Recent Submissions
A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Texto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atu...
As Interfaces entre Bullying Escolar e Altas Habilidades/Superdotação: uma revisão sistemática de literatura
O bullying escolar é um tipo de violência entre pares que se manifesta no território da escola, sendo caracterizado pela recorrência de ações hostis intencionadas à violação da integridade biopsicossocial da vítima. Tendo em conta que a inabilidade em lidar com as diferenças se constitui em uma de suas principais raízes, esse fenômeno é objeto de inúmeras investigações brasileiras que vislumbram o público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Concernente a esse alunado, detectou-se...
A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões
A presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Pa...
Políticas públicas de avaliação em larga escala para o ensino fundamental nos estados brasileiros: avaliação e qualidade da educação pela métrica do centro de políticas públicas e avaliação da educação
A presente dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, tem como objeto de análise as avaliações em larga escala e busca compreender sua relação com as avaliações estaduais do Brasil. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo geral compreender o processo de implementação dos sistemas estaduais de avaliação dos estados brasileiros associados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da ...
A Política de Financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná, (2013 a 2021)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná (PR) no período de 2013 a 2021. O objetivo do estudo foi investigar e compreender a política de financiamento da educação básica do Estado brasileiro e, em específico, como tal política tem se efetivado no financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR), no período de 2013 a 2021. Os recursos destinados ao financiamento das redes públicas municipais de ...
O adoecimento psíquico de jovens universitários: uma discussão sobre a saúde mental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
Desde a Reforma Psiquiátrica vivenciada nos anos 70, e a mudança de paradigma frente às questões de saúde mental referenciada no relatório Saúde Mental: nova concepção, nova esperança (OMS, 2001) e a Lei nº. 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental e, considerando o aumento significativo de pessoas acometidas de adoecimento e transtornos psíquicos, muito tem se discutido sobre o te...
Educação Infantil inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos à luz da Teoria Histórico Cultural
A Educação Especial deve representar a organização de caminhos alternativos, de produção de condições e de recursos diferenciados para alcançar o máximo desenvolvimento humano para as crianças com ou sem deficiência/necessidades educacionais especiais (NEEs), desde bebês. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como vem sendo realizada a práxis pedagógica com as crianças com deficiência/NEEs da Educação Infantil, especialmente da etapa de zero a três anos, para identif...
O Processo de Institucionalização e Implementação da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Municipal de Ensino de Cascavel - PR (2008-2020)
Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, tendo como objeto de estudo o Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, publicado em 2008 e reformulado em 2020. A relevância deste estudo justifica-se em compreender como a fundamentação teórica desta proposta curricular é concebida implementada e como influencia a prática pedagógica. O objetivo central, portanto, consistiu em analisar em que medida o processo de institucionalização e de implementação...
A reestruturação do currículo da rede pública municipal de ensino de Cascavel: um estudo crítico-interpretativo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas federais, estaduais e municipais brasileiros deveriam construir e/ou revisar seus currículos em consonância com a Base. Assim como em outras localidades, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel iniciou um processo de (re)avaliação de seu currículo, implantado em 2008, sob as bases da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Diante disso, nest...
A História Regional do Paraná: entre discursos e narrativas
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os aspectos que envolvem a História Regional do Paraná, analisando o processo de desenvolvimento da identidade cultural paranaense, as narrativas criadas e os reflexos na educação. O Movimento Paranista, iniciado na década de 1930 no Paraná, buscou criar uma imagem capaz de representar o povo paranaense, forjada, sobretudo, a partir de elementos característicos presentes na fauna e flora regional, mas sob um viés positivista. Devido a ident...
Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).
O objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessid...
Pedagogia Hospitalar: Trabalho Pedagógico, Ensino e Aprendizagem e Fatores de Aproximação
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico nos hospitais conveniados com o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em Cascavel/PR. O hospital é comumente entendido como um local de aspecto triste e indesejado pela maioria das pessoas; por isso, passar pela hospitalização é uma situação que pode acarretar alguns prejuízos para o aluno. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender como é desenvolvido o trabalho pe...
O avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas
As tecnologias acompanham o processo de desenvolvimento do homem e cumprem um papel importante na mediação entre ele e a natureza e os demais homens, bem como na satisfação das necessidades humanas. Elas são resultado da realidade objetiva, porém, em virtude do modo de produção ao qual estão inseridas, elas sofrem mudanças em sua forma e/ou adquirem conotações que impossibilitam sua neutralidade. Nesse sentido, podemos dizer que as tecnologias cumprem uma função de acordo com o mo...
O Movimento Escola Sem Partido, e suas implicações para a Educação Pública no Paraná: a posição das câmaras municipais
A pesquisa que se desenvolveu aborda o tema Escola Sem Partido, movimento criado por Miguel Nagib, procurador do Estado de São Paulo, cujo objetivo segundo seu criador, era provar que havia doutrinação nas escolas cometida por professores, sendo esses acusados de difundir ideias de esquerda e que confrontam os valores da classe dominante e conservadora do Brasil. O movimento acontecia através de um site, que servia para hospedagem de vídeos de professores dando aula, fotos de atividades...
A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018)
Esta tese objetivou analisar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Tomamos como base analítica e metodológica o compromisso global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostos nas orientações e diretrizes dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE. O recorte temporal...
Trajetória da educação especial no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte no município de Corbélia - PR
Esta pesquisa abordou o percurso da Educação Especial (EE) no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Corbélia - PR. O objetivo foi analisar os contextos histórico, econômico, político e de luta social que permearam a trajetória das primeiras iniciativas de oferta de educação às pessoas com deficiência no Brasil, no estado do Paraná e no município de Corbélia - PR...
A internacionalização da educação superior na pós-graduação das Universidades do sudoeste do Paraná (Unioeste/utfpr/uffs): qual (is) perspectiva(s)?
Esta tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, área de Concentração em Educação na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. Há um certo consenso no meio acadêmico e social, de que as melhores universidades são as mais internacionalizadas, ou seja, as denominadas Universidades de Classe Mundial. Mas quanto às universidades que não fazem parte deste grupo seleto, sobretudo, as do interior? An...
Consolidação da Unioeste: contribuições do movimento estudantil (1990-2015).
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância do Movimento Estudantil (ME) na consolidação da UNIOESTE durante os anos de 1990 a 2015, período em que a universidade buscava a sua efetivação como instituição de ensino superior. A pesquisa se justifica pela lacuna acerca do tema, devido a ausência de estudos a partir do recorte temporal e geográfico elencados. A pesquisa ainda possui uma justificativa pessoal, pois fizemos parte de manifestações enquanto estudantes de P...
Avaliação em Larga Escala para a Educação Infantil: do Baby PISA ao Novo SAEB
A partir da década de 80, o Estado passou a utilizar a avaliação como mecanismo de controle e regulação das políticas públicas, em especial a educação, fazendo com que a expressão Estado Avaliador passasse a ter relevância e significado no campo das políticas administrativas. Nesse sentido, compreendemos a avaliação em larga escala como uma ação do Estado Avaliador, a qual se materializa nas avaliações do Baby PISA e do Novo SAEB. No Brasil, observamos, a partir de 2019, o alinhamen...
Programas PNAIC, ABC e Educa Juntos: Um olhar para a alfabetização
O movimento atual da alfabetização no Brasil vem se delineando por meio de significativas mudanças das políticas Públicas de Alfabetização ocorridas a partir daConstituição Federal de 1988. Em 2001 por meio da Lei Federal nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, temos um cenário complexo, e, por vezes, contraditório em torno da alfabetização no Brasil. A meta de alfabetizar todas as crianças e modificar o quadro alarmante do analfabetismo no país não é rec...
- 451 UNIOESTE
- 377 Cascavel
- 447 Dissertação
- 4 Tese
- 135 2020 - 2023
- 305 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 451 application/pdf
- 451 Acesso Aberto