Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4448
Tipo do documento: Dissertação
Title: Identidades e fronteiras: vivências e cotidiano em ambiente escolar de Foz do Iguaçu
Other Titles: Identities and borders: experiences and daily life in a school environment in Foz do Iguaçu
Identidades y fronteras: vivencias y cotidiano en ambiente escolar de Foz do Iguaçu
Autor: Peixoto, Aline Josiane Acordi Mertz 
Primeiro orientador: Gregory, Valdir
Primeiro membro da banca: Santos, José Carlos dos
Segundo membro da banca: Moraes, Denise Rosana da Silva
Terceiro membro da banca: Baller, Leandro
Resumo: A fronteira vai muito além de uma linha ou marco de delimitação entre duas nações, é um espaço de inter-relações, de multiculturalidade, acima de tudo um espaço onde ao mesmo tempo em que as identidades de cada povo se distinguem, constrói-se uma identidade particular, onde as culturas interagem, se unem e se diferenciam. Dentro deste contexto, o espaço escolar representa o mundo recortado num espaço social em que as diversidades e as diferenças afloram. Diante, pois, da realidade de intercâmbio linguístico e cultural de algumas escolas de Foz do Iguaçu surgiu à problemática desta pesquisa: Como se constitui o cotidiano de uma escola em região de fronteira? O aporte teórico que norteia este estudo ampara-se em CERTEAU (2003; 2005; 2012) para a discussão das questões do cotidiano, para as reflexões sobre identidades e vivências optou-se pelos estudos de BAUMAN (2005); ELIAS & SCOTSON (2000); HALL (1997; 2005; 2006), SILVA (2005; 2000). A pesquisa contempla também uma discussão teórica sobre as questões de rotina escolar, apoiando-se em CANDAU (2005; 2006; 2008; 2009; 2010; 2011;); CARVALHO (2004; 2012); CORTELA (2008), FREIRE (1988); PIRES SANTOS (1999; 2004). Para discutir a fronteira e suas peculiaridades optou-se pela leitura dos autores ALBUQUERQUE (2005; 2006; 2008; 2009; 2010); SANTOS (1993); MAFFESOLI (1996); MARTINS (2002; 2009); PASAVENTO (2002). O cotidiano escolar vivenciado nos dias de campo, e a convivência dentro da escola entre estabelecidos e recém-chegados, é reflexo ou talvez consequência do que ocorre na convivência nos demais espaços sociais da cidade de fronteira. O preconceito, as barreiras, as representações que cada uma faz de si e do outro, ocorrem da mesma forma dentro e fora do espaço escolar. Existe dificuldade dos professores em lidar com as situações em que outras culturas e línguas apareciam em sala. O cotidiano escolar, me mostrou que pouco se faz em detrimento à valorização da diversidade cultural, as diferenças são invisibilizadas, como se numa tentativa de não destacar o que é diferente estaríamos tornando todos iguais.
Abstract: The border goes far beyond a line or boundary between two nations, it is a space of interrelations, of multiculturalism, above all a space where at the same time that the identities of each people are distinguished, is built a particular identity, where cultures interact, unite and differentiate. Within this context, the school space represents the world cut into a social space in which diversity and differences emerge. Given the reality of the linguistic and cultural exchange of some schools in Foz do Iguaçu, the problem of this research arose: How is the daily life of a school in a border region? The theoretical framework that guides this study is based on CERTEAU (2003; 2005; 2012) for the discussion of everyday issues, for reflections on identities and experiences, was chosen by the studies by BAUMAN (2005); ELIAS & SCOTSON (2000); HALL (1997; 2005; 2006), SILVA (2005; 2000). The research also contemplates a theoretical discussion about school routine issues, based on CANDAU (2005; 2006; 2008; 2009; 2010; 2011;); OAK (2004; 2012); CORTELA (2008), FREIRE (1988); PIRES SANTOS (1999; 2004). To discuss the frontier and its peculiarities, we chose to read the authors ALBUQUERQUE (2005; 2006; 2008; 2009; 2010); SANTOS (1993); Maffesoli (1996); MARTINS (2002; 2009); PASAVENTO (2002). The daily school life experienced on the field days, and the coexistence within the school between established and newcomers, is a reflection or perhaps a consequence of what happens in the coexistence in other social spaces of the border city. Prejudice, barriers, the representations that each one makes of himself and the other occur in the same way inside and outside the school space. There is difficulty for teachers in dealing with situations in which other cultures and languages appeared in the classroom. The school routine showed me that little is done to the detriment of the appreciation of cultural diversity, the differences are invisible, as if in an attempt not to highlight what is different we would be making them all the same.
La frontera va mucho más allá de una línea o marco de delimitación entre dos naciones, es un espacio de interrelaciones, de multiculturalidad, por encima de todo un espacio donde al mismo tiempo en que las identidades de cada pueblo se distinguen, se construye una identidad particular, donde los cultivos interactúan, se unen y se diferencian. Dentro de este contexto, el espacio escolar representa el mundo recortado en un espacio social en el que las diversidades y las diferencias afloran. Frente a ello, de la realidad de intercambio lingüístico y cultural de algunas escuelas de Foz do Iguaçu surgió a la problemática de esta investigación: ¿Cómo se constituye el cotidiano de una escuela en región de frontera? El aporte teórico que orienta este estudio se ampara en CERTEAU (2003; 2005; 2012) para la discusión de las cuestiones de lo cotidiano, para las reflexiones sobre identidades y vivencias se optó por los estudios de BAUMAN (2005); ELIAS & SCOTSON (2000); (En el caso de las mujeres). La investigación contempla también una discusión teórica sobre las cuestiones de rutina escolar, apoyándose en CANDAU (2005; 2006; 2008; 2009; 2010; 2010; 2011;); CARVALHO (2004; 2012); CORTELA (2008), FREIRE (1988); PIRES SANTOS (1999; 2004) ;. Para discutir la frontera y sus peculiaridades se optó por la lectura de los autores ALBUQUERQUE (2005; 2006; 2008; 2009; 2010; 2010); SANTOS (1993); MAFFESOLI (1996); MARTINS (2002; 2009); PASAVENTO (2002). El cotidiano escolar vivido en los días de campo, y la convivencia dentro de la escuela entre estableciados y resecados llegados, es reflejo o tal vez consecuencia de lo que ocurre en la convivencia en los demás espacios sociales de la ciudad de frontera. El preconcepto, las barreras, las representaciones que cada una hace de sí y del otro, ocurren de la misma forma dentro y fuera del espacio escolar. Hay dificultad de los profesores para lidiar con las situaciones en que otras culturas y lenguas aparecían en la sala. que se ha convertido en un perjuicio para la valorización de la diversidad cultural, las diferencias son ineludibles, como si en un intento de no destacar lo que es diferente estaríamos haciendo todos iguales.
Keywords: Escola
Fronteira
Cultura
School
Border
Culture
Escuela
Frontera
Cultura
CNPq areas: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: PEIXOTO, Aline Josiane Acordi Mertz. Identidades e fronteiras: vivências e cotidiano em ambiente escolar de Foz do Iguaçu. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4448
Issue Date: 7-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline_Josiane_Acordi_Mertz_Peixoto_2019.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons