Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5158
Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo de significação em atividade coletiva a partir de um gênero discursivo
Other Titles: The process of signification in collective activity based on a discursive genre.
Autor: Riboli, Larissa 
Primeiro orientador: Umbelino, Janaina Damasco
Primeiro membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Segundo membro da banca: Matos, Neide da Silveira Duarte de
Terceiro membro da banca: Moura , Manoel Oriosvaldo de
Quarto membro da banca: Serrão, Maria Isabel Batista
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de significação a partir de uma atividade coletiva. Nosso estudo organizou-se a partir das problemáticas: como se dá a construção das significações em uma atividade coletiva? É possível desencadear um processo de significação por meio do gênero discursivo instrucional manual de instruções? Partindo disso, traçamos nosso objetivo da pesquisa: identificar indiciadores do processo de significação de ações da atividade de ensino por meio do gênero discursivo instrucional manual de instruções. Elegemos a Teoria Histórico-cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino como fundamentos teóricos e metodológicos que sustentaram a pesquisa bibliográfica e análise dos dados. Desenvolvemos um experimento didáticoformativo, a partir de uma história virtual e um jogo, com uma turma do 4° ano do ensino fundamental I – Anos Iniciais, em uma escola da rede pública de Francisco Beltrão. Participaram da pesquisa 21 crianças, entre 8 a 9 anos de idade. Os resultados apontam que a tarefa de ensino desenvolvida por nós possibilitou a apropriação do conceito gênero discursivo instrucional manual de instruções e que, neste processo de resolução do problema, emergiram atos de significação novos, por meio da análise e generalização, visto que cada grupo produziu seus manuais de instrução, um diferente do outro. O trabalho coletivo mostrou-se fundamento para a solução do problema da tarefa, em que os estudantes tornaram seu problema o da personagem da história. A linguagem escrita e sua especificidade foram elementos importantes para a conclusão da atividade.
Abstract: The present research has as its object of study the process of signification from a collective activity. Our study was organized based on the following questions: how does the construction of meanings occur in a collective activity? Is it possible to trigger a process of signification through the instructions’ manual textual genre? From these questions, we outlined our research objective: to identify indicators of the process of signifying actions in the teaching activity through the instructions’ manual textual genre. We chose the Historical-Cultural Theory, the Activity Theory and the Teaching Guiding Activity as the theoretical and methodological foundations that supported the bibliographic research and data analysis. We developed a didactic-formative experiment, from a virtual story and a game, with a 4th year of Elementary School I - Early Years class, in a public school in Francisco Beltrão. Twenty-one children between 8 and 9 years old participated on this research. The results showed that the teaching activity developed by us made possible the appropriation of the concept of the instructional discursive genre instructions’ manual and that, in this process of problem’s solving, new actsof meaning emerged, through analysis and generalization, since each group produced their own instructions’ manual, one different from another. Collective work proved to be the basis for solving the problem of the task, in which students made their, the problem of the character in the story. The written language and its specificity were important elements for the completion of the activity.
Keywords: Teoria Histórico-Cultural
Teoria da Atividade
Atividade Orientadora de Ensino
Ensino da Língua Portuguesa
Processo de significação
Historical-Cultural Theory
Activity Theory
Teaching Guidance Activity
Portuguese Language Teaching
Signification process
CNPq areas: EDUCAÇÃO:TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RIBOLI, Larissa. O processo de significação em atividade coletiva a partir de um gênero discursivo. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, FRancisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5158
Issue Date: 29-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Riboli 2020.pdf6.55 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons