Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFantinel, Cristiane Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171712000442380por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.advisor-co1Zanotto, Marijane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7584098428056651por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee3Gama, Zacarias Jaegger-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4100298243027510por
dc.date.accessioned2018-06-15T17:27:25Z-
dc.date.issued2018-03-29-
dc.identifier.citationFANTINEL, Cristiane Aparecida. Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3761-
dc.description.resumoA avaliação, atividade contínua de análise sobre os resultados alcançados em contradição com os objetivos determinados, gera movimento no processo de ensino e aprendizagem na relação com os métodos e conteúdos. Elemento da ação educativa, ganhou ênfase nas políticas públicas educacionais com o advento do neoliberalismo. Tema amplo e multifacetado, está presente no cotidiano da escola, permeado por questionamentos constantes sobre sua função e sua prática, em um contexto social meritocrático e excludente. Diante de tal contexto, buscamos investigar como se constituem as práticas avaliativas dos docentes do ensino fundamental, anos finais, frente às orientações para a avaliação do ensino e aprendizagem escolar emanadas das políticas públicas de avaliação para a educação básica. A investigação delineou-se por um estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada. A análise considerou a realidade socioeconômica e política à qual os dados estão relacionados. Com o objetivo de compreender as relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática avaliativa do ensino e aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental em um colégio estadual no município de Pato Branco/PR, historicizamos a avaliação e denotamos a relação intrínseca entre o modo de produção de cada período histórico e o modelo educacional vigente, o que condiciona o formato avaliativo de acordo com a concepção de homem, sociedade e trabalho hegemônicas, com maior destaque para o final do século XX, e a incidência das perspectivas neoliberais, condição que se desdobra pelo século XXI e que influencia a educação até a atualidade; analisamos as políticas públicas que orientam a avaliação da aprendizagem escolar na educação básica do estado do Paraná com o estudo dos documentos oficiais e orientações advindos dos órgãos gestores da educação, em que se evidenciou o direcionamento neoliberal da educação, promovendo a perspectiva do mérito, fomentando a competição, a classificação e a exclusão social, em que se valorizam competências e habilidades em detrimento do conhecimento científico historicamente construído, uma política de avaliação na qual a atenção está voltada à elevação de indicadores, ao controle da escola através de índices, formação para o mercado de trabalho e manutenção da perspectiva da educação como um bem a ser adquirido e consumido de acordo com as capacidades e talentos; e analisamos a constituição da prática avaliativa do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Concluímos que as políticas públicas são incisivas na organização escolar e prática pedagógica, com influência na construção dos documentos oficiais da escola e direcionamento na organização avaliativa através das legislações, instruções, orientações, formações continuadas e programas. Evidenciamos a prática neotecnicista no cotidiano escolar, bem como a percepção do neoconstrutivismo como uma possibilidade salutar para superação de tal prática. Destacamos, também, na prática avaliativa, o produtivismo, a quantificação do conhecimento e o processo de culpabilização assumidos pela comunidade escolar. São evidenciadas políticas públicas de avaliação que influenciam a prática pedagógica, a partir de uma perspectiva reducionista e controladora da educação, em detrimento de uma educação com qualidade social.por
dc.description.abstractThe evaluation, continuous activity of analysis on the results achieved in contradiction with the determined objectives, generates movement in the process of teaching and learning in relation to methods and contents. Element of the educational action, it gained emphasis in educational public policies with the advent of neoliberalism. A broad and multifaceted theme, it is present in the daily life of school, permeated by constant questions about its function and its practice, in a meritocratic and exclusive social context. Facing this situation, we seek to investigate how the evaluation practices of primary school teachers, final years, are compared to the guidelines for the evaluation of school teaching and learning emanating from the public policies of evaluation for basic education. The investigation was delineated by a case study, with documental analysis and semi-structured interview. The analysis considered the socioeconomic and political reality which the data are related. In order to understand the relationship between public policies of evaluation and the evaluation practice of school teaching and learning, in the final years of elementary school in a state school in the city of Pato Branco / PR, we historicized evaluation and denoted the intrinsic relationship between the way of production of each historical period and the current educational model, which conditions the evaluative format according to the conception of hegemonic man, society and work, with greater emphasis in the late XX century, and the incidence of neoliberal perspectives, a condition that continues through the XXI century and influences education up to the present; we analyzed the public policies that guide the evaluation of school learning in the basic education of Paraná state with the study of the official documents and orientations coming from the management bodies of education, in which the neoliberal direction of the education was evidenced, promoting the merit perspective, promoting competition, classification and social exclusion, in which skills and abilities are valued rather than the scientific knowledge historically constructed, an evaluation policy in which attention is focused on raising indicators, controlling school through indexes, labor market training and maintenance of the perspective of education as a good to be acquired and consumed according to abilities and talents; and we analyzed the constitution of the evaluative practice of teaching and learning in the school context. We conclude that the public policies are incisive in the school organization and pedagogical practice, with influence in the construction of the school official documents and direction in the evaluation organization through the legislations, instructions, orientations, continued formations and programs. We emphasize the neotecnicist practice in the school routine, as well as the perception of neoconstrutivism as a salutary possibility to overcome this practice. We also emphasize, in the evaluation practice, the productivism, the quantification of knowledge and the process of blame assumed by the school community. Public policies of evaluation that influence pedagogical practice are evidenced, from a reductionist and controlling perspective of education, to the detriment of an education with social quality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-06-15T17:27:25Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_CRISTIANE_APARECIDA_FANTINEL_VERSAO_FINAL.pdf: 2217386 bytes, checksum: 04dc131f400c604d1a9fbacf7032588e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T17:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_CRISTIANE_APARECIDA_FANTINEL_VERSAO_FINAL.pdf: 2217386 bytes, checksum: 04dc131f400c604d1a9fbacf7032588e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Públicas de Avaliaçãopor
dc.subjectAvaliação do Ensino e Aprendizagem Escolarpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectPublic Policies of Evaluationeng
dc.subjectEvaluation of School Teaching and Learningeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAvaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógicapor
dc.title.alternativeEvaluation of school teaching and learning: relations between the public policies of evaluation and the pedagogical practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_CRISTIANE_APARECIDA_FANTINEL_VERSAO_FINAL.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons