Recent Submissions
Proposta de leitura intertextual do conto “Os três porquinhos” no Ensino Fundamental I
Esta dissertação relata uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma proposta didática de leitura intertextual, com base no conto “Os três porquinhos”, para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I. Tomamos como pressuposto o entendimento de que o desenvolvimento da leitura é uma atividade essencial no letramento dos alunos e uma prática que o acompanhará em toda a sua vida, por se tratar de uma prática social altamente presente nas sociedades letradas. Também considera...
Cascavel e suas memórias: uma análise discursiva da cidade e seus monumentos.
Este estudo focaliza a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, explorando a rica materialidade arquitetônica presente em suas praças, monumentos e, em especial, ao longo da Avenida Brasil. Através da lente da Análise de Discurso, conforme proposto por Michel Pêcheux, a pesquisa visa entender a significância das representações e dos significados discursivos destas estruturas na formação da memória coletiva local. O objetivo central é desvendar como as memórias intrínsecas, manifestadas em...
A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Texto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atu...
Registros gráficos do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização
Esta dissertação pesquisa sobre o tema do levantamento do registro gráfico do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização. O objetivo geral é desenvolver uma unidade didática com atividades voltadas ao alçamento vocálico, conforme registros gráficos do processo fonológico e produções escritas de alunos em processo de alfabetização. A pesquisa justifica-se por se tratar de um fenômeno da fala presente no português brasileiro e que é transcrito para ...
O lugar delas é onde elas quiserem(!?): a materialidade fílmica como prática pedagógica
Esta pesquisa tem como objetivo tecer considerações sobre temas afetos à mulher e discursividades referentes às posições-sujeito definidas para ela numa materialidade fílmica. Sabe-se que as obras cinematográficas são comumente utilizadas no ambiente escolar como instrumentos pedagógicos, por isso tornam-se um objeto pertinente a questionamentos. Neste trabalho, a análise volta-se ao filme infantil Os Croods (2013), especificamente a alguns personagens — a mãe (Ugga), a filha mais v...
Corpos (im)possíveis: o sujeitoLGBTQIAPN+ na trama do discurso publicitário em comerciais da Avon, Natura e TheBody Shop
A presente pesquisa investiga como o corpo do sujeito LGBTQIAPN+, na especificidade discursiva, é constituído por meio do funcionamento ideológico do discurso-publicitário brasileiro. Sendo assim, nosso olhar se debruçou nas diversas Materialidades Significantes que se (entre)compõe nos filmes publicitários em análise, materialidades estas que produzem efeitos de sentidos e constituem o sujeito, sendo elas: corpos/imagens, gestos e dizeres. O corpus é composto por dois filmes publicitár...
As Interfaces entre Bullying Escolar e Altas Habilidades/Superdotação: uma revisão sistemática de literatura
O bullying escolar é um tipo de violência entre pares que se manifesta no território da escola, sendo caracterizado pela recorrência de ações hostis intencionadas à violação da integridade biopsicossocial da vítima. Tendo em conta que a inabilidade em lidar com as diferenças se constitui em uma de suas principais raízes, esse fenômeno é objeto de inúmeras investigações brasileiras que vislumbram o público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Concernente a esse alunado, detectou-se...
A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões
A presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Pa...
Políticas públicas de avaliação em larga escala para o ensino fundamental nos estados brasileiros: avaliação e qualidade da educação pela métrica do centro de políticas públicas e avaliação da educação
A presente dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, tem como objeto de análise as avaliações em larga escala e busca compreender sua relação com as avaliações estaduais do Brasil. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo geral compreender o processo de implementação dos sistemas estaduais de avaliação dos estados brasileiros associados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da ...
A Política de Financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná, (2013 a 2021)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná (PR) no período de 2013 a 2021. O objetivo do estudo foi investigar e compreender a política de financiamento da educação básica do Estado brasileiro e, em específico, como tal política tem se efetivado no financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR), no período de 2013 a 2021. Os recursos destinados ao financiamento das redes públicas municipais de ...
A medida do peso e o peso da medida: memória e acontecimento ressignificando o sentido sobre/do corpo
O corpo considerado gordo ou mesmo que aparente possuir um pouco de gordura, há muito não é visto com bons olhos. No percurso histórico do corpo, observamos que o corpo transita entre formas ditas como ideais para atender a determinados padrões de saúde, beleza, prestígio social. Em vista disso, os sujeitos buscam moldar seus corpos a fim de atenderem aos ditames sociais de cada época e, a partir disso, os sentidos para o corpo magro e gordo vão se instituindo e estagnando. Nessa tr...
Reminiscência e memória no ensaio fotográfico “Banheiro de Frida Kahlo” de Graciele Iturbide
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os espaços de memória e de intermidialidade da fotografia de Graciela Iturbide no ensaio El baño de Frida Kahlo sobre os objetos de Frida Kahlo, guardados em um banheiro, como em um relicário, por 50 anos. Através do estudo bibliográfico, exibe-se a fotografia dos objetos pessoais da artista como um espaço de entre lugar de duas mulheres com importância substancial para a arte, política e emancipação da mulher na América Latina. A pesquisa pa...
O adoecimento psíquico de jovens universitários: uma discussão sobre a saúde mental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
Desde a Reforma Psiquiátrica vivenciada nos anos 70, e a mudança de paradigma frente às questões de saúde mental referenciada no relatório Saúde Mental: nova concepção, nova esperança (OMS, 2001) e a Lei nº. 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental e, considerando o aumento significativo de pessoas acometidas de adoecimento e transtornos psíquicos, muito tem se discutido sobre o te...
Educação Infantil inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos à luz da Teoria Histórico Cultural
A Educação Especial deve representar a organização de caminhos alternativos, de produção de condições e de recursos diferenciados para alcançar o máximo desenvolvimento humano para as crianças com ou sem deficiência/necessidades educacionais especiais (NEEs), desde bebês. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como vem sendo realizada a práxis pedagógica com as crianças com deficiência/NEEs da Educação Infantil, especialmente da etapa de zero a três anos, para identif...
O Processo de Institucionalização e Implementação da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Municipal de Ensino de Cascavel - PR (2008-2020)
Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, tendo como objeto de estudo o Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, publicado em 2008 e reformulado em 2020. A relevância deste estudo justifica-se em compreender como a fundamentação teórica desta proposta curricular é concebida implementada e como influencia a prática pedagógica. O objetivo central, portanto, consistiu em analisar em que medida o processo de institucionalização e de implementação...
A reestruturação do currículo da rede pública municipal de ensino de Cascavel: um estudo crítico-interpretativo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas federais, estaduais e municipais brasileiros deveriam construir e/ou revisar seus currículos em consonância com a Base. Assim como em outras localidades, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel iniciou um processo de (re)avaliação de seu currículo, implantado em 2008, sob as bases da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Diante disso, nest...
Transgressão, erotismo e solidão na lírica de Gilka Machado, Delmira Agustini e Rosario Castellanos
Nesta tese, atento-me para a forma e o conteúdo poéticos da composição lírica de três escritoras latino-americanas: a brasileira Gilka Machado; a uruguaia Delmira Agustini e a mexicana Rosario Castellanos. Poetas importantes que ousaram arrostar o interdito e cumpriram, na surdina, um papel essencial de resistência e de luta no entrecho do agon sociocultural e ideológico da relação sócio-histórica homem-mulher patriarcais. Logo, neste estudo, atento-me para a forma e o conteúdo poéti...
A violência contra a mulher, o espaço digital e o processo de desculpabilização do agressor numa narrativa fílmica
Na sociedade brasileira e mundial, tem-se assistido ao aumento da violência contra a mulher, ou, talvez, agora, tem-se assistido à sua exposição de forma menos velada, por conta dos canais de denúncia e as redes de apoio às vítimas. Considerando o amplo e complexo debate que envolve o tema, esta dissertação procede a um recorte e volta-se para a análise de discursos sobre as práticas de violência contra a mulher decorrentes das redes sociais, tomando como corpus de investigação um d...
Uma reflexão sobre a prática de leitura na escola: Análise de atividades de compreensão e interpretação voltadas ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Este trabalho é guiado com base em discussões orientadas pela perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa (doravante AD), tomando por mote de investigação a leitura nos anos iniciais. Tema movimentado pelo objetivo de refletir sobre as práticas de leitura presentes na escola. Para alcançar este objetivo, traçou se quatro etapas: 1ª) compreender a concepção de leitura a partir da AD francesa; 2ª) refletir sobre o sujeito-leitor no espaço escolar; 3ª) problematizar a Ba...
Transdisciplinaridade, multiplicidade e devir: uma proposta de experimentação pedagógica para o ensino das literaturas africana e afro-brasileira
Esta tese estrutura-se na investigação voltada para a formação de professores para o ensino da Literatura Africana e Afro-Brasileira em Língua Portuguesa. A pesquisa busca construir Pistas que inspirem e encorajem professores e futuros professores a trabalharem de forma mais coerente e engajada com as Literaturas Africana e Afro Brasileira em sala de aula, considerando conexões com a arte em geral, a cultura, a história e o uso das tecnologias disponíveis no ciberespaço (Lévy, 1993, 1...
- 50 Education
- 49 Educação
- 23 Discourse Analysis
- 21 Formação de Professores
- 21 Leitura
- 20 Discurso
- 19 Ensino
- . next >
- 987 UNIOESTE
- 692 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 867 Dissertação
- 120 Tese
- 310 2020 - 2023
- 623 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 264 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009