Recent Submissions
Transfigurações contemporâneas: cartografia e pluralidade em Robinson Crusoé
As obras literárias e fílmicas do presente têm o poder de ressignificar as do passado. O imperialismo durante séculos disseminou o pensamento eurocêntrico como forma de perpetuar seu poder, relegando os países colonizados à posição de subalternos, por meio da disseminação de imagens negativas ou distorcidas dos povos colonizados. A partir da segunda metade do século XX, houve mudanças significativas na representação das culturas e seus atores sociais, em um movimento de reflexão e questioname...
Apropriações de conhecimentos em uma formação continuada colaborativa com foco na produção e reescrita de textos nos anos iniciais
Nesta pesquisa, abordamos o tema formação continuada colaborativa (doravante FCC) na sua relação com a produção e reescrita de textos nos anos iniciais. A partir dessa temática, o objetivo geral contempla a seguinte pergunta de pesquisa: Quais apropriações de conhecimentos são possíveis identificar, em participantes de uma FCC, sobre o encaminhamento da produção e reescrita textual, subsidiado pela concepção de escrita como atividade de interação? Como aporte teórico, pautamo-nos em uma persp...
O ensino de história na perspectiva da emancipação humana: contribuições para pensar a escola pública contemporânea
O presente estudo discute o ensino de História na perspectiva da emancipação humana. Pode-se observar, por meio das reformas e propostas educacionais vigentes, que o ensino de História, fundamentado no materialismo histórico-dialético, não é basilar para o Estado ideologicamente concatenado com o neoliberalismo. Assim, prevalece, em última instância, na escola pública da atualidade, uma educação voltada para o trabalho, que nega acesso a todos os conhecimentos, isto é, ao patrimônio cultural ...
Políticas de avaliação em larga escala como ferramenta de gestão educacional
As políticas neoliberais a partir da década de 1990 nortearam a reforma do Estado brasileiro redefinindo seu papel, o qual deixou de ser o responsável direto pela execução das políticas públicas, passando a atuar como regulador e avaliador. Nesse contexto, no campo da educação, as Avaliações em larga escala, como instrumento de gestão, têm se intensificado nas redes de ensino da Educação Básica pública. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar em que medida a Avaliação em...
Educação e força de trabalho em uma economia primário-exportadora: o panorama das ocupações para os egressos do ensino médio da microrregião de Capanema-Pr
Período importante para a juventude, em que o mercado de trabalho entra em sua alça de mira, a última etapa da educação básica tem se transformado no grande gargalo, comprometendo a inserção decente no mercado de trabalho. Essa passagem tem sido frustrada pelos altos índices de desemprego e precarização, que nem mesmo a escolaridade mais elevada tem conseguido reverter. Ancorando-se em dados coletados nos sítios como OIT, IBGE, IPEA, IPARDES, MEC, MTE, DIEESE e analisados a partir de amplo ar...
O Banco Mundial e as Orientações para a Educação Infantil No Brasil (2011-2019)
A concepção de infância nos variados momentos históricos, demonstra o valor social atribuído a esta faixa etária e indicam a forma e o conteúdo da organização do atendimento educacional público. A educação da infância perpassou embates e conflitos sociais no bojo da sociedade de classes e no Brasil, passa a ser direito de todas as crianças com a Constituição Federal promulgada em 1988 e esteve inserida no contexto de ajustes propostos por organismos internacionais e do processo de ...
O prédio escolar no ensino fundamental: diálogo entre arquitetos e sujeitos da educação
Tendo a escola uma estrutura física que reflete um sistema político complexo, projetar uma escola de qualidade não é somente justapor os inúmeros equipamentos que ela compõe, vale compreender que o espaço de aprendizado deve ser pensado e articulado às demandas das necessidades dos seus usuários, oportunizando estabelecer um elo de identificação. Portanto, com o intuito de acolher as percepções dos principais participantes do sistema educacional sobre a qualidade arquitetônica do ...
A Pedagogia Histórico-Crítica em Cascavel no contexto do conservadorismo contemporâneo no Brasil
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e as investidas conservadoras contra a práxis revolucionária que este propõe, observando os avanços e retrocessos na composição das propostas educacionais. A pesquisa foca em analisar como a onda conservadora ameaça a implementação de uma pedagogia revolucionária, promovendo alienação e solidificando a lógica do capital em uma educação que serve a interesses da classe domi...
Educação bilíngue no Brasil: promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica
A educação bilíngue tem se difundido rapidamente no Brasil nas últimas décadas, visando a atender as demandas de uma sociedade global que exige cada vez mais que seus membros interajam em múltiplos contextos. Entretanto, percebeu-se que esta modalidade de ensino ainda se encontra em fase de construção em nosso país, sem que houvesse até então uma legislação que a amparasse e uma definição teórica clara que a sustentasse. O presente estudo surgiu da necessidade de se discutir parâm...
Conceição Evaristo: do imaginário racial à circularidade de seu dizer
Este estudo, diante dos pressupostos teóricos/metodológicos da Análise de Discurso, de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux (1975), busca uma escuta no funcionamento discursivo da voz da escritora Conceição Evaristo, que retoma uma memória discursiva que perpassa desde os tempos coloniais até os dias atuais. Analisamos os deslocamentos de sentidos em torno das complexidades raciais materializadas pelas posições que Conceição Evaristo assume na enunciação por meio de entrevistas. S...
