Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5218
Tipo do documento: Dissertação
Title: A política de financiamento do banco mundial para a reforma do ensino médio no governo Temer
Other Titles: The world bank financing policy for the reform of High School in Temer’s government
Autor: Fornari, Márcia 
Primeiro orientador: Deitos, Roberto Antonio
Primeiro membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Segundo membro da banca: Sandri, Simone
Terceiro membro da banca: Ferretti, Celso João
Resumo: A dissertação intitulada A política de financiamento do Banco Mundial para a reforma do ensino médio no governo Temer tem o objetivo de analisar as principais medidas adotadas pelo Estado para a implementação da reforma do Ensino Médio, referente às políticas de financiamento que sustentam e justificam tal reforma adotadas pela Lei 13.415/2017. Esta pesquisa se pautou na análise documental, com ênfase nos relatórios do Banco Mundial: “Avaliação do Sistema de Gestão Socioambiental: Programa de apoio à implementação do Novo Ensino Médio” (2017); “Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude: Síntese de constatações, conclusões e recomendações de políticas” (2018); “Emprego e Crescimento: A Agenda da Produtividade” (2018); “Um Ajuste Justo: Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil” (2018), bem como o “Contrato de empréstimo para a reforma do Ensino Médio Nº 8812-BR 8813-BR” (2018), referente à política de financiamento externo para implementação do Novo Ensino entre o BIRD e o Brasil, além de documentos publicados pelo MEC e pela SEED-PR, referentes à implementação da reforma do Ensino Médio pela Lei 13.415/2017. O desenvolvimento da pesquisa se constitui como uma tentativa de compreender algumas das contradições presentes na reforma do Ensino Médio. Nesta perspectiva, as políticas de financiamento da reforma do Ensino Médio – Lei 13.415, apresentam-se como um projeto alinhado às recomendações do Banco Mundial e do empresariado brasileiro e se inserem no conjunto de projetos e estratégias que justificam as reformas educacionais brasileiras com vistas a atender as exigências da lógica que permeia os setores sociais e econômicos, sob a égide do arcabouço ideológico, político, econômico e financeiro, exigidos pelo modo de produção capitalista, em nível nacional e internacional.
Abstract: The dissertation entitled The world bank financing policy for the reform of high school in Temer’s government, aims to analyze the main measures adopted by the State to implement High School reform related to the financing policies that support and justify the High School reform adopted by Law 13,415 / 2017. This research was based on documentary analysis with emphasis on the reports of the World Bank: “Evaluation of the Social and Environmental Management System: Program to support the implementation of the New High School” (2017); “Skills and Jobs: An Agenda for Youth: Summary of policy findings, conclusions and recommendations” (2018); “Employment and Growth: The Productivity Agenda” (2018); “A Fair Adjustment: Analysis of the Efficiency and Equity of Public Spending in Brazil” (2018), as well as the “Loan Agreement for the reform of Secondary Education Nº 8812-BR 8813-BR” (2018), referring to the external financing policy for the implementation of the New Teaching between IBRD and Brazil, in addition to documents published by MEC, and SEED-PR, regarding the implementation of the reform of High School by the Law 13.415 / 2017. The development of the research constitutes an attempt to understand some of the contradictions present in the reform of High School. In this perspective, the financing policies for the reform of Secondary Education - Law 13.415, are presented as a project aligned with the recommendations of the World Bank and the Brazilian business community and are inserted in the set of projects and strategies that justify the Brazilian educational reforms with a view to meet the requirements of the logic that permeates the social and economic sectors, under the aegis of the ideological, political, economic and financial framework, demanded by the capitalist production method, at national and international level.
Keywords: Reforma do Ensino Médio no Brasil
Banco Mundial
Política de Financiamento
High School Reform in Brazil
World Bank
Financing Policy
CNPq areas: Sociedade e educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: FORNARI, Márcia. A política de financiamento do banco mundial para a reforma do ensino médio no governo Temer. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5218
Issue Date: 12-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia_Fornari2020.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons