Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGregol, Vanessa Patrícia de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489970452021591por
dc.contributor.advisor1Figueiredo , Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Figueiredo , Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Deitos , Roberto Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee3Sandri , Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.date.accessioned2019-09-10T12:45:44Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationGREGOL, Vanessa Patrícia de Fátima. Análise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017). 2019. 159 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4457-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como problemática de pesquisa investigar quais foram os resultados em relação à análise do processo de implantação e implementação do PROEJA/PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017, nas produções científicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da região Sudeste do Brasil. Os objetivos específicos foram: a) demonstrar o contexto de elaboração e as bases legais de implantação do PROEJA e do PROEJA FIC; b) apresentar os resultados do processo implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, no período de 2010 a 2017. As localidades de implementação compreenderam: Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá e São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’AVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO FILHO, 2011) e Amazonas (Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); e nas cidades de Uberlândia – MG (MEDEIROS, 2013); Formosa – GO (BRITO, 2017); Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista – SP (BRONZATE, 2014); Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); e o curso de Segurança alimentar (MASCHIO, 2011). A implementação do PROEJA e do PROEJA FIC, como uma das oportunidades de retorno à escola e a inserção no mercado de trabalho, responderam as necessidades de formação profissional da classe trabalhadora. Dentre os problemas relevantes que foram constatados pelos pesquisadores destacam-se a evasão escolar, os conflitos entre as esferas municipal, estadual e federal, as condições de estrutura física, e as dificuldades para atender a nova demanda formada pelo público da EJA.por
dc.description.abstractThis dissertation had as a problematic of research to investigate what were the results related to the analysis of implantation and implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017, in scientific productions of Stricto Sensu Programs of Under-graduation studies in Brazil’s Southeast. The specific objectives were: a) to demonstrate the context of elaboration and the legal bases for the implementation of PROEJA/PROEJA FIC, from 2010 to 2017. The locations of study were Mato Grosso (Cáceres, Cuiabá and São Vicente) (STERING, 2015); Espírito Santo (Vitória) (SILVA, 2016); São Paulo (D’ÁVILA, 2015); Santa Catarina (Florianópolis) (LOSSO-FILHO, 2011) and Amazonas (Manaus, Coari and São Gabriel da Cachoeira) (SANTOS, 2013); and in thecities of Uberlândia – Minas Gerais (MEDEIROS, 2013); Formosa – Goiás (BRITO, 2017), Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo, and Várzea Paulista – São Paulo (BRONZATE, 2014), Serra (Espírito Santo) (BATISTA, 2011); and Alimentation Security Course (MASCHIO, 2011). The implementation of PROEJA FIC, as one of the opportunities to return to school and the insertion in the labor market, answered the needs of professional formation for workers. Between the relevant problems that were highlighted by the researchers, we looked at the scholar evasion, the conflict between municipal, state, and federal governments, the education environment structure, and the difficulties to assist that new demand formed by EJA public.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-09-10T12:45:44Z No. of bitstreams: 2 Vanessa_Gregol_2019.pdf: 2228707 bytes, checksum: b34c392a9ffc35e82515a956e6bed7df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-10T12:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vanessa_Gregol_2019.pdf: 2228707 bytes, checksum: b34c392a9ffc35e82515a956e6bed7df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPolíticas de Educaçãopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectPrimary Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectYoung and Adults Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAnálise do PROEJA e PROEJA FIC nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação na região sudeste do Brasil (2010-2017)por
dc.title.alternativeAnalysis of PROEJA and PROEJA FIC in the research of Stricto Sensu Graduate Programs in Education in Southeast Brazil (2010-2017)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Gregol_2019.pdfArquivo completo2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons