Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Bruna Zorzan de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0741440555912241por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Martins, Maridelma Laperuta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009498366480094por
dc.contributor.referee2Klauck, Samuel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473749689984547por
dc.contributor.referee3Fonseca, Ana Paula Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1274752433328441por
dc.date.accessioned2020-09-25T19:24:15Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationPAULA, Bruna Zorzan de. A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4957-
dc.description.resumoAnalisa criticamente o planejamento anual produzido de modo centralizado pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), para as turmas de alfabetização, estabelecendo relações com a Pedagogia de La Salle, tendo como base a Alfabetização em suas relações com a linguística, segundo Cagliari e Faraco. Objetiva analisar as semelhanças entre o planejamento da SMED e a pedagogia de La Salle, tendo, como objetivos específicos: 1) pesquisar, na história da educação brasileira, quais os principais métodos de alfabetização que embasaram as políticas educacionais; 2) distinguir os métodos e concepções de alfabetização subjacentes ao plano de ensino do município de Foz do Iguaçu; 3) compreender como a cultura escolar se apropria de elementos de pedagogias do passado. A metodologia adotada é a pesquisa crítico-social, de cunho qualitativo, pautada na análise documental do planejamento organizado pela SMED de Foz do Iguaçu para o ano de 2019. Evidencia a utilização do método fônico no planejamento anual da SMED, método que parte da relação entre letras e sons considerando a escrita como uma transcrição da língua falada. O método fônico desconsidera as variações linguísticas e os contextos diferentes em que os indivíduos estão inseridos. Aponta a semelhança do planejamento da SMED com a pedagogia utilizada por La Salle no século XVIII, tanto nas questões do ensino, quanto dos materiais utilizados em sala de aula.por
dc.description.abstractThis paper critically analyses the annual planning centrally produced by the Foz do Iguaçu Municipal Education Department (SMED), for literacy classes, establishing relationships with the La Salle's Pedagogy, based on Literacy in its relations with linguistics, according to Cagliari and Faraco. It aims to analyze the similarities between SMED planning and La Salle's pedagogy, having as specific objectives: 1) to research, in the Brazilian education history, which are the main literacy methods that has ground the educational policies; 2) to distinguish the literacy methods and concepts underlying the Foz do Iguaçu municipality education plan; 3) to understand how school culture appropriates elements of pedagogies from the past. The methodology adopted is qualitative critical-social research, based on the documentary analysis of the 2019 planning organized by the SMED of Foz do Iguaçu. It highlights the use of the phonic method in SMED's annual planning, a method that starts from the relation between letters and sounds considering writing as a transcription of the spoken language. The phonic method disregards linguistic variations and the different contexts in which individuals are inserted. It points out the similarity between SMED planning and the pedagogy used by La Salle in the 18th century, both in terms of teaching and in the materials used in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-09-25T19:24:15Z No. of bitstreams: 2 Bruna_Zorzan_de_Paula_2020.pdf: 6382786 bytes, checksum: 012a1e3e18595cbecd49a0e4f85fbfea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-25T19:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bruna_Zorzan_de_Paula_2020.pdf: 6382786 bytes, checksum: 012a1e3e18595cbecd49a0e4f85fbfea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMétodos de alfabetizaçãopor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectPedagogia de La Sallepor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLiteracy methodseng
dc.subjectLinguistic variationeng
dc.subjectLa Salle's pedagogyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Sallepor
dc.title.alternativeThe literacy in the curriculum proposal of the Educacional Department from Foz do Iguaçu and its similarities with La Salle Pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna_Zorzan_de_Paula_2020.pdfDocumento principal6.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons