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Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica
Other Titles: Evaluation of school teaching and learning: relations between the public policies of evaluation and the pedagogical practice
Autor: Fantinel, Cristiane Aparecida 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro coorientador: Zanotto, Marijane
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Terceiro membro da banca: Gama, Zacarias Jaegger
Resumo: A avaliação, atividade contínua de análise sobre os resultados alcançados em contradição com os objetivos determinados, gera movimento no processo de ensino e aprendizagem na relação com os métodos e conteúdos. Elemento da ação educativa, ganhou ênfase nas políticas públicas educacionais com o advento do neoliberalismo. Tema amplo e multifacetado, está presente no cotidiano da escola, permeado por questionamentos constantes sobre sua função e sua prática, em um contexto social meritocrático e excludente. Diante de tal contexto, buscamos investigar como se constituem as práticas avaliativas dos docentes do ensino fundamental, anos finais, frente às orientações para a avaliação do ensino e aprendizagem escolar emanadas das políticas públicas de avaliação para a educação básica. A investigação delineou-se por um estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada. A análise considerou a realidade socioeconômica e política à qual os dados estão relacionados. Com o objetivo de compreender as relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática avaliativa do ensino e aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental em um colégio estadual no município de Pato Branco/PR, historicizamos a avaliação e denotamos a relação intrínseca entre o modo de produção de cada período histórico e o modelo educacional vigente, o que condiciona o formato avaliativo de acordo com a concepção de homem, sociedade e trabalho hegemônicas, com maior destaque para o final do século XX, e a incidência das perspectivas neoliberais, condição que se desdobra pelo século XXI e que influencia a educação até a atualidade; analisamos as políticas públicas que orientam a avaliação da aprendizagem escolar na educação básica do estado do Paraná com o estudo dos documentos oficiais e orientações advindos dos órgãos gestores da educação, em que se evidenciou o direcionamento neoliberal da educação, promovendo a perspectiva do mérito, fomentando a competição, a classificação e a exclusão social, em que se valorizam competências e habilidades em detrimento do conhecimento científico historicamente construído, uma política de avaliação na qual a atenção está voltada à elevação de indicadores, ao controle da escola através de índices, formação para o mercado de trabalho e manutenção da perspectiva da educação como um bem a ser adquirido e consumido de acordo com as capacidades e talentos; e analisamos a constituição da prática avaliativa do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Concluímos que as políticas públicas são incisivas na organização escolar e prática pedagógica, com influência na construção dos documentos oficiais da escola e direcionamento na organização avaliativa através das legislações, instruções, orientações, formações continuadas e programas. Evidenciamos a prática neotecnicista no cotidiano escolar, bem como a percepção do neoconstrutivismo como uma possibilidade salutar para superação de tal prática. Destacamos, também, na prática avaliativa, o produtivismo, a quantificação do conhecimento e o processo de culpabilização assumidos pela comunidade escolar. São evidenciadas políticas públicas de avaliação que influenciam a prática pedagógica, a partir de uma perspectiva reducionista e controladora da educação, em detrimento de uma educação com qualidade social.
Abstract: The evaluation, continuous activity of analysis on the results achieved in contradiction with the determined objectives, generates movement in the process of teaching and learning in relation to methods and contents. Element of the educational action, it gained emphasis in educational public policies with the advent of neoliberalism. A broad and multifaceted theme, it is present in the daily life of school, permeated by constant questions about its function and its practice, in a meritocratic and exclusive social context. Facing this situation, we seek to investigate how the evaluation practices of primary school teachers, final years, are compared to the guidelines for the evaluation of school teaching and learning emanating from the public policies of evaluation for basic education. The investigation was delineated by a case study, with documental analysis and semi-structured interview. The analysis considered the socioeconomic and political reality which the data are related. In order to understand the relationship between public policies of evaluation and the evaluation practice of school teaching and learning, in the final years of elementary school in a state school in the city of Pato Branco / PR, we historicized evaluation and denoted the intrinsic relationship between the way of production of each historical period and the current educational model, which conditions the evaluative format according to the conception of hegemonic man, society and work, with greater emphasis in the late XX century, and the incidence of neoliberal perspectives, a condition that continues through the XXI century and influences education up to the present; we analyzed the public policies that guide the evaluation of school learning in the basic education of Paraná state with the study of the official documents and orientations coming from the management bodies of education, in which the neoliberal direction of the education was evidenced, promoting the merit perspective, promoting competition, classification and social exclusion, in which skills and abilities are valued rather than the scientific knowledge historically constructed, an evaluation policy in which attention is focused on raising indicators, controlling school through indexes, labor market training and maintenance of the perspective of education as a good to be acquired and consumed according to abilities and talents; and we analyzed the constitution of the evaluative practice of teaching and learning in the school context. We conclude that the public policies are incisive in the school organization and pedagogical practice, with influence in the construction of the school official documents and direction in the evaluation organization through the legislations, instructions, orientations, continued formations and programs. We emphasize the neotecnicist practice in the school routine, as well as the perception of neoconstrutivism as a salutary possibility to overcome this practice. We also emphasize, in the evaluation practice, the productivism, the quantification of knowledge and the process of blame assumed by the school community. Public policies of evaluation that influence pedagogical practice are evidenced, from a reductionist and controlling perspective of education, to the detriment of an education with social quality.
Keywords: Políticas Públicas de Avaliação
Avaliação do Ensino e Aprendizagem Escolar
Prática Pedagógica
Public Policies of Evaluation
Evaluation of School Teaching and Learning
Pedagogical Practice
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: FANTINEL, Cristiane Aparecida. Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3761
Issue Date: 29-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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