Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4457
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017)
Other Titles: Analysis of PROEJA and PROEJA FIC in the research of Stricto Sensu Graduate Programs in Education in Southeast Brazil (2010-2017)
Autor: Gregol, Vanessa Patrícia de Fátima 
Primeiro orientador: Figueiredo , Marilene Zago
Primeiro membro da banca: Figueiredo , Ireni Marilene Zago
Segundo membro da banca: Deitos , Roberto Antonio
Terceiro membro da banca: Sandri , Simone
Resumo: Esta dissertação teve como problemática de pesquisa investigar quais foram os resultados em relação à análise do processo de implantação e implementação do PROEJA/PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017, nas produções científicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da região Sudeste do Brasil. Os objetivos específicos foram: a) demonstrar o contexto de elaboração e as bases legais de implantação do PROEJA e do PROEJA FIC; b) apresentar os resultados do processo implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017. As localidades de implementação compreenderam: Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá e São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’AVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO FILHO, 2011) e Amazonas (Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); e nas cidades de Uberlândia – MG (MEDEIROS, 2013); Formosa – GO (BRITO, 2017); Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista – SP (BRONZATE, 2014); Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); e o curso de Segurança alimentar (MASCHIO, 2011). A implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, como uma das oportunidades de retorno à escola e a inserção no mercado de trabalho, responderam as necessidades de formação profissional da classe trabalhadora. Dentre os problemas relevantes que foram constatados pelos pesquisadores destacam-se a evasão escolar, os conflitos entre as esferas municipal, estadual e federal, as condições de estrutura física, e as dificuldades para atender a nova demanda formada pelo público da EJA.
Abstract: This dissertation had as a problematic of research to investigate what were the results related to the analysis of implantation and implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017, in scientific productions of Stricto Sensu Programs of Under-graduation studies in Brazil’s Southeast. The specific objectives were: a) to demonstrate the context of elaboration and the legal bases for the implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017. The locations of study were Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá and São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’ÁVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO-FILHO, 2011) and Amazonas (Manaus, Coari and São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); and in thecities of Uberlândia – Minas Gerais (MEDEIROS, 2013); Formosa – Goiás (BRITO, 2017), Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo, and Várzea Paulista – São Paulo (BRONZATE, 2014), Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); and Alimentation Security Course (MASCHIO, 2011). The implementation of PROEJA FIC, as one of the opportunities to return to school and the insertion in the labor market, answered the needs of professional formation for workers. Between the relevant problems that were highlighted by the researchers, we looked at the scholar evasion, the conflict between municipal, state, and federal governments, the education environment structure, and the difficulties to assist that new demand formed by EJA public.
Keywords: Políticas de Educação
Educação Básica
Educação Profissional
Educação de Jovens e Adultos
Educational Policies
Primary Education
Professional Education
Young and Adults Education
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: GREGOL, Vanessa Patrícia de Fátima. Análise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017). 2019. 159 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4457
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Gregol_2019.pdfArquivo completo2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons