Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4611
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A Pedagogia Histórico- Crítica durante o governo de Roberto Requião (1991-1994) |
Other Titles: | The Historical-Critical Pedagogy during the government of Roberto Requião (1991-1994). |
Autor: | Goncalves, Kassia Camila ![]() |
Primeiro orientador: | Orso , Paulino José |
Primeiro membro da banca: | Orso , Paulino José |
Segundo membro da banca: | Castanha, Andre Paulo |
Terceiro membro da banca: | Machado , Maria Cristina Gomes |
Resumo: | Este trabalhado de pesquisa tem como objetivo investigar a Pedagogia Histórico- Crítica (PHC) durante o primeiro governo de Requião, no Paraná, no recorte temporal de 1991-1994, quando se inicia a sua implementação por meio do Currículo Básico das Escolas Públicas do Paraná criado em de 1990. Para dar consistência a nossa pesquisa foi necessário mostrar o caminho percorrido pela PHC durante os anos de 1990. Por isso, no primeiro capítulo, discorremos sobre a educação e a PHC no Paraná, a fim de compreender o que estava ocorrendo na educação naquele período, e historicizar a trajetória da PHC no Estado. No segundo, trouxemos os principais documentos que direcionavam a educação Paranaense no início da década de 1990, com objetivo de perceber as articulações e intenções educacionais da gestão de Requião. No terceiro, abordamos um documento, relevante para a educação desse período intitulado, Paraná: Construindo Uma Escola Cidadã, em que procuramos analisar seus fundamentos e princípios, além de fazer uma comparação entre a PHC e a Escola Cidadã, no intuito de identificar divergências teóricas entre as duas concepções pedagógicas. Evidenciamos que a PHC, não foi nem mencionada nos documentos analisados. Ao contrário, verifica-se a existência de um discurso neoliberal que tinha como objetivo formar o aluno para as novas exigências do mercado, em desarticulação com os fundamentos do Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná (CBEP) centrado na Pedagogia Histórico-Crítica. |
Abstract: | This work had as objective to investigate the Historical-Critical Pedagogy (PHC) during the first government of the governor Roberto Requião, in the Paraná State, with emphasis in the years 1991-1994. The PHC had its implementation through the Basic Curriculum of the Public Schools of the State created in 1990. At first, to give a theoretical basis the research was necessary to approach the process of implementation of the PHC during the years of 1990 in the schools. In this context, in the first chapter, we approach the theme, education and PHC in the Paraná State. To understand what was happening in education in that period, and the historically approach of the PHC trajectory in the State. In the second chapter, we evaluated the main documents that directed education in the early 1990s. In order to understand the articulations and educational intentions in the administration of Requião. In the third chapter, we approached a document considered relevant to the education of this period entitled, Paraná: Building a Citizen School. With the objective of analyzing its fundamentals and principles, in addition to making a comparison between PHC and the Citizen School. And also, to identify possible theoretical divergences between the two pedagogical conceptions. As results, we show that PHC was not mentioned in the documents analyzed. On the contrary, there was a neoliberal discourse that aimed to train students for the new demands of the job market, in disarticulation with the foundations of CBEP centered on Historical-Critical Pedagogy. |
Keywords: | Educação História da Educação Pedagogia Histórico-Crítica Governo Roberto Requião Education History of Education Historical-Critical Pedagogy Government Roberto Requião |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | GONÇALVES, Kassia Camila. A Pedagogia Histórico- Crítica durante o governo de Roberto Requião (1991-1994). 2019. 70 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4611 |
Issue Date: | 26-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kassia_Gonçalves_2019.pdf | Arquivo completo | 532.9 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License