Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoncalves, Kassia Camila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6123742047412980por
dc.contributor.advisor1Orso , Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso , Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Castanha, Andre Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee3Machado , Maria Cristina Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874168724032825por
dc.date.accessioned2020-01-08T16:49:33Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Kassia Camila. A Pedagogia Histórico- Crítica durante o governo de Roberto Requião (1991-1994). 2019. 70 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4611-
dc.description.resumoEste trabalhado de pesquisa tem como objetivo investigar a Pedagogia Histórico- Crítica (PHC) durante o primeiro governo de Requião, no Paraná, no recorte temporal de 1991-1994, quando se inicia a sua implementação por meio do Currículo Básico das Escolas Públicas do Paraná criado em de 1990. Para dar consistência a nossa pesquisa foi necessário mostrar o caminho percorrido pela PHC durante os anos de 1990. Por isso, no primeiro capítulo, discorremos sobre a educação e a PHC no Paraná, a fim de compreender o que estava ocorrendo na educação naquele período, e historicizar a trajetória da PHC no Estado. No segundo, trouxemos os principais documentos que direcionavam a educação Paranaense no início da década de 1990, com objetivo de perceber as articulações e intenções educacionais da gestão de Requião. No terceiro, abordamos um documento, relevante para a educação desse período intitulado, Paraná: Construindo Uma Escola Cidadã, em que procuramos analisar seus fundamentos e princípios, além de fazer uma comparação entre a PHC e a Escola Cidadã, no intuito de identificar divergências teóricas entre as duas concepções pedagógicas. Evidenciamos que a PHC, não foi nem mencionada nos documentos analisados. Ao contrário, verifica-se a existência de um discurso neoliberal que tinha como objetivo formar o aluno para as novas exigências do mercado, em desarticulação com os fundamentos do Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná (CBEP) centrado na Pedagogia Histórico-Crítica.por
dc.description.abstractThis work had as objective to investigate the Historical-Critical Pedagogy (PHC) during the first government of the governor Roberto Requião, in the Paraná State, with emphasis in the years 1991-1994. The PHC had its implementation through the Basic Curriculum of the Public Schools of the State created in 1990. At first, to give a theoretical basis the research was necessary to approach the process of implementation of the PHC during the years of 1990 in the schools. In this context, in the first chapter, we approach the theme, education and PHC in the Paraná State. To understand what was happening in education in that period, and the historically approach of the PHC trajectory in the State. In the second chapter, we evaluated the main documents that directed education in the early 1990s. In order to understand the articulations and educational intentions in the administration of Requião. In the third chapter, we approached a document considered relevant to the education of this period entitled, Paraná: Building a Citizen School. With the objective of analyzing its fundamentals and principles, in addition to making a comparison between PHC and the Citizen School. And also, to identify possible theoretical divergences between the two pedagogical conceptions. As results, we show that PHC was not mentioned in the documents analyzed. On the contrary, there was a neoliberal discourse that aimed to train students for the new demands of the job market, in disarticulation with the foundations of CBEP centered on Historical-Critical Pedagogy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2020-01-08T16:49:33Z No. of bitstreams: 2 Kassia_Gonçalves_2019.pdf: 545686 bytes, checksum: e17ca32769860267843a357ebd70af4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-08T16:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kassia_Gonçalves_2019.pdf: 545686 bytes, checksum: e17ca32769860267843a357ebd70af4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectGoverno Roberto Requiãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectGovernment Roberto Requiãoeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Pedagogia Histórico- Crítica durante o governo de Roberto Requião (1991-1994)por
dc.title.alternativeThe Historical-Critical Pedagogy during the government of Roberto Requião (1991-1994).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kassia_Gonçalves_2019.pdfArquivo completo532.9 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons