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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4703
Tipo do documento: Dissertação
Title: Implicações das avaliações em Larga Escala nas Práticas Pedagógicas: Perspectivas dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu (2011-2017)
Other Titles: Implications of Large-Scale Assessments in Pedagogical Practices: Perspectives of Teachers at the Foz do Iguaçu Municipal School (2011-2017)
Autor: Bernardino, Maria do Rosário Flôr 
Primeiro orientador: Soligo, Valdecir
Primeiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Terceiro membro da banca: Pasini, Juliana Fatima Serraglio
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de análise as Avaliações em Larga Escala, e, busca identificar as possíveis implicações da Prova Brasil na educação da rede municipal de Foz do Iguaçu/PR. no período de 2011 a 2017. O município de Foz do Iguaçu, desde 2011, vem implementando políticas e estratégias para as avaliações em larga escala, buscando melhorar o IDEB, e, se destacando nacionalmente como rede de ensino, a cada edição. Algumas dessas estratégias influenciam e/ou modificam as práticas pedagógicas, interferindo no processo de ensino - aprendizagem. Nossa análise tem como objetivo principal investigar as implicações das Avaliações em Larga Escala sobre as práticas pedagógicas, na perspectiva dos professores no município de Foz do Iguaçu em turmas de quintos anos. O percurso metodológico partiu de uma pesquisa de caráter qualitativo com revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo incluindo a aplicação de questionários aos professores da rede municipal de ensino em cinco escolas municipais localizadas em regiões diversas do município. Enquanto resultados, podemos perceber que os professores da rede municipal de Foz do Iguaçu, consideram haver uma influência do IDEB/Prova Brasil em suas práticas pedagógicas. Verificou se, também, que não há no município uma formação especifica para as avaliações em larga escala, mas que, tanto a SMED quanto as escolas realizam ações focadas nas avaliações, e, que algumas delas resultam em bônus como incentivo para os alunos, e ainda, que segundo os professores, há uma priorização no ensino das disciplinas de Português e Matemática em ano de IDEB/Prova Brasil, em turmas de quintos anos, com a antecipação dos conteúdos nos três primeiros bimestres do ano
Abstract: The present research has as object of the Larrge Scale Evaluations, and seeks to identify the possible implications of Prova Brasil in the educacion of the municipal network of Foz do Iguaçu/PR. from 2011 to 2017. Since 2011, the municipality of Foz do Iguaçu has been implementing policies and strategies for large-scale evaluations, seeking to improve IDEB, and nationally as a scholl system, with each edition. Some of these strategies influence and/ or modify the pedagogical practices, interfering in the teaching -learning process. Our analysis aims to investigate the implications of Large-Scale. Assessments on pedagogical practices, from the perspective of teachers in the municipality of Foz do Iguaçu in fifth-grade classes. The methodological course started from a qualitative research with literature review, document analysis and field research including the application of questionnaires to teachers of the municipal school system in five municipal schools located in different regions of the city. As results, we can see that the teachers of the municipal network of Foz do Iguaçu consider that there is an influence of IDEB/Prova Brasil in their pedagogical practices.It was also found that there is no specific training for large-scale assessments in the municipality, but that both SMED and schools undertake focused actions on assessments, and that some of these result in bonuses as an incentive for students, and Furthermore, according to the teachers, there is a priority in teaching the subjects of Portuguese and Mathematics in IDEB/Prova Brasil, in fifth year classes, with the anticipation of the contents in the first there quarters of the year
Keywords: Avaliação
Avaliação em Larga Escala
IDEB
Implicações das avaliações nas práticas pedagógicas
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BERNARDINO, Maria do Rosário Flôr. Implicações das avaliações em Larga Escala nas Práticas Pedagógicas: Perspectivas dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu (2011-2017). 2019. 157 f. Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4703
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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