Recent Submissions
O Plano Nacional de Educação e o Cumprimento da Meta 1 da Educação Infantil - Estudo dos Planos Municipais Paranaenses: Ubiratã, Cafelândia e Goioerê
Essa dissertação, foi produzida dentro da linha de pesquisa: educação, políticas sociais e estado e teve como objetivo desenvolver uma análise crítico contextualizada sobre os planos municipais paranaenses, de Ubiratã, Cafelândia e Goioerê. Partindo da política educacional chamada Plano Nacional de Educação (2014-2024), especificamente da meta 1, da educação infantil, em seus indicadores A e B, que versam sobre o acesso de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos) e sendo a ed...
O Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Professores de Matemática: Diálogos entre Teoria e Prática.
A crescente evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sociedade criou um cenário no qual é imprescindível levá-las em conta nas escolas e nos processos educativos. Deste modo, os futuros professores deveriam ser preparados para lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de modo a potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa parte do pressuposto que a integração e a inserção de Tecnologias Digitais na Educa...
Educação Popular na América Latina: projetos, metodologias e formações entre grupos de mulheres e feministas pela Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).
Esta tese aborda as mudanças na Educação Popular a partir do estudo das experiências da Rede Mulher no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, explora-se o envolvimento da Rede Mulher com o Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) e com a Rede de Educação Popular entre Mulheres na América Latina e Caribe (REPEM). As categorias de tratamento utilizadas foram: movimentos sociais; Educação Popular; experiências; metodologia e gênero. O escopo foi problematizar o pr...
Educação inclusiva: um enfoque histórico no município de Cascavel - PR dos anos de 1952 a 2023
Esta pesquisa buscou investigar a trajetória da educação inclusiva em Cascavel - PR, conectando-a a contextos históricos nacionais e locais. Para isso, com base no método materialista histórico-dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisou-se como fatores políticos, econômicos e sociais moldaram o desenvolvimento educacional na região, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência. Ressalta-se que a pesquisa se caracteriza como aplicada e qualitativa, com c...
COLETÂNEA CADERNOS DE SOCIOEDUCAÇÃO (2018): um estudo descritivo sobre a socioeducação no Estado do Paraná.
A presente pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica e documental sobre a socioeducação no estado do Paraná, focalizando nossos estudos na coletânea intitulada “Cadernos de Socioeducação”. Inicialmente, trazemos as questões legais sobre o tema e como ocorre o envolvimento do adolescente com a criminalidade. No segundo capítulo, contextualizamos a evolução histórica do sistema socioeducativo do Paraná, enfatizando o perfil do adolescente autor de ato infracional do referid...
O desenvolvimento emocional na Educação Especial: um estudo sobre a avaliação pedagógica para a Sala de Recursos Multifuncionais
Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e buscou investigar no discurso docente, revelado nas avaliações pedagógicas no contexto escolar, encaminhadas ao setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, pertencente à estrutura da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Estado do Paraná, se o desenvolvimento emocional é registrado por eles, de que forma esse registro ocorre e qual compreensão desse aspecto do desen...
A MORAL, OS ESTEREÓTIPOS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO CORPO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E CONTRA-HEGEMÔNICA.
Esta pesquisa tem como propósito analisar como a moral e os estereótipos interferem na formação do corpo e quais as possibilidades de intervenção da Educação Física escolar por uma abordagem pedagógica crítica e contra hegemônica nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fundada no método do materialismo histórico-dialético que utilizou da revisão bibliográfica e análise historiográfica. Se propôs analisar como a construção da moral e estereótipos ...
Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento
O presente estudo, com o tema “Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento”, foi realizado no município de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que, em 2019, foi destaque no cenário nacional e estadual como sendo um dos municípios que atingiu boa nota na prova do IDEB (7,1). O caminho da pesquisa efetiva-se no âmbito bi...
A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Texto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atu...
As Interfaces entre Bullying Escolar e Altas Habilidades/Superdotação: uma revisão sistemática de literatura
O bullying escolar é um tipo de violência entre pares que se manifesta no território da escola, sendo caracterizado pela recorrência de ações hostis intencionadas à violação da integridade biopsicossocial da vítima. Tendo em conta que a inabilidade em lidar com as diferenças se constitui em uma de suas principais raízes, esse fenômeno é objeto de inúmeras investigações brasileiras que vislumbram o público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Concernente a esse alunado, detectou-se...
A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões
A presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Pa...
Políticas públicas de avaliação em larga escala para o ensino fundamental nos estados brasileiros: avaliação e qualidade da educação pela métrica do centro de políticas públicas e avaliação da educação
A presente dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, tem como objeto de análise as avaliações em larga escala e busca compreender sua relação com as avaliações estaduais do Brasil. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo geral compreender o processo de implementação dos sistemas estaduais de avaliação dos estados brasileiros associados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da ...
A Política de Financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná, (2013 a 2021)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná (PR) no período de 2013 a 2021. O objetivo do estudo foi investigar e compreender a política de financiamento da educação básica do Estado brasileiro e, em específico, como tal política tem se efetivado no financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR), no período de 2013 a 2021. Os recursos destinados ao financiamento das redes públicas municipais de ...
O adoecimento psíquico de jovens universitários: uma discussão sobre a saúde mental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
Desde a Reforma Psiquiátrica vivenciada nos anos 70, e a mudança de paradigma frente às questões de saúde mental referenciada no relatório Saúde Mental: nova concepção, nova esperança (OMS, 2001) e a Lei nº. 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental e, considerando o aumento significativo de pessoas acometidas de adoecimento e transtornos psíquicos, muito tem se discutido sobre o te...
Educação Infantil inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos à luz da Teoria Histórico Cultural
A Educação Especial deve representar a organização de caminhos alternativos, de produção de condições e de recursos diferenciados para alcançar o máximo desenvolvimento humano para as crianças com ou sem deficiência/necessidades educacionais especiais (NEEs), desde bebês. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como vem sendo realizada a práxis pedagógica com as crianças com deficiência/NEEs da Educação Infantil, especialmente da etapa de zero a três anos, para identif...
O Processo de Institucionalização e Implementação da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Municipal de Ensino de Cascavel - PR (2008-2020)
Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, tendo como objeto de estudo o Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, publicado em 2008 e reformulado em 2020. A relevância deste estudo justifica-se em compreender como a fundamentação teórica desta proposta curricular é concebida implementada e como influencia a prática pedagógica. O objetivo central, portanto, consistiu em analisar em que medida o processo de institucionalização e de implementação...
A reestruturação do currículo da rede pública municipal de ensino de Cascavel: um estudo crítico-interpretativo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas federais, estaduais e municipais brasileiros deveriam construir e/ou revisar seus currículos em consonância com a Base. Assim como em outras localidades, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel iniciou um processo de (re)avaliação de seu currículo, implantado em 2008, sob as bases da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Diante disso, nest...
A História Regional do Paraná: entre discursos e narrativas
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os aspectos que envolvem a História Regional do Paraná, analisando o processo de desenvolvimento da identidade cultural paranaense, as narrativas criadas e os reflexos na educação. O Movimento Paranista, iniciado na década de 1930 no Paraná, buscou criar uma imagem capaz de representar o povo paranaense, forjada, sobretudo, a partir de elementos característicos presentes na fauna e flora regional, mas sob um viés positivista. Devido a ident...
Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).
O objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessid...
Pedagogia Hospitalar: Trabalho Pedagógico, Ensino e Aprendizagem e Fatores de Aproximação
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico nos hospitais conveniados com o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em Cascavel/PR. O hospital é comumente entendido como um local de aspecto triste e indesejado pela maioria das pessoas; por isso, passar pela hospitalização é uma situação que pode acarretar alguns prejuízos para o aluno. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender como é desenvolvido o trabalho pe...
- 459 UNIOESTE
- 385 Cascavel
- 454 Dissertação
- 5 Tese
- 143 2020 - 2024
- 305 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 459 application/pdf
- 459 Acesso Aberto