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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4457
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Análise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017) |
Other Titles: | Analysis of PROEJA and PROEJA FIC in the research of Stricto Sensu Graduate Programs in Education in Southeast Brazil (2010-2017) |
Autor: | Gregol, Vanessa Patrícia de Fátima |
Primeiro orientador: | Figueiredo , Marilene Zago |
Primeiro membro da banca: | Figueiredo , Ireni Marilene Zago |
Segundo membro da banca: | Deitos , Roberto Antonio |
Terceiro membro da banca: | Sandri , Simone |
Resumo: | Esta dissertação teve como problemática de pesquisa investigar quais foram os resultados em relação à análise do processo de implantação e implementação do PROEJA/PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017, nas produções científicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da região Sudeste do Brasil. Os objetivos específicos foram: a) demonstrar o contexto de elaboração e as bases legais de implantação do PROEJA e do PROEJA FIC; b) apresentar os resultados do processo implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017. As localidades de implementação compreenderam: Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá e São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’AVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO FILHO, 2011) e Amazonas (Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); e nas cidades de Uberlândia – MG (MEDEIROS, 2013); Formosa – GO (BRITO, 2017); Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista – SP (BRONZATE, 2014); Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); e o curso de Segurança alimentar (MASCHIO, 2011). A implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, como uma das oportunidades de retorno à escola e a inserção no mercado de trabalho, responderam as necessidades de formação profissional da classe trabalhadora. Dentre os problemas relevantes que foram constatados pelos pesquisadores destacam-se a evasão escolar, os conflitos entre as esferas municipal, estadual e federal, as condições de estrutura física, e as dificuldades para atender a nova demanda formada pelo público da EJA. |
Abstract: | This dissertation had as a problematic of research to investigate what were the results related to the analysis of implantation and implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017, in scientific productions of Stricto Sensu Programs of Under-graduation studies in Brazil’s Southeast. The specific objectives were: a) to demonstrate the context of elaboration and the legal bases for the implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017. The locations of study were Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá and São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’ÁVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO-FILHO, 2011) and Amazonas (Manaus, Coari and São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); and in thecities of Uberlândia – Minas Gerais (MEDEIROS, 2013); Formosa – Goiás (BRITO, 2017), Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo, and Várzea Paulista – São Paulo (BRONZATE, 2014), Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); and Alimentation Security Course (MASCHIO, 2011). The implementation of PROEJA FIC, as one of the opportunities to return to school and the insertion in the labor market, answered the needs of professional formation for workers. Between the relevant problems that were highlighted by the researchers, we looked at the scholar evasion, the conflict between municipal, state, and federal governments, the education environment structure, and the difficulties to assist that new demand formed by EJA public. |
Keywords: | Políticas de Educação Educação Básica Educação Profissional Educação de Jovens e Adultos Educational Policies Primary Education Professional Education Young and Adults Education |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | GREGOL, Vanessa Patrícia de Fátima. Análise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017). 2019. 159 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4457 |
Issue Date: | 28-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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