desconsidera as variações linguísticas e os contextos diferentes em que os indivíduos estão inseridos. Aponta a semelhança do planejamento da SMED com a pedagogia utilizada por La Salle no século XVIII, tanto nas questões do ensino, quanto dos materiais utilizados em sala de aula. |
Abstract: | This paper critically analyses the annual planning centrally produced by the Foz do Iguaçu Municipal Education Department (SMED), for literacy classes, establishing relationships with the La Salle's Pedagogy, based on Literacy in its relations with linguistics, according to Cagliari and Faraco. It aims to analyze the similarities between SMED planning and La Salle's pedagogy, having as specific objectives: 1) to research, in the Brazilian education history, which are the main literacy methods that has ground the educational policies; 2) to distinguish the literacy methods and concepts underlying the Foz do Iguaçu municipality education plan; 3) to understand how school culture appropriates elements of pedagogies from the past. The methodology adopted is qualitative critical-social research, based on the documentary analysis of the 2019 planning organized by the SMED of Foz do Iguaçu. It highlights the use of the phonic method in SMED's annual planning, a method that starts from the relation between letters and sounds considering writing as a transcription of the spoken language. The phonic method disregards linguistic variations and the different contexts in which individuals are inserted. It points out the similarity between SMED planning and the pedagogy used by La Salle in the 18th century, both in terms of teaching and in the materials used in the classroom. |
Keywords: | Alfabetização Currículo Métodos de alfabetização Variação linguística Pedagogia de La Salle Literacy Curriculum Literacy methods Linguistic variation La Salle's pedagogy |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | PAULA, Bruna Zorzan de. A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4957 |
Issue Date: | 13-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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Bruna_Zorzan_de_Paula_2020.pdf | Documento principal | 6.23 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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