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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5214
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Cascavel (2016-2019) |
Other Titles: | Public Policies for the Education of Young People and Adults: an analysis of the monitoring and evaluation of the municipal Plan of Education in the municipality of Cascavel (2016-2019) |
Autor: | Santos, Bruna de Souza Pereira |
Primeiro orientador: | Estrada, Adrian Alvarez |
Primeiro membro da banca: | Estrada, Adrian Alvarez |
Segundo membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Terceiro membro da banca: | Machado, Érico Ribas |
Resumo: | Considerando o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como, as políticas públicas voltadas para esta modalidade da educação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cascavel, no que se refere às Políticas Públicas para a EJA – Fase I, a partir do ano de 2016. Para atingir o objetivo geral, buscamos ao longo da pesquisa expor historicamente como se constituiu a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e investigar nas Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos, em que medida as ações que estão sendo efetivadas na EJA – Fase I, no município de Cascavel, atendem aos objetivos que se esperam delas. Para a efetivação da pesquisa foi realizado estudo bibliográfico e documental tomando como base para a investigação os documentos oficiais e autores que tratam sobre a temática. Obtivemos resultados e informações inquietantes sobre o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O PME e seu Relatório de Monitoramento e Avaliação são grandes conquistas e juntamente com as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais da sociedade brasileira nos últimos anos, apresenta contribuições para construirmos uma EJA a partir do perfil dos alunos jovens, adultos e idosos. Porém, nesse processo de monitoramento e avaliação é fundamental uma análise mais aprofundada, para que as políticas educacionais da EJA sejam aperfeiçoadas, evitando, sobretudo, a evasão escolar que, por consequência, pode contribuir para a diminuição do analfabetismo. Destaca-se que da forma como está se efetivando, o Relatório de Monitoramento e Avaliação tem contribuído de maneira protocolar para a diminuição da taxa de analfabetismo. A mensagem transmitida nos documentos analisados é de otimismo e relato, e não revela de fato as dificuldades encontradas no dia a dia. Portanto, consideramos ao final dessa análise, que se faz necessária a elaboração de documentos condensados sobre o Monitoramento e Avaliação, apresentando possíveis causas e soluções, além de permitir campo para sugestões, parcerias e indicativos de pessoas físicas e jurídicas interessadas na diminuição da taxa de analfabetismo no município de Cascavel. |
Abstract: | Considering the history of Youth and Adult Education (YAE) in Brazil, as well as public policies aimed at this modality of education, the present work aims to analyze the Monitoring and Evaluation of the Municipal Education Plan of Cascavel, with regard to Policies Information for YAE - Phase I, from 2016. To achieve the general objective, throughout the research we sought to historically expose how Youth and Adult Education was constituted in Brazil and to investigate Public Policies for Youth and Adult Education, to what extent the actions being carried out in YAE - Phase I, in the municipality of Cascavel, meet the objectives expected of them. To carry out the research, a bibliographical and documentary study was carried out, based on the investigation, the official documents and authors dealing with the theme. We obtained unsettling results and information on the monitoring and evaluation of the Municipal Education Plan (MEP). The MEP and its Monitoring and Evaluation Report are major achievements and, together with the political, economic, social and cultural transformations of Brazilian society in recent years, it has contributed to building an YAE based on the profile of young, adult and elderly students. However, in this monitoring and evaluation process, a more in-depth analysis is essential, so that YAE's educational policies are improved, avoiding, above all, school dropout, which, consequently, can contribute to the reduction of illiteracy. It is noteworthy that, as it is being implemented, the Monitoring and Evaluation Report has contributed in a protocol way to reducing the illiteracy rate. The message conveyed in the analyzed documents is one of optimism and reporting, and does not actually reveal the difficulties encountered in daily life. Therefore, at the end of this analysis, we believe that it is necessary to prepare condensed documents on Monitoring and Evaluation, presenting possible causes and solutions, in addition to allowing for suggestions, partnerships and indications of individuals and legal entities interested in reducing the rate of illiteracy in the municipality of Cascavel. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Políticas Públicas Plano Municipal de Educação Monitoramento e Avaliação Youth and Adult Education Public policy Municipal Education Plan Monitoring and Evaluation |
CNPq areas: | Sociedade e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SANTOS, Bruna de Souza Pereira. Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Cascavel (2016-2019). 2020. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5214 |
Issue Date: | 18-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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