Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3815
Tipo do documento: Dissertação
Title: Perímetro e área: análise de pesquisas sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica
Other Titles: Perimeter and area: research analysis under the perspective of semiotics representations records theory
Autor: Miranda, Steffani Maiara Colaço 
Primeiro orientador: Bassoi, Tânia Stella
Primeiro membro da banca: Bassoi, Tânia Stella
Segundo membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Terceiro membro da banca: Brandt, Celia Finck
Resumo: O propósito deste estudo é entender como o ensino de geometria é trabalhado do ponto de vista da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e compreender sua possível adaptação ao ensino de surdos. Para isso foi selecionado estudos de ensino sobre perímetro e área na bibliografia pertinente tanto para alunos ouvintes como surdos e analisada as tarefas propostas nesses estudos do ponto de vista teórico assumido. Sendo assim, essa pesquisa se caracterizará como uma pesquisa bibliográfica, a partir de dissertações e teses das quais serão analisadas tarefas de geometria aplicadas à alunos ouvintes e surdos. A análise das tarefas terá como aporte teórico a teoria citada anteriormente e será realizada por meio do quadro de análise desenvolvido por Scheifer (2017).
Abstract: The main objective of this research is to understand how the teaching of perimeter and area have been working from the point of view of the Theory of Semiotic Representation Registers and eventual adaptation to the teaching of the deaf. The objectives were: to select studies of perimeter and area in the pertinent bibliography for both for hearing and deaf students; analyze the tasks proposed on these studies, from the theoretical point of view taken.This research is characterized as a bibliographical research,from dissertations and theses analyzed geometry tasks applied to hearing and deaf students. For analysis of the tasks was taken as reference analysis developed by another researcher, with geometry content. As results, were identified that most of the tasks developed required the mereological modification and required the inventor's vision. It was verified that there was no difference between the tasks for deaf students or listeners, only the use of manipulatives, such as Tangram, was important in the works with deaf students.
Keywords: Perímetro
Área
Registros de representação semiótica
Perimeter
Area
Registers of semiotic representation
Deafness
CNPq areas: MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: MIRANDA, Steffani Maiara Colaço. Perímetro e área: análise de pesquisas sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3815
Issue Date: 19-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Steffani_Maiara_Colaco_Miranda_2018.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons