Recent Submissions
As demandas educacionais presentes na EJA: um olhar etnográfico para o ensino de Ciências
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino prescrita pela Lei 9394/96, tem como finalidade oportunizar a conclusão da Educação Básica aos indivíduos que por diversas adversidades, não a realizaram em tempo considerado obrigatório. Assim, todos os anos, milhões de jovens e adultos são matriculados na EJA almejando concluir o Ensino Fundamental (Fase I; Fase II) e Ensino Médio, pleiteando empregos, cursos Técnicos ou Superiores, entre outros. Diante desse contexto, essa pe...
Formação de professores, inclusão e análise do comportamento: uma análise das publicações de trabalhos científicos no período de 2010 a 2019
O presente trabalho teve o objetivo de analisar características de publicações brasileiras com a temática educação x inclusão no período de 2010-2019. Foram analisado 14 estudos (13 artigos e 1 capítulo de livro) encontrados a partir de pesquisa em bases de dados (BVS_PSI, Periódicos Capes), mecanismo de busca (Google acadêmico) e coletâneas de referência na análise do comportamento (“Sobre Comportamento e Cognição” e “Comportamento em Foco”), a partir de categorias e subcategorias prev...
As políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paraná
A presente dissertação é o resultado da pesquisa e da análise realizada sobre a função social da escola e do papel da educação, considerando a inserção de políticas compensatórias, assim como o trabalho intersetorial nas instituições de ensino na cidade de Três Barras do Paraná, com ênfase no Programa Saúde na Escola. O objetivo foi identificar as interferências que essas políticas e a proposta de atendimento setorial partilhada causam na qualidade do ensino, oferecendo alguns subsídios...
Educação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945)
Este trabalho analisa a relação entre o movimento anticomunista da Era Vargas (1930 a 1945) e a educação informal, tendo como fonte as iconografias políticas divulgadas no período. Estes documentos foram arrolados a partir de fontes periódicas, principalmente a partir dos jornais integralistas, como A Offensiva, Acção e Anauê!, e também de fontes bibliográficas, de autores como Motta (2002) e Fiorucci (2016). A pesquisa bibliográfica compreendeu autoras que voltaram seu olhar para o mov...
A Pedagogia Histórico-Crítica e sua Teoria Político-Pedagógica
Inúmeras e diferentes teorias e correntes pedagógicas circularam e circulam no meio educacional brasileiro desde o início da colonização do nosso país até o momento atual. A maioria delas hegemônicas, pois conseguiram se tornar dominantes, foram oficializadas, divulgadas e defendidas pelo Estado, enquanto que a Pedagogia Histórico-Crítica, elaborada no início da década de 1980, configura-se como uma teoria contra-hegemônica, pois, busca intencional e sistematicamente colocar a educação ...
Professores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964)
A presente dissertação tem por finalidade básica analisar o modo como a imprensa paranaense, entre os anos de 1947 a 1964 divulgou as ações do professorado da rede pública e privada paranaense, enquanto organização da classe trabalhadora. Através do portal da Hemeroteca Digital, vinculado à Biblioteca Nacional, selecionou-se notícias de três jornais paranaenses: O Dia, Correio do Paraná e Diário da Tarde. Amparado pelas fontes periódicas e pela bibliografia levantada, as análises se pau...
Diálogos entre a concepção dialógica de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa: construção de um procedimento didáticometodológico para o trabalho com os gêneros do discurso no contexto escolar
Inserida no campo da Linguística Aplicada, esta pesquisa, de natureza qualitativainterpretativista e de cunho etnográfico e colaborativo, apresenta como tema o ensino de Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica por meio dos gêneros do discurso, sob uma perspectiva dialógica. Amparadas em estudos do Círculo de Bakhtin e em estudos contemporâneos da Análise Dialógica da Linguagem, defendemos a tese de que é válido organizar um procedimento didático-metodológico para o trabalho com gêneros ...
Português como língua de acolhimento: uma proposta de ensino-aprendizagem
Atualmente, o ensino de português como língua estrangeira (PLE) encontra-se em plena discussão, devido às mudanças que lhe são necessárias em decorrência da nova demanda de migrantes que, por questões humanitárias, tem entrado no país nos últimos anos. Essas pessoas chegam, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade e precisam aprender a língua em caráter de urgência para promover a convivência no trabalho e na comunidade. Nesse cenário, o que se constata é que o país não está prepar...
Formação continuada colaborativa de professores: mediações e contrapalavras
Esta pesquisa se volta para o tema Formação continuada colaborativa (FCC) de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, direcionada ao trabalho com os gêneros discursivos no ensino de Língua Portuguesa (LP). Ao reportarmos para este tema e seus propósitos na pesquisa, procuramos responder às seguintes indagações: Que conhecimentos sobre os gêneros do discurso se encontram consolidados por professoras participantes de uma proposta de FCC? Em um processo de FCC, a colaboração po...
O ensino de ortografia nos anos finais de ensino fundamental e ensino médio
Esta tese trata do ensino da ortografia como parte do processo mais amplo de domínio da linguagem escrita e possui a função de estabilizar a forma gráfica das palavras, para permitir a leitura e uniformizar a variação linguística nas formas de escrita. Objetiva-se refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). Nesta pesquisa, buscase responder às perguntas: i) Quais são as dificuldades ortográficas mais r...
O discurso científico presente na propaganda publicitária de produtos de beleza sob a ótica da análise crítica do discurso
A presente dissertação de mestrado tem como intuito discutir as relações de poder existentes nas propagandas e publicidades de produtos de beleza, especialmente ao que diz respeito ao conhecimento científico, que muitas vezes é empregado como argumento de autoridade e verdade absoluta. Com isso, realizamos discussões de base teórica e prática, que evidenciam como os discursos são utilizados para chamar atenção da consumidora desses produtos. Para mais, embora esta pesquisa não tenha sid...
Sistema de Navegação para Atividades em Campo – SNAC
O crescimento populacional observado nos últimos anos faz com que os meios de produção de alimento demandem técnicas para aumento de sua produção, principalmente no que se relaciona aos setores agrícola e pecuário. No setor agrícola, ganha destaque a Agricultura de Precisão (AP), um processo de gestão agrícola que parte da premissa de que áreas devem ser consideradas com comportamento possivelmente heterogêneo, devendo ser investigada e tratada cada necessidade espacialmente localizada. ...
Armazenagem de soja com controle da umidade relativa do ar de aeração
O agronegócio representa importante papel para a economia nacional e, também, como fonte de alimento ao mundo. Todo esse potencial é possível pela vasta extensão territorial que o Brasil possui e, ao longo dos anos, por conta de seu avanço tecnológico. Produzir é fundamental para a manutenção da grandiosidade do agronegócio e, como parte do processo produtivo, a armazenagem é de fundamental importância, sendo, ainda, a responsável por expressivas perdas quantitativas e qualitativas de pr...
Relações de linguagem e poder no espaço educativo e suas implicações na concepção discente de poder
Este trabalho buscou verificar, a partir dos discursos de professores e de alunos, como as relações no espaço educativo interferem na formação simbólica docente e discente sobre o poder. Entende-se o poder como a força vital que se constitui por meio de apropriações nas relações sociais, possibilitando ao sujeito o diferencial de recursos nessas relações. Com fundamento principalmente nos teóricos Lev Semyonovich Vigotski, Alexander Luria, Alexei Leontiev e Ignácio Martín-Baró foram anal...
A política de financiamento do banco mundial para a reforma do ensino médio no governo Temer
A dissertação intitulada A política de financiamento do Banco Mundial para a reforma do ensino médio no governo Temer tem o objetivo de analisar as principais medidas adotadas pelo Estado para a implementação da reforma do Ensino Médio, referente às políticas de financiamento que sustentam e justificam tal reforma adotadas pela Lei 13.415/2017. Esta pesquisa se pautou na análise documental, com ênfase nos relatórios do Banco Mundial: “Avaliação do Sistema de Gestão Socioambiental: Progr...
Institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica em redes públicas de ensino: Há um caminho?
A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) desde a sua criação, 1979, tem como objetivo empreender esforços na elaboração de uma proposta pedagógica comprometida com a emancipação humana. Com o seu desenvolvimento, a institucionalização tornou-se um desafio por ser uma teoria educacional que defende o acesso da classe trabalhadora aos conhecimentos das máximas elaborações culturais humanas, na contramão das teorias pedagógicas hegemônicas existentes no território brasileiro. Assim, nesta disse...
A contribuição do Assistente Social para a permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná - IFPR
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para o acesso da classe trabalhadora às instituições de nível superior e, com a criação dos Institutos Federais de Educação (IFs), em 2008, ampliou-se o acesso aos Cursos Técnicos de Nível Médio. Com o acesso da classe trabalhadora ao Ensino Superior e ao Ensino Profissional surgiu a preocupação com a sua permanência na Rede Federal, no sentido de atender suas demandas de subsistência. O PNAES (2010...
A Reforma da Educação na Ditadura Militar (1964-1971): a influência ideológica do regime como violação de direitos fundamentais e humanos
A dissertação “A reforma da educação na ditadura militar (1964-1971): A influência do regime como violação de direitos fundamentais e humanos”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem o objetivo de analisar como a influência ideológica do regime, sobretudo o da segurança nacional, influenciou na reformulação normativa do sistema educacional, que ocasionou a violação de direitos fu...
Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Cascavel (2016-2019)
Considerando o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como, as políticas públicas voltadas para esta modalidade da educação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cascavel, no que se refere às Políticas Públicas para a EJA – Fase I, a partir do ano de 2016. Para atingir o objetivo geral, buscamos ao longo da pesquisa expor historicamente como se constituiu a Educação de Jovens e Adultos no Bras...
Planejamento estratégico de uma instância de governança regional: estudo de caso da Adeturoeste
Este estudo teve como objetivo formular ações para a implementação de um planejamento estratégico na Instância de Governança Regional - Adeturoeste (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Oeste do Paraná). A metodologia utilizada foi um estudo de caso com a utilização das ferramentas CANVAS e Análise SWOT. As informações foram coletadas a partir da participação de assembléias com a diretoria e associados, além de troca de e-mails e mensagens por WhatsApp, especialmente, em reuniõ...
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- 687 2010 - 2017
- 133 2006 - 2009
- 1887 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito