Recent Submissions
Formação e trabalho docente em tempos de meritocracia: reflexões sobre a política educacional nacional e sua convergência na formação continuada da rede municipal de Dois Vizinhos-PR
Essa pesquisa, mostra como a ideologia da meritocracia no pensamento liberal e neoliberal se manifesta nas concepções e propostas para o trabalho docente na educação brasileira e, em específico, na rede municipal de Dois Vizinhos-PR no período de 2013 até o mês de fevereiro de 2018. A escola, inserida em uma sociedade capitalista, por influência dessa vertente política e econômica, passa a ser considerada como mercadoria. Assim posto, a natureza do problema da referida pesquisa parte des...
O papel da coerção na formação educativa: (im)possibilidades de diálogo a partir das matrizes teóricas de Freud, Skinner e Foucault
Estudo científico de cunho teórico-bibliográfico, das matrizes teóricas de FREUD, SKINNER e FOUCAULT que tratam o fenômeno social da coerção. Para a realização da presente pesquisa, o passo inicial foi um levantamento bibliográfico de produções acadêmico-científicas nas bases de dados da CAPES, SCIELO, BDTD e das sete (7) universidades públicas estaduais do Paraná, nas quais verificamos teses e dissertações dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Destacamos que a partir de nossos d...
O acesso e a permanência à educação escolar no município de Renascença-PR: percurso de crianças do campo à única escola municipal
A Educação do Campo, apesar dos avanços constitucionais visando sua garantia e fortalecimento, ainda representa um espaço de luta e mobilização dos movimentos sociais populares e de organizações sociais do campo em prol sua manutenção e reconhecimento. São visíveis as contradições entre o que está transcrito constitucionalmente ao que tem sido praticado nacionalmente com as escolas do perímetro rural. Por meio deste estudo almejamos discutir a atuação das políticas públicas que fundamen...
O projeto político-pedagógico do curso de Medicina da Unioeste – Francisco Beltrão: um estudo a partir das diretrizes nacionais curriculares de 2001
A Educação Médica no Brasil – EMB é apontada por diversos agentes sociais como um dos fatores fundamentais para efetivar a transformação da realidade do setor de saúde do país. As Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de graduação em Medicina, instituídas em 07 de novembro de 2001 – DCN 2001, representam as propostas de reformas curriculares materializadas na forma de leis. A maneira como foram interpretadas e executadas, manifestada na redação dos projetos político-pedagógico...
Manacorda e Mészáros: o papel da educação escolar no processo de superação da sociedade de classes
Nesta dissertação, analisamos nos escritos de Manacorda e Mészáros o papel da educação escolar no processo de superação da sociedade de classes. O objetivo foi identificar, no pensamento destes autores, o papel da educação escolar voltada à classe trabalhadora e sua contribuição na emancipação do homem. Realizamos análise das obras desses autores, na qual trataram sobre educação, procuramos identificar categorias analíticas ligadas diretamente à temática da educação escolar. Além de anal...
Interfaces da tecnologia de informação e comunicação nos registros na Revista Brasileira de Educação
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em todos os setores da vida, nas relações pessoais, lazer, trabalho, educação, sociedade e cultura. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as principais tendências, contribuições e categorias pedagógicas relacionadas às TICs na educação. Mais especificamente, as interfaces que se apresentam, nos artigos da Revista Brasileira de Educação (RBE) no período de 2006 a 2017. A RBE é um importante veícul...
A subversividade em Paulo Freire: um espectro nos ronda, o fantasma das ditaduras no Brasil e na Argentina
O objeto de nossa dissertação é a subversão em Paulo Freire. Utilizamos de uma figura de linguagem, ou seja, o espectro que nos ronda para falar das ditaduras militares e do contexto da vida e da obra de Paulo Freire. Apresentamos de forma dialética o conceito de subversão, e, como elucidativo, elencamos e nominamos alguns subversivos. Apresentamos elementos subjetivos e objetivos de nossa aproximação com o conceito de subversão e defendemos a tese principal: Paulo Freire foi um subversi...
Conteúdos de conhecimento linguístico para o ensino da alfabetização: uma análise sobre a formação de alfabetizadores na política do PNAIC
Analisamos as relações entre a formação realizada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em língua portuguesa e as necessidades formativas do alfabetizador, em conteúdos de conhecimento linguístico necessários à alfabetização. Analisamos os conteúdos de conhecimento linguístico necessários para a organização do planejamento e prática de ensino na alfabetização, e como esses conteúdos são tratados nos Cadernos do PNAIC nas unidades 1, 2, 3 e 5 dos três anos contempla...
Trabalho, juventude e educação profissional: o Programa Jovem Aprendiz no município de Santa Izabel do Oeste/PR
Esta pesquisa analisa a efetivação do Programa Jovem Aprendiz no município de Santa Izabel do Oeste/PR e sua contribuição na vida profissional do jovem. A Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000 regulariza a contratação de aprendizes entre 14 a 24 anos em estabelecimentos de qualquer natureza, cuja formação demandar a qualificação profissional. No campo investigado, o Programa é executado pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI), instituição que desenvolve a formação profis...
A formação na escola pelo Programa Pacto
Com vivência prática na educação, por mais de 15 anos, encontramos várias situações preocupantes, como a falta de motivação dos estudantes para os estudos, índices elevados de evasão escolar e número considerável de aprovações por conselho de classe como forma de ludibriar o índice de reprovação, o qual seria bastante elevado. Esses fatores têm dificultado, consideravelmente, o alcance das expectativas, para atingir no processo de ensino e aprendizagem. Diante desse quadro, com o desenvo...
“Nono, vem aqui que tem gente”: cultura e identidade na comunidade São Pio X – km 20, Francisco Beltrão, Paraná
A dissertação analisa a identidade cultural da comunidade São Pio X – Km 20, de Francisco Beltrão, Paraná. Na investigação, estabelecemos como problema de pesquisa o questionamento: Como os moradores da Comunidade, constroem a identidade cultural? Traçamos como objetivo geral registrar a história da comunidade São Pio X, compreendendo o processo de identidade e identificação cultural. Os objetivos específicos enunciados foram: a) identificar os marcadores culturais selecionados pelos mo...
Práxis formativa e indústria cultural em Th. W. Adorno: (im) possibilidades de resistência?
O presente trabalho pretende discutir as considerações de Adorno a respeito da possibilidade ou não de resistência à atuação da indústria cultural sobre a formação dos indivíduos. Tratase de uma discussão a partir de seus escritos dos anos 1940, especificamente, Dialética do Esclarecimento e Minima Moralia. Inicialmente são apresentados os pressupostos históricos e teóricos da perspectiva adorniana sobre o exercício da práxis no mundo administrado. Destaca-se a relação entre o contexto da...
Discursos e não-discursos do isso: passarofes de uma escola do campo, inadubações e lesbianidades CIS
Investigamos as lesbianidades cisgêneros (o isso), por meio dos discursos dos não-discursos de oito passarofes (professores) de uma Escola do Campo do município de Francisco Beltrão/PR. São seis passarofes do ensino médio, uma do fundamental e uma passarofe que atua com um projeto na escola pesquisada a mais de 20 anos. O trabalho é qualitativo, por intermédio do método: estudo de caso, com aporte teórico foucaultiano. O texto tem uma escrita não-binária com palavras e conceitos criados...
Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica
A avaliação, atividade contínua de análise sobre os resultados alcançados em contradição com os objetivos determinados, gera movimento no processo de ensino e aprendizagem na relação com os métodos e conteúdos. Elemento da ação educativa, ganhou ênfase nas políticas públicas educacionais com o advento do neoliberalismo. Tema amplo e multifacetado, está presente no cotidiano da escola, permeado por questionamentos constantes sobre sua função e sua prática, em um contexto social meritocrá...
Projeto juventude semeando terra solidária: avanços e limites
A discussão em torno de temáticas como trabalho, educação e movimentos sociais se apresenta com considerável importância e nos remete a análise de um processo de formação que envolve ambos os temas, o Projeto Juventude Semeando Terra Solidaria. Nos propomos neste trabalho, através de uma pesquisa de cunho qualitativo e sob metodologia avaliativa, analisar tal projeto desenvolvido pela FETRAF-SUL/CUT em parceria com a UFFS e o MDA, procurando contextualizara temática de estudo debatendo ...
A Educação Sexual na formação do/a pedagogo/a no estado do Paraná
O estudo tem por objeto as matrizes curriculares e o ementário dos cursos de graduação em Pedagogia, no que se refere à Educação Sexual. O objetivo principal foi identificar disciplinas que contemplam a Sexualidade e a Educação Sexual como componente curricular em suas matrizes e/ou nas ementas das disciplinas, no referido curso das universidades públicas do estado do Paraná. Pautamo-nos em investigar sobre quais paradigmas encontra-se fundamentada a Educação Sexual e qual foi o continge...
Concepção de cidadania do programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” da Fundação Sicredi: adaptação ou emancipação
Esta dissertação analisou a concepção de cidadania que a Fundação SICREDI (FS), fomenta em parcerias com 274 municípios brasileiros através do Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” (PUFV) cujo objetivo é formar cidadãos cooperativos através da metodologia de projetos temáticos. Através de pesquisa bibliográfica, buscamos identificar e avaliar os referenciais teóricos utilizados nas definições do conceito cidadania, seus fundamentos filosóficos e sociológicos, os quais ser...
Africanos em Francisco Beltrão: a identidade na diáspora
A dissertação abordou processos de produção de identidades de um grupo de estrangeiros, oriundos de países do continente africano que desenvolvem atividades laborais em uma empresa de beneficiamento de frango em Francisco Beltrão, Paraná. Assumir identidades é reconhecer que a existência se desenvolve em um tempo e espaço. Pensar na diáspora como meio desestabilizador de uma identidade que já é naturalmente inconstante e, brincar de conhecer o cotidiano do outro, implica uma relação de...
Juventude e identidade: o processo de significação e construção do ser quilombola entre os(as) jovens da comunidade Adelaide Maria Trindade Batista de Palmas/Paraná
Esta pesquisa observou o processo de construção de identidades em uma comunidade remanescente quilombola do município de Palmas, no Estado do Paraná. A investigação teve como objetivo conhecer e analisar como se dá o processo de construção de identidades pela juventude da Comunidade Quilombola Adelaide Maria Trindade Batista. Para chegarmos as respostas pretendidas, utilizamos o tipo de pesquisa etnográfica e como métodos de coleta de dados observação participativa, Diário de Campo e entrevis...
A roda de conversa na educação infantil: análise de seus aspectos formativos com crianças de três a cinco anos
A linguagem ocupa lugar de destaque na humanização do sujeito, por propulsionar aspectos de desenvolvimento humano específicos e constitutivos da consciência, e pela organização dos processos psíquicos superiores, mediante as interações verbais. As Rodas de Conversa são atividades de linguagem realizadas de modo permanente na Educação Infantil, com o intuito de desenvolver a oralidade, a expressão e a interação da criança. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve o objetivo de analisar o...
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