Ministério Público e o Tribunal do Júri: análise da prática de vigilância para a composição do Conselho de Sentença
Este trabalho focaliza a prática de vigilância realizada pelo Ministério Público sobre os jurados, para a escolha do Conselho de Sentença. O corpus do trabalho é o questionário produzido pelo Ministério Público do Paraná, que foi aplicado para mais de 600 jurados no Estado do Paraná, dando origem ao material denominado Perfil dos Jurados nas Comarcas do Paraná. Para o recorte desse material, foram escolhidas questões privilegiando todos os tópicos do questionário. A dissertação teve com...
Materialização da formação ideológica contratualista no funcionamento discursivo jurídico-penal acusatório
O tema da presente dissertação é a materialização da formação ideológica contratualista no discurso jurídico-penal, trabalhado a partir do discurso (oral) em plenário, na cidade de Cascavel-PR. Acerca desse tema, tem-se a problematização: como a formação ideológica contratualista se materializa no discurso da Acusação no Tribunal do Júri? A pesquisa é orientada pelo objetivo geral de identificar e analisar o funcionamento da ideologia contratualista “em defesa da sociedade” no discurso ...
Formação de professores, inclusão e análise do comportamento: uma análise das publicações de trabalhos científicos no período de 2010 a 2019
O presente trabalho teve o objetivo de analisar características de publicações brasileiras com a temática educação x inclusão no período de 2010-2019. Foram analisado 14 estudos (13 artigos e 1 capítulo de livro) encontrados a partir de pesquisa em bases de dados (BVS_PSI, Periódicos Capes), mecanismo de busca (Google acadêmico) e coletâneas de referência na análise do comportamento (“Sobre Comportamento e Cognição” e “Comportamento em Foco”), a partir de categorias e subcategorias prev...
As políticas compensatórias e seus impactos na educação: o caso de Três Barras do Paraná
A presente dissertação é o resultado da pesquisa e da análise realizada sobre a função social da escola e do papel da educação, considerando a inserção de políticas compensatórias, assim como o trabalho intersetorial nas instituições de ensino na cidade de Três Barras do Paraná, com ênfase no Programa Saúde na Escola. O objetivo foi identificar as interferências que essas políticas e a proposta de atendimento setorial partilhada causam na qualidade do ensino, oferecendo alguns subsídios...
Educação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945)
Este trabalho analisa a relação entre o movimento anticomunista da Era Vargas (1930 a 1945) e a educação informal, tendo como fonte as iconografias políticas divulgadas no período. Estes documentos foram arrolados a partir de fontes periódicas, principalmente a partir dos jornais integralistas, como A Offensiva, Acção e Anauê!, e também de fontes bibliográficas, de autores como Motta (2002) e Fiorucci (2016). A pesquisa bibliográfica compreendeu autoras que voltaram seu olhar para o mov...
A Pedagogia Histórico-Crítica e sua Teoria Político-Pedagógica
Inúmeras e diferentes teorias e correntes pedagógicas circularam e circulam no meio educacional brasileiro desde o início da colonização do nosso país até o momento atual. A maioria delas hegemônicas, pois conseguiram se tornar dominantes, foram oficializadas, divulgadas e defendidas pelo Estado, enquanto que a Pedagogia Histórico-Crítica, elaborada no início da década de 1980, configura-se como uma teoria contra-hegemônica, pois, busca intencional e sistematicamente colocar a educação ...
Professores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964)
A presente dissertação tem por finalidade básica analisar o modo como a imprensa paranaense, entre os anos de 1947 a 1964 divulgou as ações do professorado da rede pública e privada paranaense, enquanto organização da classe trabalhadora. Através do portal da Hemeroteca Digital, vinculado à Biblioteca Nacional, selecionou-se notícias de três jornais paranaenses: O Dia, Correio do Paraná e Diário da Tarde. Amparado pelas fontes periódicas e pela bibliografia levantada, as análises se pau...
Diálogos entre a concepção dialógica de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa: construção de um procedimento didáticometodológico para o trabalho com os gêneros do discurso no contexto escolar
Inserida no campo da Linguística Aplicada, esta pesquisa, de natureza qualitativainterpretativista e de cunho etnográfico e colaborativo, apresenta como tema o ensino de Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica por meio dos gêneros do discurso, sob uma perspectiva dialógica. Amparadas em estudos do Círculo de Bakhtin e em estudos contemporâneos da Análise Dialógica da Linguagem, defendemos a tese de que é válido organizar um procedimento didático-metodológico para o trabalho com gêneros ...
Português como língua de acolhimento: uma proposta de ensino-aprendizagem
Atualmente, o ensino de português como língua estrangeira (PLE) encontra-se em plena discussão, devido às mudanças que lhe são necessárias em decorrência da nova demanda de migrantes que, por questões humanitárias, tem entrado no país nos últimos anos. Essas pessoas chegam, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade e precisam aprender a língua em caráter de urgência para promover a convivência no trabalho e na comunidade. Nesse cenário, o que se constata é que o país não está prepar...
Formação continuada colaborativa de professores: mediações e contrapalavras
Esta pesquisa se volta para o tema Formação continuada colaborativa (FCC) de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, direcionada ao trabalho com os gêneros discursivos no ensino de Língua Portuguesa (LP). Ao reportarmos para este tema e seus propósitos na pesquisa, procuramos responder às seguintes indagações: Que conhecimentos sobre os gêneros do discurso se encontram consolidados por professoras participantes de uma proposta de FCC? Em um processo de FCC, a colaboração po...
- 761 UNIOESTE
- 465 Cascavel
- 688 Dissertação
- 73 Tese
- 92 2020 - 2021
- 619 2010 - 2019
- 50 2005 - 2009
- 265 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009