Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRiboli, Larissa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617797256724155por
dc.contributor.advisor1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Matos, Neide da Silveira Duarte de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501371935947033por
dc.contributor.referee3Moura , Manoel Oriosvaldo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3536854228318246por
dc.contributor.referee4Serrão, Maria Isabel Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603052519064945por
dc.date.accessioned2020-12-14T14:29:30Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.citationRIBOLI, Larissa. O processo de significação em atividade coletiva a partir de um gênero discursivo. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, FRancisco Beltrão, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5158-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de significação a partir de uma atividade coletiva. Nosso estudo organizou-se a partir das problemáticas: como se dá a construção das significações em uma atividade coletiva? É possível desencadear um processo de significação por meio do gênero discursivo instrucional manual de instruções? Partindo disso, traçamos nosso objetivo da pesquisa: identificar indiciadores do processo de significação de ações da atividade de ensino por meio do gênero discursivo instrucional manual de instruções. Elegemos a Teoria Histórico-cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino como fundamentos teóricos e metodológicos que sustentaram a pesquisa bibliográfica e análise dos dados. Desenvolvemos um experimento didáticoformativo, a partir de uma história virtual e um jogo, com uma turma do 4° ano do ensino fundamental I – Anos Iniciais, em uma escola da rede pública de Francisco Beltrão. Participaram da pesquisa 21 crianças, entre 8 a 9 anos de idade. Os resultados apontam que a tarefa de ensino desenvolvida por nós possibilitou a apropriação do conceito gênero discursivo instrucional manual de instruções e que, neste processo de resolução do problema, emergiram atos de significação novos, por meio da análise e generalização, visto que cada grupo produziu seus manuais de instrução, um diferente do outro. O trabalho coletivo mostrou-se fundamento para a solução do problema da tarefa, em que os estudantes tornaram seu problema o da personagem da história. A linguagem escrita e sua especificidade foram elementos importantes para a conclusão da atividade.por
dc.description.abstractThe present research has as its object of study the process of signification from a collective activity. Our study was organized based on the following questions: how does the construction of meanings occur in a collective activity? Is it possible to trigger a process of signification through the instructions’ manual textual genre? From these questions, we outlined our research objective: to identify indicators of the process of signifying actions in the teaching activity through the instructions’ manual textual genre. We chose the Historical-Cultural Theory, the Activity Theory and the Teaching Guiding Activity as the theoretical and methodological foundations that supported the bibliographic research and data analysis. We developed a didactic-formative experiment, from a virtual story and a game, with a 4th year of Elementary School I - Early Years class, in a public school in Francisco Beltrão. Twenty-one children between 8 and 9 years old participated on this research. The results showed that the teaching activity developed by us made possible the appropriation of the concept of the instructional discursive genre instructions’ manual and that, in this process of problem’s solving, new actsof meaning emerged, through analysis and generalization, since each group produced their own instructions’ manual, one different from another. Collective work proved to be the basis for solving the problem of the task, in which students made their, the problem of the character in the story. The written language and its specificity were important elements for the completion of the activity.por
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2020-12-14T14:29:30Z No. of bitstreams: 2 Larissa Riboli 2020.pdf: 6707832 bytes, checksum: 01c3844623e5fd0e71b734bd551a1dc5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-14T14:29:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Larissa Riboli 2020.pdf: 6707832 bytes, checksum: 01c3844623e5fd0e71b734bd551a1dc5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensinopor
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesapor
dc.subjectProcesso de significaçãopor
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryeng
dc.subjectActivity Theoryeng
dc.subjectTeaching Guidance Activityeng
dc.subjectPortuguese Language Teachingeng
dc.subjectSignification processeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO:TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOpor
dc.titleO processo de significação em atividade coletiva a partir de um gênero discursivopor
dc.title.alternativeThe process of signification in collective activity based on a discursive genre.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Riboli 2020.pdf6.55 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons