Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3640
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de astronomia: investigando a formação docente em um espaço não formal
Autor: Fontanella, Denise 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Oliveira, André Luis de
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Cunha, Marcia Borin da
Resumo: Por ser a Astronomia um conteúdo presente como tema estruturante no Ensino Fundamental e por fazer parte do nosso cotidiano a pesquisa se justifica ao falar sobre a formação de professores para o ensino de Astronomia em um espaço não formal. A pesquisa teve como principal objetivo investigar as características e implicações de um curso para a formação docente referente ao Ensino de Astronomia realizado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho. O estudo, de natureza qualitativa, teve como norte uma revisão crítica da literatura na área e pela análise dos discursos dos professores participantes do curso coletados por meio de questionários e entrevistas, bem como a análise da constituição do próprio curso, informações estas coletadas através de gravações audiovisuais das aulas. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da análise de conteúdo de Bardin (1977) e nos apontam que em se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades por não terem formação inicial ou continuada de qualidade. Além disso, foram detectados erros conceituais e concepções alternativas em questões relacionadas à Astronomia por nós pesquisadores e também pelos próprios professores durante a participação no curso. Os dados indicam dificuldades na formação docente em relação à área de Astronomia, contudo, apontam-nos sugestões para amenizar essas dificuldades, como é o caso do curso para formação de professores em Astronomia, que se revelou um aliado do professor ao trabalhar conteúdos, metodologias e recursos potencialmente utilizáveis em sala de aula para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Being a gift astronomy content as a structural theme in elementary school and to be part of our everyday research is justified to talk about teacher training for teaching astronomy in a non formal space. The research aimed to investigate the characteristics and implications of a course for teacher training related to Astronomy Teaching conducted by Polo Astronomical Casimiro Montenegro Filho. The study, qualitative, as north had a critical review of the literature in the area and the analysis of the speeches of the participants of the course teachers collected through questionnaires and interviews, as well as the analysis of the constitution of the course itself, these information collected through audiovisual recordings of classes. Data were analyzed based on the theory of Bardin content analysis (1977) and point out that when it comes to astronomy content teachers have many difficulties because they have initial or continuing education quality. Moreover, conceptual errors and misconceptions were detected in issues related to astronomy for us researchers and also by teachers during participation in the course. The data indicate difficulties in teacher education in relation to the area of Astronomy, however, point us suggestions to alleviate these difficulties, such as the course for teacher training in Astronomy, which proved to be an ally of the teacher to work contents, methodologies and potentially usable resources in the classroom to assist the teacher in the process of teaching and learning.
Keywords: Educação em Astronomia
Formação de Professores
Espaço não Formal
Astronomy Education
Teacher Training
No Formal Space
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: FONTANELLA, Denise. Ensino de astronomia: investigando a formação docente em um espaço não formal. 2015. 125 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3640
Issue Date: 27-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise Fontanella.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons